terça-feira, julho 16, 2013

Rui Gonçalves a subir de forma

Piloto KTM subiu ao sétimo posto da geral na Finlândia
 
O Campeonato do Mundo de Motocross continuou este fim-de-semana com a sua terceira etapa consecutiva a ter lugar nos países do norte da Europa e ao mesmo tempo a 11ª prova da época 2013.
 
Hyvinkää foi a localidade situada em território finlandês que recebeu os pilotos do Mundial,  um Grande Prémio com um sabor especial para toda a equipa Ice One Racing. O ex campeão do Mundo de F1 Kimi Räikkönen é o atual proprietário da equipa, estrutura também ela dirigida por um  finlandês o veterano piloto de Motocross Antti Pyrhönen.
 
Rui Gonçalves aproveitou a semana para conhecer o país e também para treinar forte sobre a supervisão de Räikkönen ,também ele um fervoroso adepto do motocross.
 
Ainda sem estar completamente a 100% da lesão no joelho, Rui Gonçalves  rapidamente se habituou a traçado finlandês cujo piso em areia favorece a capacidade técnica do piloto luso, um dos maiores especialistas deste tipo de piso.
 
Mesmo assim durante a manga de qualificação Gonçalves não se livrava de um valente susto quando num salto duplo perdia o controlo da sua moto sofrendo uma queda aparatosa só com consequências musculares ao nível do ombro.
 
Hoje domingo Gonçalves voltava a entrar com confiança em pista e na primeira manga conseguia efetuar um dos seus tradicionais bons arranques. Ainda na primeira volta, quando circulava em segundo não evitava uma pequena queda fruto de um toque de Antonio Cairoli. O piloto KTM lograva  circular durante um par de voltas na 4ª posição mas não conseguia aguentar o ritmo do grupo perseguidor perdendo algumas posições até se instalar de forma confortável no nono posto. Com o desenrolar da manga Rui Gonçalves ganhava novo fôlego recuperava uma posição a Max Nagl terminando este primeiro embate no 8º posto mas já colado na traseira de Evgeny Bobryshev.
 
Na segunda manga Gonçalves voltava a ser muito forte no arranque e depois de circular durante quatro voltas no 4º posto não conseguiu evitar os fortes ataques desferidos pelo trio de pilotos Kawasaki que seguiam no seu encalce. À sexta volta Rui Gonçalves segurava o oitavo posto posição que ocuparia durante grande parte da segunda manga. Na 16ª passagem pela linha de meta o piloto de Vidago subia uma posição para o 7º posto e, tal como na primeira manga, encetava nova recuperação que o levava a colar-se a Ken de Dycker o piloto que seguia na sua dianteira.
 
No computo geral Rui Gonçalves foi 7º classificado do Grande Prémio da Finlândia e com a pontuação amealhada cimenta o 9º posto no Mundial de Motocross com 230 pontos.
 
O próximo Grande Prémio disputa-se no dia 28 de Junho na Alemanha.
 
Rui Gonçalves: " De uma forma geral foi um fim-de-semana bastante positivo tendo em conta que esta era uma corrida de extrema importância para a equipa Ice One Racing.
A performance dentro do "Top Ten" foi excelente e para esse fato contribuíram os bons arranques que consegui efetuar nas duas mangas. Importante também foi que, apesar de não ter conseguido efetuar os meus treinos habituais devido à operação no joelho, consegui lutar pelos lugares cimeiros o que serviu para impulsionar a minha confiança e motivação para as próximas corridas.
Gostaria de agradecer a toda a equipa Ice One o tremendo apoio que têm vindo a dar ao longo do ano e também aqui na Finlândia. Tudo isto acresce à minha confiança em pista e permite-me estar cada vez mais confiante nas corridas.
Em termos de ambiente penso que o Grande Prémio da Finlândia tem todos os ingredientes para se tornar numa passagem obrigatória para a caravana do  Mundial de Motocross. "
 
 
 
 Classificação Grande Prémio da Finlândia:
1º Antonio Cairoli (ITA, KTM) 50 pts, 2º Clement Desalle (BEL, Suzuki) 42, 3º  Kevin Stribjos (BEL, Suzuki) 38 pts, 4º Ken de Dycker (BEL, KTM) 35, 5º Jeremy van Horebeek (BEL, Kawasaki) 34 pts,  6º Gautier Paulin (FRA, Kawasaki) 33 , 7º Rui Gonçalves (POR, KTM) 27, etc.
 
 
Classificações Campeonato do Mundo após 11 provas:
1. Antonio Cairoli (ITA, KTM), 564 pontos; 2. Gautier Paulin (FRA, Kawasaki), 465 p.; 3. Clement Desalle (BEL, Suzuki), 456p.; 4. Ken de Dycker (BEL, KTM), 441 p.; 5. Kevin Strijbos (BEL, Suzuki), 365 p.; 6. Tommy Searle (GBR, Kawasaki), 337 p.; 7. Jeremy Van Horebeek (BEL, Kawasaki), 305.; 8. Maximilian Nagl (GER, Honda), 296 p.; 9. Rui Goncalves (POR, KTM), 230 p.; 10. David Guarnieri (ITA, KTM), 195 p.;
 
 
 
 
 Fotos: Enzo Tempestini
 
Rui Gonçalves Ice One Racing

Sem comentários: