segunda-feira, julho 29, 2013

Queda na primeira manga leva à desistência na Alemanha

 Mesmo sem pontuar piloto KTM mantém 9º posto no Mundial de Motocross
 
O Campeonato do Mundo de Motocross estreou-se este ano pela primeira vez numa corrida organizada dentro de um autódromo mais precisamente em Lausitzring um enorme complexo de desporto motorizados que foi modificado para receber uma pista de motocross.
Cerca de 1.000 camiões de terra foram suficientes para criar um traçado com 1.500 metros  que permite ao público assistir  às mangas confortavelmente sentado nas bancadas do autódromo.
 
De qualquer forma as temperaturas incaracteristicamente altas naquela região da Alemanha criaram diversas condicionantes aos pilotos. Durante todo o fim-de-semana os termómetros rondaram os 40°C o que obrigou a um esforço adicional no sábado durante as sessões de treinos de qualificação.
 
No sábado Rui Gonçalves tentava encontrar as afinações corretas para a sua moto num traçado exigente que obrigou a diversas modificações em termos de settings. Na manga de qualificação Gonçalves foi apenas 11º numa toada cautelosa por forma  conservar energia e também porque sentia que havia margem de progressão nas afinações da sua moto.
 
Para domingo as nuvens que apareceram no céu aclamaram um pouco as temperaturas mas o traçado de Lausitzring tornou-se num desafio para todos os pilotos em pista.
Na primeira manga Rui Gonçalves saiu da grelha de forma brilhante conseguindo obter mais um holeshot e com isso o prémio da Athena.
Gonçalves rodou durante um par de voltas no 4º posto e na terceira volta baixava ao quinto lugar por troca com Tommy Searle. O piloto transmontano voltava a subir ao quatro lugar depois da desistência de Gautier Paulin e depois de se ter envolvido numa interessante luta com Ken de Dycker cedia o 5º posto ao piloto belga. Instalado confortavelmente na quinta posição, Gonçalves exibia uma condução segura. No entanto seria apanhado de surpresa numa das muitas armadilhas do traçado  germânico. A queda violenta e aparatosa colocou Gonçalves fora de combate porque o embate com violência no solo provocou de imediato fortes dores na zona cervical que obrigaram a um exame cuidadoso ainda no Centro Médico existente no circuito.
 
Rui Gonçalves irá fazer novos exames esta 2ª feira com o seu médico particular na Bélgica.
 
Mesmo sem pontuar Rui Gonçalves mantém o 9º posto no Campeonato do Mundo de MX1 com 230 pontos.
 
 
 Rui Gonçalves: "Depois dos bons resultados conseguidos na Estónia e na Finlândia vinha com bastante confiança para esta corrida. Tive duas semanas muito proveitosas em termos de treino e isso foi bastante positivo. A corrida de hoje começou da melhor forma com um excelente holeshot. Depois das voltas iniciais segurei o 5º posto numa altura em que me estava a sentir muito bem. Infelizmente sofri uma queda violenta e como consequência bati com a cabeça e sofri uma lesão ao nível da cervical.
De momento ainda não sei a extensão exata da lesão mas hoje estarei com o meu médico para avaliar a minha condição física ao pormenor."
  
O Próximo Grande Prémio disputa-se no próximo fim-de-semana na República Checa  
 
Classificações Campeonato do Mundo após 13 provas:
1. Antonio Cairoli (ITA, KTM), 611 pontos; 2. Clement Desalle (BEL, Suzuki), 503p.; 3. Ken de Dycker (BEL, KTM), 479 p.; 4. Gautier Paulin (FRA, Kawasaki), 465; 5. Kevin Strijbos (BEL, Suzuki), 397 p.; 6. Tommy Searle (GBR, Kawasaki), 375 p.; 7. Jeremy Van Horebeek (BEL, Kawasaki), 327.; 8. Maximilian Nagl (GER, Honda), 314 p.; 9. Rui Goncalves (POR, KTM), 230 p.; 10. David Philliparts (ITA, Honda), 219 p.;
 
Fotos: Enzo Tempestini
 

Sem comentários: