terça-feira, julho 16, 2013

Rui Gonçalves a subir de for

Piloto KTM subiu ao sétimo posto da geral na Finlândia

O Grande Prémio da Letónia assumia-se como uma verdadeira incógnita para Rui Gonçalves que, fruto da lesão contraída no joelho, não conseguiu estar presente em Udevalla na semana passada para recuperar de uma ligeira intervenção cirúrgica num joelho.

O médico do piloto da equipa Ice One Racing aconselhou repouso absoluto durante dez dias para evitar piorar uma forte infecção na zona do joelho sendo que a condição física seria o principal ponto a questionar na preparação do piloto luso.

Porém o circuito de Kegums continua a ser um dos preferidos de Gonçalves que, recorde-se, venceu ali um Grande Prémio em 2009 na Classe de MX2.

Este ano o clube organizador cobriu o traçado com cerca de 500 camiões de areia tornando-o mais técnico e bem mais ao gosto de Rui Gonçalves um dos grandes especialistas deste tipo de piso no Mundial de Motocross.

Durante o dia de sábado os tempos entre os pilotos da frente mantiveram-se muito próximos e Rui Gonçalves mostrou que, apesar do período alargado de inatividade, se manteve com uma excelente forma física que lhe permitiu garantir sem grande esforço o 8º posto na grelha da partida.

Já no domingo Gonçalves tinha que efetuar uma primeira manga de trás para a frente depois de ser ter visto envolvido na confusão inicial da partida que deixou diversos pilotos por terra. Na primeira volta Gonçalves era 19º e na terceira volta era 15º, posição que ocuparia durante oito voltas até que o piloto de Vidago meteu o "turbo" e começou a galgar lugares atrás de lugares para vir a terminar no 11º posto já colado à traseira de Davide Guarnieri.

Recomposto fisicamente do esforço da primeira corrida do dia, Gonçalves voltava a surpreender todos ao efetuar o "holeshot" na segunda manga cedendo dois lugares para Antonio Cairoli e Ken de Dycker ainda na primeira volta. Todavia na zona das lombas Gonçalves deixava a sua moto ir abaixo perdendo sete lugares de uma só vez. Retomada a marcha o piloto KTM encetava uma vigorosa recuperação que o levaria até ao oitavo posto nesta segunda manga posição idêntica aquela que ocuparia na classificação geral deste Grande Prémio.

Rui Gonçalves: " Foi bom estar de volta depois de um período complicado. Senti-me bem durante todo o fim-de-semana e, naturalmente, isso refletiu-se nos resultados de hoje. Na primeira manga não consegui evitar a molhada inicial e tive de fazer uma corrida de trás para a frente mas, mesmo assim, fiquei contente com o resultado.

Na segunda manga arranquei na frente e mantive-me no 3º posto durante um par de voltas até que numa das zonas com lombas bloqueei a roda traseira e a moto foi abaixo. Perdi muitos lugares e fui obrigado a recuperar bastantes posições.

De uma forma geral fiquei bastante satisfeito com este Grande Prémio já que tinha poucas expectativas depois de ter estado este tempo todo parado.

Para a semana vamos estar na Finlândia naquela que é a corrida mais importante do ano para a equipa Ice One Racing.

Resta-me agradecer ao notável trabalho que todos têm feito para termos uma excelente moto e a também à família, fãs e amigos que me deram um forte apoio nestas ultimas duas semanas."



Classificação Grande Prémio da Letónia:

1º Antonio Cairoli (ITA, KTM) 47 pts, 2º Ken de Dycker (BEL, KTM) 47, 3º Clement Desalle (BEL, Suzuki) 40, 4º Gautier Paulin (FRA, Kawasaki) 34, 5º Jeremy van Horebeek (BEL, Kawasaki) 34 pts, 6º Tommy Searle (GBR, Kawasaki) 29 pts, 7º Kevin Stribjos (BEL, Suzuki) 29, 8º Rui Gonçalves (POR, KTM) 23 pts etc.



Classificações Campeonato do Mundo após 11 provas:

1. Antonio Cairoli (ITA, KTM), 514 pontos; 2. Gautier Paulin (FRA, Kawasaki), 432 p.; 3. Clement Desalle (BEL, Suzuki), 414 p.; 4. Ken de Dycker (BEL, KTM), 406 p.; 5. Kevin Strijbos (BEL, Suzuki), 327 p.; 6. Tommy Searle (GBR, Kawasaki), 318 p.; 7. Maximilian Nagl (GER, Honda), 272 p.; 8. Jeremy Van Horebeek (BEL, Kawasaki), 271 p.; 9. Rui Goncalves (POR, KTM), 203 p.; 10. David Guarnieri (ITA, KTM), 186 p.;




Fotos: Enzo Tempestini

Sem comentários: