domingo, agosto 05, 2012

Performance positiva para Gonçalves em Loket

Rui Gonçalves continua na senda dos bons resultados e foi 5º na segunda manga


Rui Gonçalves voltou, uma vez mais, aos bons registos no Mundial de Motocross numa das pistas onde habitualmente se sente muito à vontade: o técnico e tradicional traçado de Loket, pista situada na Republica Checa.


Numa altura em que o Campeonato do Mundo de Motocross entra na sua recta final, isto quando faltam apenas quatro corridas para terminar, Rui Gonçalves encontra-se praticamente a 100% depois de uma época aziaga marcada por múltiplas lesões e alguns problemas técnicos que o impediram de estar numa posição mais confortável no Campeonato.


Durante o dia de ontem Gonçalves voltou a dar boas indicações em Loket, traçado onde o piloto Honda subiu pela primeira vez ao pódio da Classe MX1 em 2011.
Desta vez a chuva deu lugar ao sol e o maior problema durante todo o fim-de-semana foi a falta de tração do piso da pista checa que apanhou desprevenidos muitos dos adversários de Gonçalves.


Na qualificação Rui fez uma corrida brilhante rolando durante grande parte desta manga em terceiro evidenciando o seu natural à vontade em Loket para vir a ser surpreendido por Sebastien Pourcel a apenas duas curvas do final.


Na primeira manga de hoje Gonçalves, incaracteristicamente, falhou a partida depois de se ter precipitado na grelha durante uma fração de segundo. Ainda na primeira volta Rui era 21º, afundado no pelotão numa pista onde as ultrapassagens são complicadas e ainda ficaria embrulhado numa queda coletiva a seguir à reta da meta.
Mesmo assim o piloto Honda não baixava os braços e de forma segura foi galgando lugares atrás de lugares para se instalar na 11ª posição na última passagem pela meta.


A segunda corrida do dia refletia uma história completamente diferente em termos do arranque com Gonçalves a circular na primeira volta em 6º, e na entrada na segunda volta já era 5º mas muito perto do grupo da frente. Tanel Leok pressionou Rui Gonçalves durante grande parte desta manga sendo que o ritmo imposto pelos dois aproximou-os de Cristophe Pourcel e Max Nagl, respectivamente 3º e 4º classificados, com Rui Gonçalves a terminar esta manga colado ao piloto alemão.


Rui Gonçalves:" Senti-me muito bem durante todo o fim-de-semana e, de uma forma geral, gostei da minha condução. Na primeira manga o Davide Guarnieri antecipou-se antes da grelha cair e quase que bati nela. Na primeira volta ia no meio da molhada e penso que nem no Top 20 estava.
Consegui ultrapassar bastantes pilotos até conseguir instalar-me na 11ª posição, mas assim que cheguei a esse lugar tornou-se mais complicado chegar-me mais à frente. Fiquei contente com a minha corrida e senti-me descontraído e penso que os meus tempos refletiram isso.
Entre mangas descansei bastante e na partida para a segunda corrida do dia consegui estar na luta pelos lugares da frente com um bom ritmo. Os adversários que vinham atrás de mim pressionaram forte, mas em momento algum abri a porta. Continuei a dar o máximo até fim mas fiquei sem tempo para ultrapassar o grupo que ia à minha frente.
O 5º lugar na segunda manga é muito, apenas foi uma pena não ter tido um resultado mais expressivo na primeira corrida.
Neste último mês tivemos um bom conjunto de corridas (Letónia, Rússia e República Checa) que nos dão óptimas indicações para virmos a terminar o ano em alta.
Mais uma vez gostaria de agradecer o forte empenho de toda a equipa, das pessoas que me apoiam e de todos aqueles que acreditam no meu potencial."


Resultados Rep. Checa: 1º Antonio Cairoli (ITA) 50 pts, 2º Cristophe Pourcel (FRA) 42pts, 3º Clement Desalle (BEL) 40pts, 4º Maximilian Nagl (ALE) 38 pts, 5º Xavier Boog (FRA) 29 pts, 6º Ken de Dyckaer (BEL) 27 pts, 7º Rui Gonçalves (POR) 26 pts, 8º Gautier Paulin (FRA) 26 pts, 8º Tanel Leok (EST) 24 pts etc.






Fotos: Sarah Gutierrez

Sem comentários: