segunda-feira, agosto 20, 2012

Fim-de-semana de altos e baixos para Gonçalves

Piloto Honda redime-se na segunda manga alcançando o 6º posto

Matterley Basin recebeu a 13ª jornada do Mundial de Motocross num fim-de-semana recheado de interesse porque a pista britânica recebeu, para além do Mundial de MX, MX2 e MX3, provas do Europeu de Motocross nas classes de 125cc, 85cc e 65cc para além de corridas de pilotos amadores e veteranos conjugando a presença de cerca de 350 pilotos em pista.

Rui Gonçalves aproveitou a deslocação com maior antecipação às ilhas britânicas para testar e treinar num circuito perto de Winchester e o facto foi que a rodagem em bom ritmo deu resultados com o piloto do Team Honda World Motocross a efectuar bons tempos nos treinos de sábado e uma boa corrida de qualificação que viu o piloto luso a terminar num excelente 4º posto, isto apesar de algumas dores num ombro sentidas após uma queda ainda durante a manhã.

Na primeira manga de hoje Rui Gonçalves não consegui lançar-se no grupo da frente e, envolvido na molhada, ia levar um toque de um adversário na terceira curva do circuito que o levaria ao tapete de forma aparatosa. Com o pelotão a desaparecer do seu campo de visão, Gonçalves era obrigado a encetar uma forte recuperação. Na primeira volta o piloto Honda era 31º classificado. Com o passar do tempo galgava lugares atrás de lugares para vir a terminar ainda dentro dos pontos no 14º posto.

Na segunda manga Gonçalves acertava na técnica de partida cruzando a primeira curva dentro dos três primeiros. Pelo menos durante nova voltas parecia que o piloto luso estava destinado a garantir o 3º posto, pois foi essa mesma posição que ocupou durante metade da corrida.
Com o passar do tempo Rui Gonçalves foi obrigado a refrear o andamento devido às dores que sentia no ombro dando espaço para a ultrapassagem de três adversários, vindo a terminar esta segunda corrida num valoroso 6º posto.

Rui Gonçalves: "Na primeira manga embora não tivesse tido o melhor dos arranques estava até razoavelmente posicionado no meio do pelotão até que levei um toque que deitou ao chão, tendo mesmo levado com a moto em cima.
Os comandos e alguns componentes estavam danificados por isso levei algum tempo até conseguir voltar à corrida em ritmo normal, numa altura em que o pelotão estava meia pista na minha frente. Concentrei-me ao máximo, cerrei o dentes e foi galgando lugares atrás de lugares até conseguir chegar ao 14º posto já no final desta manga. Não é o resultado para o qual tenho vindo a trabalhar, mas tendo em conta as circunstâncias até que não foi mau.

Na segunda manga a partida já foi bastante melhor e consegui aguentar o 3º posto durante bastantes voltas. Mas, umas vez mais senti muitas dores e foi complicado segurar a moto já que por diversas vezes me saltou a mão do guiador, e tive de ceder algumas posições para não arriscar uma queda.

Estou confiante de que as duas semanas de intervalo entre corridas me vai permitir recuperar fisicamente e em Lierop vou estar, certamente a 100%.
Senti-me muito bem durante todo o fim-de-semana por isso estava à espera de um outro resultado no final, mesmo assim 6º não é mau de todo.
Vou-me manter concentrado ao máximo para as próximas corridas por isso só me resta agradecer à equipa, mecânico, amigos e a todos aqueles que me tem apoiado."


Resultados GP Inglaterra: 1º Antonio Cairoli (ITA) 50 pts, 2º Max Nagl (GER) 44pts, 3º Guatier Paulin (FRA) 38 pts, 4º Ken de Dycker (BEL) 36pts, 5º Xavier Boog (FRA) 30pts, 6º Clement Desalle (BEL) 25pts, 7º Tanel Leok (EST) 23pts, 8º Kevin Stribjos (BEL) 23pts, 9º Rui Gonçalves (POR) 22pts etc.

Fotos: Sarah Gutierrez

Sem comentários: