terça-feira, agosto 22, 2006


V CONCENTRAÇÃO DO MOTO CLUBE BAIONENSE

Entre as encostas do Douro e os cumes rochosos da Serra do Marão, Baião é o concelho mais interior do distrito do Porto e também o de carácter mais marcadamente rural.Oferecendo ao visitante o panorama deslumbrante das grandes serras e vales tranquilos por onde serpenteiam rios e ribeiras, o concelho também se orgulha das pequenas aldeias tradicionais, como Currais ou Almofrela, e de vários belíssimos solares rústicos dos séculos XVII e XVIII, dos quais se destacam a Casa de Arouce, em Loivos do Monte, as casas da Capela, do Cabeção e de Agrelos (com uma capela do século XVII e torre do século XIX), em Santa Cruz do Douro, e a Casa de Tormes, do século XVIII, onde o escritor Eça de Queiroz viveu durante algum tempo.O concelho de Baião é também rico em vestígios arqueológicos, nomeadamente na zona da Serra da Aboboreira, onde foram descobertos o Dólmen de Chã de Parada (monumento nacional) e o Dólmen de Meninas, entre outros monumentos funerários e rituais megalíticos.Para além dos dolmens e das aldeias típicas, a região também exibe belas paisagens de matas de carvalhos, pinheiros, giestas e urze que abrigam uma fauna de águias, corvos, perdizes e coelhos.O concelho de Baião é também caracterizado pelas pequenas capelas pitorescas que se podem admirar em várias localidades, como a Ermida da Senhora do Loureiro (século XVI), em Gôve.A gastronomia local oferece um típico caldo verde com couve-galega migada, bom azeite e rodelas de saboroso chouriço, e um delicioso cabrito assado com arroz de forno. (Isabel Joyce)
Infelizmente na sexta-feira 18 de Agosto, a concentração de Baião foi assolada por mau tempo, com muita chuva, mas não afastou os poucos motociclistas que se deslocaram a Baião e que na mesma fizeram uma festa na tenda do Israel, e o casal Paula e Nel do moto clube Lobo e Ca., celebraram o seu 15 aniversário de casados, na companhia dos seus amigos.
Na noite de sexta-feira actuou um grupo de música de Rock “Gezt”,
demonstraram muito talento sabem o que os motociclistas gostam.
No sábado de manhã, a chuva apareceu em força e por volta das 09:00 am, o tempo clareou, aqueceu e durante todo dia não choveu, felizmente para este moto clube.
Com o melhoramento do tempo começaram aparecer muitos motociclistas de todos os cantos do país, por volta da meia hora, serviram a todos os presentes vitela no espeto e carne de porco grelhada, como norma requer na hora das refeições, todas as bebidas são dadas à indiscrição, digo isto, porque em algumas concentrações, convívios só servem uma bebida, que na minha opinião está errado, claro que nesta concentração não aconteceu isso, todos tiveram direito a beber à indiscrição.
Depois da barrigas estarem atestadas, alguns foram passear, descansar e até dançar a música disponibilizada pelos os técnicos de som, “Alienados do Ritmo”
.
Por volta da 16:00 realizou-se o espectáculo de stunt rider, com o piloto “Arrepiado”, no ringue da escola Secundária de Baião, entradas livres para todos, no fim do espectáculo, todos dirigiram-se para o local da concentração para assistirem à miss t-shirt molhada.
Por volta das 18:00, começou a garraiada com 2 novilhos, com muitos motociclistas assistirem, ao princípio alguns participantes estavam receosos, porque uma cornada destes animais... No fim da tarde, apareceram 3 grupos de motociclistas, com ajuda dos responsáveis dos touros, fizeram a tradicional pega.
Depois desta prova de coragem, abriu o apetite a todos presentes e principalmente, aos que participaram nas pegas, o jantar foi servido nas instalações cedidas pelos Bombeiros Voluntários de Baião, e que sala ficou esgotada, o menu foi lombo assado, com vários tipos de bebidas, fruta, a comida foi feita pelo restaurante o “Pinto”.
Depois do jantar, alguns motociclistas aproveitaram tomar um café na vila, depois todos dirigiram-se para a concentração para realizarem o tradicional passeio.
O local encontrava-se cheio de motociclistas, porque a população geral, encontrava-se na festa da vila, este moto clube pediu á federação que deixassem, fazer uma semana antes, devido às festas do concelho, é pena a federação do motociclismo, não ter em consideração nenhuma pela grande maioria dos moto clubes federados, digo isto, porque todos os verdadeiros motociclistas sabem, quanto custa para estarem federados, no calendário e outros extras…
Voltando ao principal, o local encontrava-se cheio de motociclistas, claro que este moto clube trabalhou muito para agradarem todos e também criam a participação da população da vila.
O grupo musical “Alienados do Ritmo”
tocou e cantou música de dança, no intervalo do grupo houve um pequeno show de strip, e no fim do grupo, no final da festa, strip total.
A noite de sábado foi terrivelmente fria, mas sobrevivemos.
No domingo o tempo era sol e quente, depois do pequeno-almoço, fizeram um passeio pelo o concelho e terminou nas instalações dos bombeiros. O almoço foi servido nas instalações dos bombeiros, o menu foi dobrada, e pelo os comentários que ouvi foram muito positivos, depois do almoço entregaram as lembranças, mais quilómetros, mais idoso e idosa motociclista e a todos representantes de moto clubes e grupos motards presentes.
O local da concentração de Baião é excelente para estes eventos, praia fluvial, local das tendas sombreado, W.C. e duche.
Parabéns e até para o ano.
Nelson Lima

Sem comentários: