segunda-feira, agosto 07, 2006


3ª CONCENTRAÇÃO DO GRUPO MOTARD DO VOUGA – EIXO

Uma localidade muito antiga. A primeira referência conhecida a esta região data de 1050. Foi concelho por volta do século XII/XIII. Em tempos remotos a cerâmica teve grande preponderância, a crer nos fornos encontrados. Ao que tudo indica, Eixo teve origem em três lugares: a sul, o lugar de Arrujo (ou Casal de D. Urraca), a norte o lugar de Lagoela e Sra. da Graça e o último, na zona central, onde está a Igreja Matriz. È composta pelos os lugares de Azurva, Eixo e Horta.
A gastronomia de Aveiro é rica e variada. As caldeiradas de enguias, a raia em molho de pitau, as enguias de escabeche, as espetadas de mexilhão e um sem número de outras deliciosas iguarias que nos lembram o mar e a ria. O carneiro à lampantana (assado em caçoila de barro preto) e o leitão assado, de aromas campestres, marcam esta conjugação sempre presente entre o campo e o litoral.Os ovos moles, doce de inigualável qualidade que, em barriquinhas de madeira decoradas com coloridas pinturas de temática regional, ou com revestimento de hóstia imitando formas marinhas, tornaram-se o símbolo de Aveiro por excelência.
De todas as concentrações possíveis que estive e fiz reportagem, na minha opinião, foi a que soube cativar mais o conceito de convívio motociclista e manter a tradição da “velha guarda”, porque neste grupo motard, sabe ou aprendeu durante os decorrer dos seus anos de existência, andarem por todo o país, de norte a sul. As pessoas deste grupo motard, são pessoas humildes e muito atenciosas, têm uma filosofia de entreajuda, fazerem-se representar no máximo de concentrações possíveis federadas e não federadas, estudam e aprendem no que se passa nessas concentrações ou convívios e a partir dai, tentam conjugar ou melhorar.
Gostei de ver este grupo de pessoas a trabalhar e principalmente na várias tarefas definidas por eles e sem conflitos, foram simpáticos com todos, uma paciência de “elefante”, humildes, excelente comida, com qualidade e receberam todos motociclistas sem etiquetas. Estão todos de parabéns.
Na sexta-feira, as inscrições abriram às 18:00, com uma grande afluência de motociclistas, o local deste evento era excelente, com boas condições para as tendas, local dos banhos, W. C., área dos espectáculos, tendas das bebidas e comida, sombreado, até ao jantar houve tempo para conhecer novos amigos, como um casal do Reino Unido, da zona de Gales, conversar com os velhos amigos, conviver e pormos a conversar em dia, jogar cartas e matrecos, comer variedades de petiscos (caracóis, bifanas, empalhada [amendoins, azeitonas e tremoços]) e beber, ou comprar artigos na tenda do manivelas e o famoso karoeke do Ari. No jantar serviram porco assado com arroz e o menu normal.
À noite tiveram um grupo de música os "os Segmento", no intervalo, actuaram duas variedades de strip, feminino e masculino, depois do strip, o agrupamento musical encerrou a noite.
No sábado de manhã até á noite, chegaram motociclistas de toda a parte do país e do estrangeiro, 1 francês (Dos Santos José) do moto clube Vmax de Versailles, um grupo composto pelos os M. “ABUTRES” C. Brasil que tinham um representante do Brasil, 3 de Espanha e 1 de Portugal (Lisboa) que recebeu o pano nesta concentração.
No programa desta concentração o menu das refeições era completas, de sexta-feira até domingo, sempre com muita qualidade e quantidade.
Pela tarde de sábado realizaram um jogo tradicional, consistia partir uns pequenos cântaros de barro e galinha (o número que a galinha... era defenido o vencedor). E atracção da tarde foi a lavagem das motos com uma strip e que atraiu muitos motociclistas a participarem.
O grupo motard também contratou pessoal especializado em segurança e com muita educação a resolver certas situações difíceis (“Romão” tel.962583238). Depois do jantar karoeke do Ari e que teve muita participação.
Durante toda a noite actuou um grupo de rock os “Área Proibida"
e que animaram todos os motociclistas presentes e visitantes, mas uma grande parte do público em geral era motociclista, o recinto encontrava-se completamente cheio, até inscrições esgotaram e durante a noite apareciam muitos motociclistas de norte e do sul do país, foi impressionante, por volta da 01:00 am serviram a sopa da pedra (variedades de carne, feijão, massa e batata). Em cada intervalo do grupo de rock, actuavam o strip feminino e masculino que fizeram bastante sucesso, em ambos casos.
Depois do strip, o grupo de Rock encerrou e todos foram descansar.
No domingo de manhã, serviram o pequeno-almoço e realizaram o passeio, com uma paragem numa bomba de abastecimento que fez uma contribuição de publicidade, passeio pela bela cidade de Aveiro e com paragem num dos canais e bastante belo, para refrescar as gargantas de todos os participantes neste passeios, disponibilizados pela a carrinha de apoio deste grupo motard e que também distribuíram os famosos ovos moles a todos, motociclistas, P.S.P., B.T. e Bombeiros.
Depois foi o regresso até á base, passando pela a parte velha da cidade de Aveiro.
As lembranças foram entregues antes da refeição, entregaram vário prémios, mais idoso, mais novo, mais Kms, a uma pessoa especial o Gama que ajudou-os a montar várias lonas de publicidade, mas que infelizmente sofreu uma grande queda na montagem de uma das lonas, partiu um braço e bacia, mas esteve presente durante toda a concentração e devidamente acompanhado por uma enfermeira motociclista do moto clube dos Galos de Barcelos, entregaram a lembrança ao representante do M. “ABUTRES” C. Brasil, que discursou emocionado pela amabilidade demonstrado por todos, e por último lembranças a todos moto clubes presentes. Nesta concentração dois motociclistas fizeram anos, no sábado o Lima e no domingo o Paulo. Felicidades e boas curvas.
Despedida e até para o ano.
Nelson Lima

Sem comentários: