terça-feira, agosto 01, 2006


3ª CONCENTRAÇÃO DOS “ANJOS DO ASFALTO” DE SILVEIROS – Barcelos

Barcelos é o maior concelho de Portugal, em número de freguesias. São 89 as freguesias que se localizam entre os vales dos rios Cávado e Neiva. A dinâmica do seu povo está reflectida na grandeza do artesanato - cujo exemplo mais flagrante é o Galo de Barcelos -, mas o concelho é hoje um produto da sua história, tipicidade e heranças que se preservam, a que se alia um forte desenvolvimento económico.
Ao cruzeiro setecentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico de Barcelos está associada uma curiosa lenda – A lenda do Galo de Barcelos.
".......... Os Habitantes do Burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, por não ter descoberto o autor. Certo dia, apareceu um Galego que se tornou de imediato suspeito do dito crime, visto que ainda não tinha sido encontrado o criminoso. As autoridades condoais resolveram prende-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém o acreditou. Ninguém julgava crível que o galego se dirigisse para Santiago de Compostela em cumprimento de uma promessa como era tradição na época, e fosse devoto fiel de S. Paulo e da Virgem Santíssima. Por isso foi condenado à forca. Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o havia condenado a tal destino. A autorização foi-lhe concedida, e levaram-no à presença do dito magistrado, que nesse momento se deleitava e banqueteava com os amigos. O galego reafirmou a sua inocência, e perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que se encontrava no centro de uma grande mesa, exclamando «« É tão certo eu estar inocente , como certo é esse galo cantar quando me enforcarem »», perante gargalhadas e risos, não se fizeram esperar , mas pelo sim e pelo não, ninguém tocou no galo. O que parecia impossível aconteceu. Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo ergueu-se na mesa e cantou! Após tal acontecimento mais ninguém duvidava da inocência do Peregrino. O Juiz correu à forca e com espanto vê o pobre homem de corda ao pescoço, mas o nó lasso, impedindo o estrangulamento. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz. Volvidos alguns anos, voltou a Barcelos e fez erguer um Monumento em Louvor à Virgem e a Santiago....."
Voltando ao principal a 3ª concentração dos anjos do asfalto de Silveiros – Barcelos, realizou nos dias 10 e 11 de Junho de 2006, na Quinta do Torreão (Tel. 252 962 018/fax 252 967 509;
mail@quintadotorreao.pt).
Um local com excelentes condições para várias actividades e principalmente para esta concentração. Com piscina, rodeado por uma paisagem rural e local de serviço de alimentação de boa qualidade (almoço e jantar), casas de banho, àgua quente, tendas e barracas de bebidas.
Durante o fim-de-semana, realizaram várias provas de jogos tradicionais, bike show, stunt rider, passeio no helicóptero (HELLI TOURS DOURO – transportes aéreos, S.A. tel.225 432 464/fax:226 003 499).
O cantor Nuno Casais (tel. 933 128 556), animou todos os motociclistas com a sua música a solo e dedicou várias músicas a todos presentes, no final entrega das lembranças a todos os representantes dos vários moto clubes de norte a sul.
No domingo foi servido pequeno-almoço, passeio pela bela região de Silveiros – Barcelos. No final serviram um aperitivo reforçado e oferecido pelo o café “Barros”.
Até para o ano e boas curvas.
Nelson Lima

Sem comentários: