quinta-feira, agosto 10, 2006


5ª CONCENTRAÇÃO S. MARTINHO DO CAMPO – ST.º TIRSO

Terra de antigas tradições sobranceira ao rio Ave. No séc. XIII é referida nas Inquirições Afonsinas, aparecendo integrado no Couto de Roriz. A Igreja Paroquial, setecentista, de recorte austero, possui uma torre sineira no flanco Sul. No início do século foi encontrada uma ara romana a servir de suporte à pia baptismal, e que se encontra actualmente na Sociedade Martins Sarmento, Guimarães. Encontram-se por esta freguesia várias casas solarengas, vestígios de outros tempos, como a de Arnozela e a de Ruivães. A região é rica em produção de vinho verde, tendo inclusive os vinhos das Caves de Arnozela, recebido em 1888, durante a Exposição Vitícola de Berlim, rasgados elogios pela imprensa e produtores estrangeiros.
Na sexta-feira tiveram muita afluência pelos os moto clubes dos arredores e visitantes, com o tempo a convidar a sair e conviver nesta concentração.
O moto clube disponibilizou uma piscina para todos os presentes para se refrescarem, devido às altas temperaturas que fazia na altura.
Depois do almoço, começaram com os jogos tradicionais e um que teve mais impacto foi o da caça à cabra (consiste em agarrar a cabra, mas para dificultar a tarefa de cada participante, tinham de estar dentro de um saco), no fim do jogo, realizaram uma demonstração de show trial, com os pilotos João Ribeiro e uma futura promessa no campeonato nacional Diogo Vieira.
Com tantas actividades disponibilizadas por este moto clube, o tempo passou depressa até à hora do jantar (tinham dois menus à escolha, carne ou peixe).
Depois seguiu-se o passeio nocturno no fim do passeio, todos participantes tiveram direito a uma lavagem das suas motos pelas “as meninas do strip”.
Antes dos espectáculos da noite, entregaram as lembranças a todos representantes de moto clubes e grupo motards presentes, e também contribuíram com equipamentos para os bombeiros voluntários da freguesia.
O grupo de música “Diablo” abriu a noite com variedades de música de pop portuguesa, mas o tempo era bastante escaldante, todos presentes preferiram cantar as músicas e refrescar as gargantas, do que dançar.
No fim do grupo de música, passagem lingerie e strip.
A manha de domingo nasceu soalheira a convidar ao tradicional passeio matinal e as despedidas habituais.
Nelson Lima/Zébar
Foto

Zébar

Sem comentários: