segunda-feira, maio 20, 2013

Gonçalves foi 7º na Super Final

Excelente prestação do piloto KTM na última manga do GP do Brasil 


O sétimo Grande Prémio da temporada  disputou-se no Brasil, mais precisamente na localidade de Penha situada no Estado de Santa Catarina.

O circuito Beto-Carrero, denominação atribuída pelo facto de estar paredes meias com o parque de atrações com o mesmo nome, recebeu pela segunda vez uma prova do Mundial de Motocross.

Recorde-se que em 2012 as condições meteorológicas afetaram o desenrolar das corridas devido mas, em 2013, apesar do tempo encoberto e inconstante a chuva não estragou o espetáculo.

A equipa Ice One Racing deslocou-se até ao Brasil com objectivos claros na tentativa de cimentar a classificação de Rui Gonçalves no "Top Ten" da Classe MX1, e, estabelecer-se como a melhor equipa privada no Mundial da Modalidade.



Com o 11º lugar alcançado na qualificação, Rui Gonçalves até estava bem posicionado na grelha, mas na primeira corrida de domingo o arranque não corria da melhor forma ao piloto da Ice One Racing que se afundava na classificação durante   as voltas iniciais. Azar dos azares, na terceira volta, Gonçalves era ainda vitima de uma queda que o fazia perder mais de 20 segundos para os seus adversários.

Com o esforço físico da queda acumulado com algum cansaço Rui Gonçalves não conseguia encontrar o melhor ritmo e terminava esta primeira corrida num inglório 18º posto da classe.

 

Para a segunda manga a necessidade fulcral  de recuperar energia e elevar os níveis de concentração tomou conta do piloto português que se apresentou à partida da Super Final, corrida reunia os 20 melhores pilotos da classe de MX1 e MX2, super determinado.

Dito e feito, na partida Rui Gonçalves lograva obter o "holeshot" conseguindo depois circular durante duas voltas no segundo posto.

Depois de encontrar o seu ritmo ideal Gonçalves chegava ao 6º posto, posição que era sua durante cinco voltas e, na 11ª passagem pela meta, por troca com Max Nagl cimentava o sétimo posto até ao final da corrida mesmo depois de ter sido alvo de ataques constantes de Tommy Searle e Jeremy van Horebeek.

 

Rui Gonçalves mantém o  oitavo lugar na tabela classificativa do Mundial de Motocross e, depois da anulação do Grande Premio do México, a próxima corrida irá ter lugar no dia 9 de Junho em Ernée (França).

 

Rui Gonçalves: " Para mim o Grande Prémio do Brasil é uma das corridas que costumo aguardar com mais expectativa porque sinto-me praticamente em casa devido ao facto de toda a gente falar português e de me sentir acarinhado pelo público brasileiro.

Nos dias que antecederam a prova senti-me um pouco abatido e com pouca energia. Isso notou-se ma manga de qualificação e também na primeira corrida de domingo.

Arranquei pessimamente e depois não evitei uma queda. Quando me levantei estava esgotado e demorei muito tempo a conseguir voltar a encontrar o meu ritmo ideal. Basicamente não consegui fazer nada e tive de contentar com um 18º lugar, bastante abaixo das minhas capacidades.

Para a segunda manga, a Super Final, recuperei os níveis de energia foquei-me ao máximo e logo na partida consegui cruzar a primeira curva em primeiro.

Depois tentei encontrar um andamento rápido e eficaz que me permitisse estar entre os mais rápidos. Dei tudo por tudo, fui ao limite das minhas forças e a recompensa não podia ter sido a melhor com um 7º na manga final.

Gostaria de voltar a dar os parabéns a todos os elementos da equipa Ice One Racing que, dia após dia, têm vindo a fazer um trabalho notável e que nos permite ser a melhor equipa "não oficial" na tabela classificativa da Classe MX1."

 

Classificação Super Final:

1.Antonio Cairoli (ITA) ; 2.Kevin Strijbos (BEL) ; 3.Clement Desalle (BEL) ; 4.Gautier Paulin (FRA) ; 5.Ken De Dycker (BEL) ; 6.Max Nagl (GER) ; 7.Rui Gonçalves (POR) ; 8. Jeremy Van Horebeek (BEL) ; 9. Tommy Searle (GBR) ; 10. Jose Butron (SPA) (1º MX2) ; 11. Shaun Simpson (GBR) ; 12.Eugeny Bobryshev (RUS) ; 13. Jeffrey Herlings (NED) (2º MX2) ; 14. Joel Roelants (BEL) ; 15. JordiTixier (FRA) (3º MX2) ;

 

Classificação atual Mundial de MX1:

 

1.Cairoli, 330 ; 2.Paulin, 278 ; 3.Desalle, 267 ; 4.De Dycker, 245 ; 5.Strijbos, 220 ; 6.Searle, 205 ; 7.Nagl, 169 ; 8.Gonçalves, 148 ; 9.Van Horebeek, 138 ; 10.Philippaerts, 130 ; etc...

 

 

 Fotos: Enzo Tempestini

 



Rui Gonçalves em acção no Brasil

 

MXGP of Brazil 2013 - News Highlights - Motocross
MXGP of  Video Highlights from BrazilMotocross

 

Sem comentários: