segunda-feira, março 11, 2013

Rui Gonçalves sobe ao 5º posto no GP da Tailândia

Luso foi o quinto melhor da Classe MX1 na Super Final

Uma semana depois da jornada inaugural do campeonato do Mundo de Motocross no Catar a caravana do Mundial rumou até à Tailândia para mais uma estreia. Desta feita a localidade de Si Racha, situada perto da zona balnear de Pattaya, foi o palco para a segunda prova de 2013.

Logo à partida ficou provado que o principal adversário dos pilotos seria a elevada temperatura que se fazia sentir que levou o termómetro a tocar nos 40°C e uma humidade relativa a rondar os 70%.

Ainda em fase de recuperação de uma lesão na mão Rui Gonçalves voltou a encarar esta prova com cautela e moderação aguardando um tratamento mais preciso quando regressar à Europa.

Na primeira manga o piloto do Team ICE1 Racing aproveitava o bom posicionamento na grelha para se colocar na frente do pelotão. Durante quatro voltas Rui Gonçalves manteve-se no quinto posto mas à medida que a corrida se foi desenrolando algum nervosismo, e o fato de rodar demasiado tenso, levou a que perdesse alguns lugares para vir a terminar na 8ª posição final.

Já na segunda corrida do dia, a Super Final que reúne os vinte melhores pilotos da Classe MX1 e MX2, Gonçalves mostrava uma vez mais a sua mestria nos arranques, circulando na primeira volta no grupo dos cinco melhores.

Na sexta passagem pela meta Gonçalves instalava-se na 6ª posição da classe, lugar que manteria até à penúltima volta. Na ultima volta o luso aproveitava um deslize de um adversário e cortava a meta no quinto posto da classe MX1 conquistando assim a melhor posição do ano nas MX1.

O Mundial prosseguirá dentro de três semana na Holanda, onde se irá disputar a clássica corrida Pascal em Valkenswaard.



Rui Gonçalves: " Quando cheguei à Tailândia percebi logo que tinha que preparar o meu corpo para este desafio. Durante uma semana a temperatura não baixou dos 27°C e a máxima chegou a ultrapassar os 40°C. Ingeri o máximo de líquidos nos dias que antecederam a prova para tentar manter um nível adequado de hidratação.

Na primeira manga consegui fazer um bom arranque e durante algum tempo mantive-me perto do grupo da frente. A certa altura comecei a andar tenso e isso fez-me perder alguns lugares mas , mesmo assim, consegui terminar dentro dos 10 primeiros no 8º posto.

Na Super Final voltei a aproveitar o forte poder de aceleração da minha KTM para ficar, novamente nos cinco primeiros. A meio da corrida comecei a sentir problemas na moto. Senti falta de potência e tive de refrear um pouco o andamento porque receei deitar tudo a perder. Andei de forma cautelosa tentando poupar a mecânica ao máximo.

No computo geral foi uma excelente corrida. Mesmo sem tocar na moto durante mais de um mês, a aposta no condicionamento físico deu o resultado que esperava, por isso estou bastante contente a minha prestação e de toda a equipa ICE1Racing."



Resultados GP da Tailândia: 1º Antonio Cairoli (ITA) 50 pts, 2º Gautier Paulin (FRA) 40 pts, 3º Clement Desalle (BEL) 40 pts, 4º Tommy Searle (GBR) 34 pts, 5º Ken de Dycker (BEL) 34 pts, 6º Rui Gonçalves (POR) 29 pts etc.



Classificação atual Campeonato do Mundo MX1: 1º Antonio Cairoli (ITA) 95 pts, 2º Clement Desalle (BEL) 87 pts, 3º Gautier Paulin (FRA) 78 pts, 4º Ken de Dycker (BEL) 70 pts, 5º Tommy Searle (GBR) 64 pts, 6º Kevin Stribjos (BEL) 55 pts, 7º Rui Gonçalves (POR) 52 pts etc.



Fotos: Enzo Tempestini

Sem comentários: