sexta-feira, outubro 19, 2012

Do inferno de Lagares ao calor de Valls de Torroella


Gonçalo Reis voltou uma vez a disputar a já clássica prova de Hard Enduro a Extreme XL de Lagares, competição que ao longo dos anos tem vindo a receber os melhores pilotos do Mundo da modalidade e que este ano não foi exceção com a presença de Graham jJrvis, Doug Lampkin, Melcior Faja e Xavier Galindo entre outros.
O piloto do Magoito tem vindo a ser de forma consecutiva, ao longo dos últimos anos, o melhor português nesta prova. Desta feita Gonçalo Reis optou participar com uma moto a dois tempos a 300 EC da Gas Gas.
Contudo o percurso delineado pela organização mostrou-se o mais duro de sempre e depois de ter sido obrigado a enfrentar uma zona por duas vezes, acabando por perder uma hora nesse trajecto, Reis acabou por sucumbir ao enorme cansaço optando por finalizar a prova com a passagem no Controle de Passagem nº 17.

Declarações de Gonçalo Reis em Lagares. ”No Sábado foi espetacular fazendo 1º no apuramento e 2º na final, mas no domingo as coisas já foram diferentes. Quando ia em 5º e perdi-me no trajecto do CP3 para o CP4 e perdi muito tempo. Quando me apercebi do erro a polícia não me deixou voltar 100 metros para trás e tive que fazer novamente o CP3. Fiquei esgotado mas continuei depois de uma hora perdida, fui andando até que caí forte num degrau de pedra. Entretanto o Henrique Nogueira e mais alguns pilotos ajudaram-me a tirar a mota de cima de mim . Continuei já sem energia mas a ajuda do público como todos os outros, deu-me forças para prosseguir continuando até a assistência onde se acabou a gasolina. Ainda arranquei para a segunda parte e só tenho a dizer que a zona 7 (o Vale da Burra) foi muito difícil. A organização quis-nos ver a sofrer a todos depois de lá terem descarregado dois jumper's de água. Continuei até ao final chegando já com 4horas e 34 minutos. Não continuei porque o resultado era o mesmo e esperei aí pelo Graham Jarvis para poder cortar a meta.”

Depois de Lagares Gonçalo Reis rumou até à Catalunha para poder participar na penúltima prova do Campeonato de Espanha de Enduro onde ocupa uma posição de destaque na classe E1. Todavia a maré de azar não largou o piloto da Fantastic Win que depois de um enorme esforço viu-se impedido de continuar em competição nos dois dias de provas depois de ter sofrido problemas elétricos na sua moto. Mesmo assim Gonçalo mantém o 2º posto quando ainda falta disputar uma prova que irá ter lugar no próximo dia 28 de Outubro.

Declarações Gonçalo Reis Valls de Torroella: Foi um fim de semana complicado aqui em Espanha, no primeiro dia de prova a minha moto teve alguns problemas elétricos que obrigou a que toda a minha equipa se empenhasse na resolução dos mesmos. Ainda trocamos de CDI, desligamos as luzes e o problema pareceu ter ficado resolvido. No

Domingo tudo parecia normal a mota já não se ia abaixo apenas não tinha o mesmo rendimento. Já na ultima volta ao chegar às especiais a mota cala-se de vez, e não pegou mais, ficando o dia por acabar com este problema elétrico. Mesmo assim estou em 2º lugar do campeonato mas com poucos pontos de avanço sobre o terceiro não havendo espaço para erros na última etapa.

Sem comentários: