domingo, fevereiro 26, 2012

SABIA QUE... 




 Por um destes dias, passava, coisa que faço quase diariamente, pelo Mural de Homenagem aos mortos em serviço da ex-Brigada de Trânsito, que fica no edifício que alberga o Comando da actual Unidade Nacional de Trânsito, às Janelas Verdes, quando, em breve exercício de memória recordei que alguns daqueles Homens, que tombaram ao serviço da causa pública e da segurança rodoviária, tinham sido vítimas de atropelamentos no momento em que tomavam conta das ocorrências a que tinham sido chamados. 




Em boa verdade, as baixas registadas na GNR são, na sua grande maioria, motivadas pela actividade relacionada com a valência do Trânsito, numa clara demonstração do risco que envolve tal actividade. Ao mesmo tempo, bem sabemos de quantos atropelamentos ocorreram quando um qualquer condutor mudava uma das rodas do lado da faixa de rodagem, ou quantas colisões aconteceram de veículos contra outros que estavam avariados. E sempre com consequências trágicas. Mas, ao invés de um lamento, façamos deste facto um ponto de partida para que se veicule um conselho que se espera de alcance altruísta. Assim, dita o passado, e a experiência colhida entretanto, que em caso de acidente ou avaria em vias de grande volume de tráfego, como é o caso das auto estradas, devem ser tomadas medidas especiais de segurança para o condutor e para os ocupantes.




 Ora, considerem os seguintes procedimentos: - Sempre que possível tente com que o carro fique na berma o mais junto possível das protecções metálicas; - Vista o colete retrorreflector e coloque o triângulo de pré-sinalização de perigo à distância regulamentar (cerca de 30 metros); - Faça com que todos os ocupantes saiam do carro e passem para a parte de fora das proteções metálicas e aguardem a uma distância segura; - Então, tomadas estas simples medidas, peça a ajuda que precise através dos meios de que dispuser. Crente que, com este simples conselho, se possam salvar algumas vidas na estrada, desejamos-vos boas e seguras viagens. 
Tenente-Coronel Gabriel Chaves Barão Mendes, 2.º Comandante da UNT/GNR 


Texto e fotos


 http://www.automotor.xl.pt/Notícias/DetalheNoticia/tabid/118/itemId/10647/Default.aspx

1 comentário:

ronda2012 disse...

Porém, nenhum daqueles homens pertence à categoria profissional de oficiais. Apenas Sargentos e Guardas fazem parte do "Mural de Homenagem" aos mortos em serviço da ex-Brigada de Trânsito. ( 1970 - 2008).