sexta-feira, fevereiro 03, 2012


Por montes e vales

Aproveitando o bom tempo, frio que tem estado, e embora não seja as condições ideais para andar de moto á gajos que não resiste em dar uma volta.

Foi então no passado dia 29 de Janeiro que aproveitando a fresca pela manha me fiz á estrada até ali aos lados de Vouzela.

Mas o que traz Vouzela para que mereça uma visita, nada mais simples, um gajo houve falar de uma lenda de lobisomem e toca a ver se tem um fundo de verdade.

Assim e para aproveitar a luz natural que nesta época e curta meti-me na auto-estrada (A29-A25) até á saída de macinhata e entrado na nacional 16 com o rio Vouga como companheiro de viagem. A primeira paragem foi no poço de Santiago – ou seja a famosa ponte com uma altura de 29 metros (Uma obra de engenharia notável) e que passava nos tempos áureos o famoso comboio o vouginha que ligava Viseu ao resto de Portugal. O passeio continuou pela estrada ora com buracos ora com bom asfalto. Até a chegada a próxima visita de torre medieval de alcofra em muito bom estado de conservação e com umas vistas sobre a região fantástica.

Mas nem tudo é andar de moto e o almoço chegou depressa, com a tradicional vitela de Lafões que estava divinal assim como os restantes acompanhamentos.

Após o repasto chegou a altura de visitar a famosa gruta do lobisomem, que segundo reza a lenda as famílias que ao sétimo filho/ a tinham que por o nome de bento ou custódio, Sena ao chegar a adolescência estava amaldiçoado a transforma-se num lobisomem nas noites de lua cheia e apanhar os incautos que nessas noites se aventuravam a andar na rua. Para finalizar o passeio ainda houve tempo para visitar mais uma torre medieval de Cambra, esta ainda bastante maltratada pelo tempo.

Mais tempo houvesse que ainda muito faltou para visitar neste concelho de Vouzela.
É dos passeios que aconselho a fazer mais no verão com os dias mais compridos e a temperatura mais propícia para a prática de moto turismo.
Mas sem dúvida que vale bem a pena visitar.
Até a próxima…    

Texto e fotos

José Barros

Sem comentários: