segunda-feira, maio 16, 2011

A história do cumprimento motociclista ou motard e sinais

Um Piloto chamado Barry Sheene (1950-2003), que no longínquo ano de 1971, inicio da sua carreira, sempre que vencia uma prova saudava o público e os fotógrafos com a mão em V, de vitória.
Como estamos a falar de uma época em que o uso de motos era infelizmente bem mais restrito, esse gesto foi adoptado por todos os motards da época como uma saudação muito especial entre pessoas que partilhavam os mesmos valores e espírito na estrada.·
Escusado será dizer que era bem mais raro que hoje duas motas cruzarem-se em estrada daí a emoção e saudação quase obrigatória como um código entre motards. Hoje com a maior vulgarização das motas esse gesto vai-se perdendo o que me parece uma pena.
Existem contudo outros gestos que também traduzem a mesma saudação, como o esticando a perna do lado em que se cruzam.
Também se usa a "very british" vénia com a cabeça ou simplesmente o levantar a mão.
O que importa é que cada motard sinta presente o espírito de saudar e ajudar cada companheiro de estrada. Quanto à ausência de resposta pensem também que aquele que se cruza pode ir concentrado na condução ou simplesmente não se aperceber da vossa saudação. Há que dar o benefício da dúvida.·
Penso ainda que quem não saúda ou responde deliberadamente, nunca sentirá o verdadeiro prazer de compartilhar o espírito que se vive entre verdadeiros motards pelo que chego a ficar com pena dele…


Em termos de segurança por exemplo, sempre que tiverem a mota na berma, e em apuros, deve colocar-se o capacete no chão (ao lado do descanso).

Abrandar / parar
Braço estendido com a palma aberta movendo para cima e para baixo e/ou acender a luz de travagem ate ter abrandado ou parado

Paragem para meter gasolina
Apontar repetidamente para a tampa do deposito

Voltar atrás / inversão de marcha· Braço estendido apontar dedo para trás com movimento espiral

Objecto estranho na estrada
Pôr-se de pé na mota, acender repetidamente a luz de travagem e abrandar, então mudar trajectória volta para junto do objecto e estender o pé respectivo para apontar o objecto.

Problema com a tua mota
Braço erguido, mão levantada e apontar para o motor/parte da moto com problemas (localização do problema tal como bagagem, pneu, etc.) é mesmo procedimento de aviso a outro motociclista no angulo de visão.

Problema médico
Braço erguido, mão levantada e apontar para o peito (ou localização do problema tal como braço etc.)

Queda
Caso seja possível, soltar braços, pernas e cabeça de modo incontrolável enquanto rebolas ate parar.

Boas curvas…
Jaky

Sem comentários: