segunda-feira, maio 31, 2010

PR04/2010
Rui Gonçalves em bom ritmo nos EUA

Era com enorme expectativa que Rui Gonçalves ansiava por esta corrida. Um circuito totalmente novo onde nenhum dos pilotos que competem na sua classe tinha estado, o que nivelava os andamentos de todos.

O circuito de Glen Helen é marcado por extensas encostas e descidas com uma elevada inclinação que põem à prova potência das motos, principalmente da 350 contra a maioria das 450cc que correm ao lado do piloto português.
Durante os treinos de Sábado uma forte tempestade de vento iria assolar o circuito californiano, o que causaria algumas limitações aos organizadores que teriam de interromper as sessões de treinos para impedir que alguns dos adereços publicitários voassem e que colocassem em risco a segurança dos pilotos.
Com apenas dez minutos de treino Rui Gonçalves iria entrar na manga de qualificação sem ter a pista bem memorizada. Rui iria sofrer uma queda que o iria relegar para último. Encetada a recuperação terminaria a qualificação no 20º posto
Nas corridas de Domingo, Gonçalves irias oscilar em termos de andamento ao longo das mangas.
Na primeira um arranque mediano iria limitar a progressão do piloto português numa pista muito rápida. Rui voltaria a ter algumas dificuldades para encontrar um ritmo adequado volta a volta, o que fazia com que perdesse o pelotão dos pilotos da frente, terminada esta corrida no 16º posto.
Já com maior habituação ao traçado de Glen Helen, Rui Gonçalves iria efectuar uma excelente segunda manga. Mesmo não conseguindo o melhor dos arranques, passava pela meta na primeira volta no 16º posto. No entanto iria recuperar diversas posições até ao 10º posto, posição que ocuparia durante duas voltas.
Já com a meta à vista seria ultrapassado por Ken de Dycker, para vir a terminar no 11º posto.

Rui Gonçalves: “Foi um Grande Prémio bastante difícil em diversos aspectos. O cancelamento dos treinos no Sábado dificultou-me bastante a adaptação a esta nova pista, na qual nunca tinha andado.
Na manga de qualificação caí e perdi muito tempo, de tal forma que quando arranquei era último, embora tenha conseguido recuperar até vigésimo.
Já no Domingo voltei a ser um pouco inconsistente em termos de andamento. Na primeira manga voltei a ter o problema das outras corridas ao ser pouco regular em termos de tempo por volta, o que dificultou a minha progressão e, por isso, a recuperação de posições foi bastante difícil.
Na segunda corrida do dia tudo correu melhor, embora o arranque não tenha sido muito bom. Após algumas voltas consegui apanhar um bom ritmo e mantive-o até ao fim para terminar em 11º.
Não fiquei muito contente com o resultado geral porque gostaria de ter ficado mais à frente, mas o facto de ter melhorado da 1ª para a 2ª manga deixa-me mais tranquilo porque sei que estou no bom caminho e encontro-me bastante motivado para continuar a trabalhar ainda mais e lutar pelos lugares da frente.”
Classificações: 1º António Cairoli (ITA), 2º Mike Alessi (EUA), 3º Clement Desalle, (BEL), 4º Xavier Boog (FRA), 5º Steve Ramon (BEL)... 12º Rui Gonçalves (POR), etc.
A próxima prova de Rui Gonçalves será o GP de França que se disputará em St. Jean D’Angely no próximo dia 6 de Junho.
Fotos Cedidas Rui Gonçalves Press

Sem comentários: