terça-feira, abril 26, 2011

Rui Gonçalves lidera na areia de Valkenswaard




O Euro Circuit localizado em Valkenswaard recebeu esta segunda-feira o Grande Prémio da Holanda sob o signo do calor. Com as temperaturas primaveris a chegarem bem perto dos 30°C, a segunda prova do mundial de MotoCross foi um verdadeiro teste de resistência para os melhores pilotos do mundo na modalidade.
De facto, a aliar às condições climatéricas, a dureza e brutalidade do circuito holandês não facilitou a vida a ninguém.
Rui Gonçalves tem excelentes recordações deste circuito. Foi aqui que marcou os seus primeiros pontos no mundial de motocross e foi, também, aqui que ganhou o seu primeiro Grande Prémio em 2009, na classe de MX2.
Durante os treinos livres e de qualificação, o piloto foi sempre dando boas indicações quanto à sua apetência pela pista de Valkenswaard algo que seria confirmado pela excelente performance na manga de qualificação onde obteria o 3º posto final.
A primeira manga não correria de feição para o piloto de Vidago. Depois de uma partida mediana, Gonçalves iria situar-se no 7º posto durante um par de voltas até que à 3ª volta cairia para o 10º posto. Sensivelmente a meio da corrida, encetava uma vigorosa recuperação que o levaria até ao 6º posto da geral.
Na segunda manga do dia o cenário seria completamente diferente. Rui Gonçalves colocaria a sua CRF 450 R oficial na dianteira logo na primeira volta, posição que assumiria durante magníficas seis voltas. Pressionado por David Phillippaerts, Gonçalves iria ceder três lugares de uma só vez após uma ultrapassagem mais agressiva por parte do italiano. Depois de recuperada a concentração, o português voltaria ao ataque, tentando não perder o contacto do grupo da frente. A duas voltas do fim herdava o 4º posto após a queda de Steven Frossard, finalizando o GP na 5ª posição da geral, o segundo consecutivo da época de 2011.
Rui Gonçalves: “ No cômputo geral foi uma boa prova, mas muito difícil. Na primeira manga achei que não estava a andar de acordo com o meu ritmo normal. Demorei muito tempo a acordar. Sensivelmente a meio da corrida entrei no meu ritmo habitual, procurei melhores trajectórias e finalizei em 6º, logo atrás do Desalle. Na 2ª manga concentrei-me ao máximo na partida e consegui fazer o holeshot. Consegui distanciar-me um pouco e depois percebi que o Phillippaerts estava um pouco mais rápido. Quando fui ultrapassado perdi a concentração durante duas ou três voltas e perdi o comboio dos pilotos da frente e por isso fiquei um pouco desapontado com a segunda manga, apesar de ter sido uma corrida excelente que colocou à prova a condição física de todos os pilotos e, onde a minha Honda provou ser uma máquina fora de série.”




Classificação GP Holanda: 1º Antonio Cairoli (ITA) 47 pts, 2º Max Nagl (GER) 45 pts, 3º David Philippaerts (ITA) 38pts, 4º Steven Frossard (FRA) 38pts, 5º Rui Gonçalves (POR) 33 pts
Assim está o campeonato: 1º Steven Frossard 85 pts, 2º Max Nagl 80 pts, 3º Clement Desalle 78 pts, 4º Antonio Cairoli 72 pts, 5º David Philippaerts 63 pts, 6º Rui Gonçalves 62 pts


Press Officer Rui Gonçalves
email: ruigoncalves22press@gmail.com

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