segunda-feira, julho 24, 2006


1º Encontro do Moto Clube de Lousada

Lousada é uma vila portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega.
É sede de um pequeno município com 94,89 km² de área, subdividido em 25 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vizela, a nordeste por Felgueiras, a leste por Amarante, a sul por Penafiel, a sudoeste por Paredes e a oeste por Paços de Ferreira e Santo Tirso.
No livro de boas vindas de Lousada, o presidente do concelho, prenda a todos motociclistas um texto escrito há 70 anos: “ Lousada a todos encanta e cativa (…) Há qualquer coisa de superiormente inefável neste ar leve que aqui se respira; nesta boa gente que, ao passar, nos saúda, e naqueles horizontes azulados que se afastam sem fim.”
O local do 1º encontro do moto clube foi no recinto do mercado de Lousada, onde se encontra a sede, um excelente local para exibições deste tipo, local sombreado, em frente ao complexo desportivo e que disponibilizou as instalações de balneários com água quente e o campo para espectáculo da vaca de fogo (um individuo carrega um objecto em forma de vaca, em cima o fogo de artificio arde e dispara por fases) e o complexo de piscinas disponibilizou a piscina do exterior a todos os motociclistas presentes.
As inscrições de sexta-feira começaram às 18:00, depois presentearam todos presentes com as boas vindas da participação dos grupos de bombos, “Amigos de Caide de Rei – Lousada” e “Unidos de Oliveira Vila Meã – Amarante”. O jantar era livre, quem quisesse comia nas tasquinhas tradicionais ou deslocavam-se aos restaurantes dentro do recinto.
O rancho folclórico da nossa Senhora da Aparecida de Lousada animou todos os presentes e convidou a todos presentes a participarem na sua dança. No fim do rancho e que não constava no folheto do 1º Encontro, o grupo de dança moderna “ O Rodopio” de Lousada, um grupo formado em Outubro de 2005, composta por jovens de vários escalões e com vontade própria de demonstrar a todos presentes que é de pequenino que se torce o pepino, e foram fantásticos, (Tel. 965 650 451).
Depois seguiu-se a actuação do cantor Luís Machado com a sua música popular portuguesa (Associação Pionense, tel. 965 650 451), seguiu-se um intervalo para todos presentes assistirem à largada do fogo de artificio, no fim do fogo e a última parte da actuação do cantor Luís Machado, também cantaram os parabéns ao Hélder, sócio do moto clube de Lousada, felicidades.
Depois do cantor, dentro do campo do complexo desportivo, realizou-se a queima da vaca de fogo (fogos de artificio, Pontes & Pontes, Lda., tel. 255 878 283 / 917 568 419).
Durante todos os espectáculos, certos motociclistas atestaram as suas motos de graça na mesa de ensaios. No fim descanso.
No sábado de manhã, continuação com as inscrições e realizaram um passeio pela bela região do concelho de Lousada.
De manhã quem quisesse usar a piscina, mas com lotação limitada.
Na hora do almoço, os motociclistas podiam “atestar” os seus estômagos, nas tasquinhas tradicionais ou nos restaurantes do recinto.
Às 15:00 realizaram os jogos tradicionais, touro mecânico e com bastante participação no jogo do barril, consistia empurrar em menos tempo até a um certo local em cima da moto.
No fim do jantar, entraram em cena o grupo de Rock “Karpe Diem” (
www.karpediem.org), que ao mesmo tempo, desfilaram as “meninas” do strip. No fim dos “Karpe Diem”, show Exotic Angels, fogo artificio e entrega das lembranças, moto clubes, mais quilómetros, etc., também entregaram uma lembrança a um representante da câmara municipal e agradeceram a este órgão por todas ajudas possíveis.
Depois da última parte do show de exotic angels, seguiu-se a actuação do grupo de rock português o UHF (tel. 963 058 667 ou e-mail:
antoniomribeiro@sapo.pt,) com muita participação dos seus fans.
No fim do espectáculo de música e com muito pesar dos fans do UHF, seguiu-se o show de strip tease. Por volta das 02:30 realizou-se a queima de duas vacas de fogo, com muita participação fora de campo a assistirem a este esplêndido e perigoso espectáculo, mas com alguma participação de alguns corajosos a correrem atrás, pela frente da vaca de fogo. No final descanso.
No domingo passeio matinal pelo concelho de Lousada até ao rio com uma oferta de pequeno-almoço a todos os presentes, que neste passeio tiveram muita participação de motociclistas.
No final do passeio, regresso até à base e por volta das 11:30 celebrou-se a missa, bênção do Arcanjo Rafael do Moto clube de Lousada e bênção das motos a funcionar só com rol anti. Dou os parabéns ao moto clube de Lousada e ao Padre Rui, que também é motociclista, que se dirigiu de Braga na sua moto BMW 650, e que na minha opinião foi uma verdadeira missa motociclista.
Até para ano, mas também no folheto de boas vindas o presidente do moto clube de Lousada relembra um dos mais famosos dizeres, do nosso grande mentor Padre José Fernando o seguinte: “…até 100 Deus ajuda-vos, a mais de 100 Deus acolhe-vos.”
Este moto clube está de parabéns, trabalharam bem, excelentes condições, todos motociclistas saíram satisfeitos, e até para o ano, boas curvas.
Nelson Lima

2 comentários:

Anónimo disse...

Um enorme obrigado a todo o staff do MC Lousada, pelo exelente acontilhemento. OBRIGADO até já

Anónimo disse...

obrigado por ter falado no grupo de dança O Rodopio.Agradeço em nome de todos..