segunda-feira, junho 26, 2006


VI Concentração do moto Mangualde

O moto clube de Mangualde, realizou a 6ª concentração com o tempo encoberto.
Este moto clube, conhece o truque ou a essência que exige em todas as concentrações, humildade, bem receber, comida e representar no máximo de concentrações.
Na 5ª feira apareceram alguns motociclistas, grandes amigos e que na sexta-feira estiveram ajudar conjuntamente com alguns sócios, directores e as suas esposas/namoradas.
Na sexta-feira, as inscrições começaram 19:00 e pelas 20:00 serviram o jantar, caldo de cebola, rojões com batata cozida e legumes, bebidas e fruta, como é tradicional nesta concentração tem sempre um grupo musical acompanhar, enquanto os motociclistas “atestam” os estômagos, e que também houve dança com todos os presentes e pessoal do rancho folclórico.
Durante a noite de sexta-feira, os motociclistas reuniram-se nas tradicionais tendas da comida, bebidas, tenda de artigos tradicional do mais antigo e famoso Manivelas, como a companhia também famosa do Ari com o famoso Karoeke e como a sensibilização com os mais novos, em questão da prevenção rodoviária, como também juntaram-se para ver o rancho actuar e foram convidados para participarem na dança.
Durante a noite até altas horas, actuaram dois grupos de música que animaram e com um dos grupos, o Pena Branca acompanhou com a sua harmónica.
No sábado pela manhã, começaram aparecer os motociclistas de todo o território de Portugal continental, e que chegaram a tempo para tomarem o pequeno-almoço, o almoço foi servido 12:30, filetes de peixe com salada russa, com a maionese separada, sopa de legumes, bebidas, variedades de fruta, e com o tradicional acompanhamento musical e com a participação de acordeão do motociclista Rui Valentim do moto clube de Pombal.
Pela tarde de sábado começaram com vários jogos tradicionais, com a prevenção motociclista, grupo de música, com um ilusionista comediante. A tarde de sábado foi bastante activa, celebrou-se uma missa campal em memória de todos motociclistas, que já não se encontram entre nós, um pequeno jogo de futebol, patrocinado pelo o Grupo Motard Eixos, de Sever do Vouga – Aveiro.
Às 20:00, serviram o jantar, caldo verde, pá de porco, bebidas e fruta, sempre com a música e uma participação de cantigas de maldizer do Estrela do clã motociclista de Portugal.
Depois do jantar, todos reuniram-se no local da festa, para continuarem com jogos tradicionais, prémio para os homens uma garrafa de vinho e para as senhoras um vibrador.
Depois dos jogos, um grande amigo do moto clube "panteras negras", brindou a todos os presentes com fogo de artifício. Depois seguiu-se duas homenagens ao Pena Branca e ao Nini, entrega de lembranças aos moto clubes com mais quilómetros e inscrições, entregaram a 3 moto clubes, Alverca, Mineiros de Gondomar e Glória do Ribatejo, o strip, no final realizou-se a tradicional corrida do pilau, com um júri feminino avaliar o pilau de cada participante.
No fim da corrida, actuaram dois grupos de música e na minha opinião, como na maior parte de todos os presentes o último grupo os “Cheque-Mate” contacto 964 478 178 (João Cabral) Quinta das Flores – Zona do Salgueiro; 3530 – 259 Mangualde, foi o melhor, porque conseguiu reter e cativar por muitas horas uma grande parte dos motociclistas, excelente grupo, parabéns.
No domingo 09:30 pequeno-almoço, pelas 10:00 realizou-se o passeio pela cidade e com paragem na cooperativa de vinho de Mangualde, petiscos para todos os presentes.
O menu do almoço foi arroz á valenciana, caldo verde, bebidas, frutas e acompanhamento do rancho folclórico “Unidos da Cunha Alta”.
Depois foram entregues as lembranças para o mais novo e idoso, mais quilómetros percorridos por um casal do Algarve – Porches 580 Km, oferta especial de 45 anos casados para a Sr.ª Fátima e o Sr. Delfim do moto clube de Espinho, prémios do pilau.
Até para o ano e boas curvas.

Nelson Lima

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Nelson, é verdade que em Mangualde somos sempre bem recebidos e este ano não fugiu á regra, apesar de só ter estado presente na sexta-feira, mais uma vez o M.C. de Mangualde está de parabéns! Com um programa variádo, bom comida, boa música, bom ambiente e gente amiga, estamos numa das melhores concentrações da região centro, ou se preferires da Beira Alta, como dizia o apresentador de um dos grupos folclóricos que tive o prazer de ver. O "slogan" da conctr. dizia: "Em Mangualde há sempre qualquer coisa...", e apesar de não se poder estar todos os anos, eu atrevo-me a acrescentar: "...e é por isso que lá voltamos!". Mas exencialmente, vamos a Mangualde, porque sempre nos receberam de braços abertos e porque é uma das concentrações onde nos podemos divertir, com um programa de qualidade e onde encontramos amigos de longa data, pertencentes a vários clubes e aproveitamos para por a conversa em dia saboriando umas quantas cervejas.
Um grande obrigado ao M.C. de Mangualde.