terça-feira, setembro 20, 2011

SUPERMOTARD


é uma palavra de origem francesa que significa Super
Motociclista ou Superpiloto, pois é em França que surge o SUPERMOTO.
As corridas de Supermoto são disputadas em pistas com 70% de asfalto
e 30% de terra, zona esta que também é composta de saltos. As motos
utilizadas são de Motocross alteradas para circular em asfalto, o que obriga a uma grande destreza e técnica de pilotagem nas zonas de terra com saltos à mistura, com as difíceis passagens de asfalto para terra e vice-versa.

As provas de Supermoto são um espectáculo de acrobacia, técnica,
equilibrio, pilotagem arrojada e agressiva, onde as constantes derrapagens controladas e chiar dos pneus fazem o público vibrar com a emoção. Daí o sucesso da modalidade.

A sua expansão foi rápida e deve-se aos baixos custos da organização
de um campeonato deste tipo. As provas são geralmente realizadas em kartódromos, às quais são acrescentadas as zonas de terra com saltos.
O Ricardo Teixeira começou a fazer motocross e mais tarde supermoto apenas como hobby.
Apesar do supermoto ser sempre a sua paixão, nunca o praticou a nível de competição.

Em 2010 e, embora a sua moto fosse já de 2007, decidiu inscrever-se no Campeonato Nacional de Supermoto. Com um entusiasmo crescente, o Ricardo participou e completou as seis provas que faziam parte do Campeonato, tendo pontuado em todas as provas e terminado no 4º lugar da classificação geral. Um resultado brilhante, neste seu primeiro ano de participação em provas desportivas.

1ª prova – Alcanede I, 25 de Abril – Terminou a 1º manga em 4º lugar e a 2ª manga em 6º lugar, tendo garantido o 5º lugar da geral na prova de estreia.
2ª prova – Almeirim I, 23 de Maio – Mesmo com problemas mecânicos na sua moto devido a uma queda nos treinos livres, terminaria a 1ª manga em 7º lugar, e a 2ª manga em 8º lugar, ficando em 6º lugar do campeonato.
3ª prova – Alcanede II, 6 de Junho – O Ricardo terminou a 1ª manga em 5º lugar e a 2ª manga em 4º lugar, subindo para o 4º lugar no campeonato.
4ª prova – Santo André, 18 de Julho – Devido à mudança forçada de marca de pneus, surgiram problemas ao nível da ciclística da moto, o que fez com que os resultados fossem abaixo do esperado: um 8º lugar na 1ª manga e um 9º na 2ª manga, mantendo apesar disso o 4º lugar do campeonato.
5ª prova – Bombarral, 14 de Agosto - Prova Nocturna – Finalizou a 1ª manga em 9º lugar e a 2ª manga em 5º lugar. Ainda mantinha o 4º lugar do campeonato.
6ª prova – Almeirim II, 4 de Setembro – Na 1ª manga terminaria em 6º lugar, mas a consagração dar-se-ia na 2ª manga e última do campeonato, quando conseguiu um brilhante 3º lugar, tendo subido pela primeira vez ao pódio.
Em 2011 o Ricardo conta com uma equipa mais estruturada, integrada no núcleo desportivo do Grupo Motard Os Correias. Após um ano de lançamento com resultados promissores, apresentando este suporte e uma moto de 2011, poderá conseguir ainda melhores resultados.

Daí que os principais objectivos para a época de 2011 são:

Primeiro – Participar em todas as provas que se vão realizar do Campeonato Nacional de Supermoto e terminar o campeonato numa das três primeiras posições.

Segundo – Fazer um bom campeonato para ter hipótese de participar na prova do Campeonato do Mundo de Supermoto, que se realizará no Kartódromo Internacional de Portimão no final da época, numa prova com um enorme carácter mediático, projectando as marcas que o apoiarem numa dimensão de carácter mundial, visto a decoração da moto se manter para essa prova Internacional.

Contactos:
Texto e Fotos



Responsável da Equipa: Miguel Teixeira 967 467 462 / 915 864 069

http://www.oscorreias.net/grupomotard/GMcompeticao.html

1 comentário:

CORREIA disse...

O amigo Jaky como amigo da familia Correia descreveu muito bem o percurso do nosso (puto) que este Fim de semana em Portimão vai realizar mais uma prova juntando provas do campeonato mundial, europeu e nacional de supermoto contando com o apôio do seu grupo motard Grupo Motard os Correias.
Um abraço amigo Jaky e obrigado