terça-feira, setembro 06, 2011


Rui Gonçalves conquista o 4º posto em Gaildoirf

 Depois de duas semanas de intervalo o Campeonato do Mundo de Motocross voltou ao activo para a penúltima prova da época 2011. O Grande Prémio da Europa disputou-se em Gaildorf, um circuito com uma longa história de corridas tendo recebido a sua primeira prova do Mundial de Motocross em 1976 e inclusive o Motocross e Troféu Nações em diversas ocasiões (78,79,82,85 e 89)

Depois de alguns anos de ausência os Grande Prémios regressaram a o clássico circuito alemão sendo que Rui Gonçalves esteve em Gaildorf pela última vez em 2005.
Recordemos que Rui Gonçalves sofreu para chegar ao fim no GP de Inglaterra, aguardando com expectativa a sua prestação nesta prova visto seu médico ter recomendado repouso absoluto durante dez dias.
Com um traçado muito duro em algumas zonas, escorregadio nas partes rápidas e cheio de sulcos profundos nas zonas mais moles Gaildorf exige muita concentração e uma técnica de condução especial para evitar erros. Nas sessões de treinos Rui Gonçalves tomou o pulso à pista germânica e na corrida de qualificação garantiu um excelente 6º posto depois de ter rodado com alguma margem de segurança.
Nas corridas de Domingo Rui Gonçalves volta a efectuar uma boa partida na primeira manga colocando a sua Honda CRF oficial no grupo dos mais rápidos durante as primeiras voltas assegurando o 5º posto durante as primeiras seis passagens pela meta. Praticamente a meio da primeira manga, numa curva cheia de sulcos profundos Rui Gonçalves embatia com o radiador da sua moto num monte de terra e dobrava por completo este componente e a tampa que o protege. A partir deste momento tornou-se bastante difícil curvar para o lado esquerdo e assim, Rui Gonçalves optava por garantir o 6º posto final na 1ªa manga.
Na segunda corrida do dia víamos uma vez mais Gonçalves a catapultar a sua CRF 450 para os lugares da frente procurando chegar o mais próximo possível do francês Xavier Boog. Na 10ª volta Rui Gonçalves consegue a ultrapassagem ao seu adversário rodando nessa posição durante três voltas. Porém, numa curva lenta, a moto de Gonçalves iria “calar-se” e o piloto da Honda World Motocross perdia três lugares de uma só vez sendo obrigado a uma forte recuperação nas últimas voltas e que lhe garantia, de novo, o quarto posto no final da corrida.

Rui Gonçalves: “"De uma forma geral foi um bom fim-de-semana depois dos problemas que senti no último GP disputado na Grã-Bretanha.
Já aqui tinha estado há alguns anos e a pista de Gaildorf tem um piso compacto que exige algumas precauções porque tem muita tracção em algumas partes e noutras parece gelo. Na primeira manga consegui fazer um bom arranque mas às tantas, numa curva, bati com o radiador numa lomba e dobrei a tampa e o radiador do lado esquerdo. A partir desse momento tornou-se muito dificil curvar para esse lado por isso mantive a minha posição.
Na segunda manga consegui voltar a fazer uma boa partida. Fui passando adversários subindo até ao quarto posto. A certa altura a moto foi-se abaixo numa curva e voltei a perder três ou quatro lugares. Tive de recuperar conseguindo chegar de novo ao 4º posto depois de ter encontrado duas ou três trajectórias onde era mais rápido que os meus adversários.
Ainda não estou a 100% dos meus problemas físicos porque continuo a sentir alguma tensão em termos musculares o que obriga a uma maior vigilância da minha condição física."

Classificações GP da Europa: 1º Antonio Cairoli (ITA) 42 pts, 2º Eugeny Bobryshev (RUS) 38 pts, 3º Xavier Boog (FRA) 37pts, 4º Rui Gonçalves (POR) 33 pts... 5º Kevin Stribjos (BEL) 32 pts …

 Assim está o campeonato: 1º Antonio Cairoli 596 pts, 2º Steven Frossard 472 pts, 3º Clement Desalle 461 pts, 4º Max Nagl  439 pts, 5º Eugeny Bobryshev 425 pts, 6º Rui Gonçalves 404 pts etc.

Press Officer Rui Gonçalves
email: ruigoncalves22press@gmail.com
web: www.ruigoncalves.com
Facebook: https://www.facebook.com/ruigoncalvesmx

Sem comentários: