segunda-feira, agosto 08, 2011

Pódio para Rui Gonçalves em Loket

Depois de uma prestação brilhante no GP da Bélgica disputado na semana passada, Rui Gonçalves já vinha dando indicações de que tinha condições para estar no pódio da classe rainha do Motocross Mundial.
Em Loket, circuito situado na República Checa, foi a vez do piloto luso se estrear pela primeira vez no terceiro lugar do pódio na classe MX1.
As condições climatéricas mostraram-se adversas com a chuva a cair copiosamente durante os dois dias de prova tornando, o já tradicionalmente escorregadio traçado checo, num autêntico desafio em termos das afinações das motos.
Durante os treinos o piloto do Team Honda World Motocross mostrou a sua apetência pela pista de Loket. O seu à vontade neste circuito ficou provado, logo no sábado, quando Rui Gonçalves conquistou o 3º posto na manga de qualificação, corrida muito disputada e que envolveu o piloto de Vidago numa interessante disputa com Clement Desalle.


Apesar da chuva intensa que se abateu no circuito, durante as mangas, foi-se criando uma única trajectória que permitia os pilotos evitarem as partes mais pesadas da pista.
Na primeira manga Rui Gonçalves voltou a efectuar um dos seus tradicionais bons arranques instalando-se, logo desde a primeira volta, no segundo posto. Essa posição seria mantida durante dezanove voltas até que Clement Desalle consumaria a ultrapassagem já perto do final da corrida. Rui ainda conseguiria evitar repetidos ataques do seu colega de equipa, o russo Eugeny Bobryshev.
Na partida para a segunda manga Rui Gonçalves voltaria a colocar a sua Honda CRF 450 R oficial nos lugares cimeiros. Tanel Leok seria o mais rápido no arranque enquanto Rui Gonçalves, depois de ter ultrapassado Xavier Boog, desferia diversos ataques ao piloto estoniano. Com o circuito a apresentar só uma trajectória limpa Gonçalves mantinha o segundo posto durante cinco voltas sempre muito pressionado por Clement Desalle. O belga consumava a ultrapassagem na 7ª volta e Rui Gonçalves aproveitava para se defender de forma brilhante dos ataques de António Cairoli para terminar no 3º posto final.


Rui Gonçalves: “ Custou mas foi desta vez que consegui voltar a estar no pódio numa corrida do Mundial de Motocross. Já fazia algum tempo que não sentia esta sensação, e posso dizer que já sentia imensas saudades. A última vez foi em Lierop, em Agosto de 2009.
Na primeira manga consegui capitalizar a boa partida para rodar sempre de forma muito consistente nos lugares da frente. O Desalle estava um pouco mais rápido e por isso optei por terminar em 3º.
Na segunda manga voltei a sair no grupo da frente e envolvi-me numa luta muito interessante com o Leok. O Leok distanciou-se um pouco e a certa altura comecei a sentir problemas de tracção na moto. O piso por baixo ficou extremamente duro e a escolha de pneus que fiz limitou um pouco a minha progressão.
No cômputo geral foi mais um excelente Grande Prémio. Acho que de depois das últimas corridas, onde estive muito perto de estar no pódio, este foi um bom prémio para mim e para toda a equipa Honda World Motocross que fez um trabalho fantástico com a minha moto de corrida.”

Classificações GP Rep. Checa: 1º Clement Desalle(BEL) 47 pts, 2º Antonio Cairoli (BEL) 43 pts, Rui Gonçalves (POR) 40 pts, Tanel Leok (EST) 35, 5º Max Nagl (GER) 31 …
Assim está o campeonato: 1º Antonio Cairoli 509 pts, 2º Clement Dessale 461 pts, 3º Steven Frossard 428 pts, 4º Eugeny Bobryshev 387 pts, 5º Max Nagl 378 pts; 6º Rui Gonçalves 349 pts etc.


Press Officer Rui Gonçalves
email: ruigoncalves22press@gmail.com
web: www.ruigoncalves.com
Facebook: https://www.facebook.com/ruigoncalvesmx

Sem comentários: