quinta-feira, janeiro 20, 2011

A ditadura do saca-rolhas

Esta manhã passei numa banca de jornais e fiquei horrorizada. A maior parte das capas de revistas ostentavam a cara do saca-rolhas. Uma semana depois do facto e ainda é capa de revista já depois da exaustão de ver um homicídio doentio na abertura dos noticiários das televisões.
Será que em Portugal não há mais nada para se dizer ao País e ao Mundo?

Que raio de povo somos nós que vivemos a ler sobre tragédias, crises e infelicidades ….. não temos nada de bom? Somos um povo estúpido ou temos jornalistas que nos fazem de estúpidos?
Deixamos que uma ditadura jornalística nos domine e nos reduza à insignificância de um saca-rolhas, esquecendo-nos que somos um povo com um enorme historial de feitos e conquistas, que somos um povo que gera constantemente homens e mulheres de coragem, pessoas que se destacam no desporto, nas artes, na ciência por esse mundo fora mas que cá dentro não passam de ilustres desconhecidos, sem direito a reconhecimento por parte dos meios de comunicação …
Onde está o nosso amor-próprio?


Srs. jornalistas, esqueceram-se dos nossos campeões? Andam a dissertar sobre a extradição do saca-rolhas para Portugal e nem se lembraram de promover uma campanha para ajudar o jovem campeão de supercross Henrique Venda a regressar a Portugal depois do acidente? Prefiro que os meus impostos sejam gastos em ajudar pessoas que contribuem para me orgulhar de ser portuguesa !!!
Sinto-me indignada. Sinto-me enganada todos os dias quando passo pela banca de jornais e só vejo notícias sobre futebol, visitas de Estado para endividar os nossos filhos e tragédias de saca-rolhas.
Quero mais que isso. Quero saber, alegrar-me e orgulhar-me de todos os outros campeões anónimos. Ninguém tem dúvidas que o Mourinho é o Special One … no futebol. Mas o desporto não é só futebol. Há muitos outros special ones noutras modalidades, completamente desconhecidos. Quero ler sobre o 3º lugar no Dakar conquistado pelo Helder Rodrigues, quero saber sobre as vitórias da Elisabete Jacinto, do Gonçalo Reis, do Armindo Araújo, da Jessica Augusto e de todos os outros que desconheço mas que acredito serem uma enorme lista de excelentes bons exemplos para nós, para os nossos filhos.
Para isso é que existem jornalistas, para nos informar do que se passa à nossa volta. Quero jornalistas que saibam escrever e editores com bom senso.
Será que é pedir muito?


E nós? Eu e tu e os outros, não vamos fazer nada contra isto? Vamos continuar nesta redoma de indiferença e deixar que continuem a tratar-nos como ignorantes?
Nunca é tarde demais para manifestar o nosso desagrado, há sempre lugar para dizer: Já chega!
Esta é a minha forma de o fazer. Se concordarem passem esta mensagem ou passem a vossa mensagem. Mas façam alguma coisa. Contribuam para que circule e chegue aos ouvidos dos responsáveis dos meios de comunicação que nós sabemos ler, que temos espírito crítico e que estamos fartos de notícias de saca-rolhas.


Paula Kota

Sem comentários: