quinta-feira, outubro 21, 2010

Team Sol Posto Competição
Gonçalo Reis o melhor português em Lagares



Lagares foi reconhecida como um das mais belas e exigentes provas de “Hard Enduro” do Mundo e como tal este ano contou com a presença de duas das maiores estrelas da modalidade: Graham Jarvis, ex piloto do Mundial de Trial e o neozelandês Chris Brirch, vencedor da edição de 2010 do Red Bull Romaniacs.
A organização já definiu, em anos anteriores, o grau de dificuldade da Extreme XL de Lagares: o céu acaba ali, e é o inferno que começa. Verdade confirmada pelo facto de, apenas, cinco pilotos da Classe Pró terem terminado as duas voltas definidas para o percurso.
Gonçalo Reis voltou a aprender junto dos melhores piloto do mundo, mostrando a sua especial apetência por provas Extreme.
Gonçalo Reis: “Fui para a zona de Lagares logo na 5ª feira à noite para no dia a seguir poder participar no estágio dado pelo piloto Chris Birch. Foi bastante interessante e deu sempre para partilhar algumas ideias e experiências.
No Sábado andei a ver as especiais e alguns pontos de interesse nas trialeiras, e apercebi-me logo que ia ser uma prova durissima.
Depois disso fomos fazer umas filmagens para a Throttle Entertainment, como pilotos "favoritos".
No domingo o dia começou com o prólogo de enduro, num terreno com muita pedra onde consegui levar a melhor os outros pilotos. Sabia que não era ali que se definia a corrida, mas dei o meu melhor para poder sair à frente não perdendo muito tempo. Na parte da tarde, foi o percurso Hard Enduro e senti-me muito bem fisicamente .
O percurso tinha cerca de 20 km onde 10 km eram de rios com bastante pedra e os restantes 10Km eram trialeiras também com pedra. Inseridas nestes 20km, existiam duas especiais “Extreme” artificiais, onde perdi muito tempo numa delas a voltar a colocar a mota a trabalhar visto ela se ter calado dentro de um ribeiro muito fundo. Depois de ela pegar já estava bastante cansado, mas lá continuei. Entrei num rio muito técnico e trabalhoso e consegui recuperar forças até ao final.
Fui o quarto piloto a chegar ao final, colado ao terceiro, mas acabei por ficar em quinto devido à diferença de tempos no prólogo.
Estou muito contente com o resultado pois, entre todos, fui o que levou a mota com menos cilindrada e mesmo assim cheguei ao fim perto dos líderes.
A prova teve uma excelente organização e conseguiram chamar a Lagares cerca de 10 mil pessoas (foi o que a organização indicou). Esta prova no fundo também serviu para tentar ver em que ponto me encontro em relação aos outros pilotos desta modalidade.”


Classificação Extreme XL Lagares: 1º Graham Jarvis (GBR) 2h57m, 2º Chris Birch (NZ) 3h30m, 3º Xavier Leon (SPA) 4h05m, 4º Melxior Faja (SPA) 4h12m, 5º Gonçalo Reis (POR) 4h14m.

Sem comentários: