Rui Gonçalves mais perto da liderança
Depois de na corrida do passado fim-de-semana Rui Gonçalves ter conquistado o segundo lugar da tabela do Mundial, a jornada da República Checa veio beneficiar o piloto português no seu assalto ao título de Campeão Mundial de MX2. Ao subir ao segundo lugar do pódio, resultado de dois terceiros lugares conquistados na pista de Loket, Gonçalves ficou agora a apenas 20 pontos de diferença do seu colega equipa e líder do campeonato, o francês Marvin Musquin. Rui tirou partido de um azar do seu adversário que na segunda manga da tarde viu o motor da sua KTM “calar-se” sendo obrigado a desistir, uma situação que o próprio Rui conhece bem e que só vem comprovar que o motocross é isto mesmo: um desporto fascinante e recheado de imprevistos.
Temperaturas altas e piso duro são habitualmente as condições ideais para os pilotos franceses e a provar este facto estava o regresso da “armada francesa” com seis dos seus pilotos no top-ten na corrida de qualificação de sábado. Rui quedou-se pela 5ª posição depois de recuperar do oitavo posto ultrapassando três dos pilotos gauleses no processo. Mesmo assim, o piloto confessou no final que não estava a encontrar o seu melhor ritmo.
No domingo, pelo contrário, Rui conseguiu o “holeshot” na partida - essencial nesta pista em que é difícil ultrapassar - liderando até pouco mais do meio da prova mas sempre sujeito à pressão dos seus adversários que nunca lhe deram descanso. Primeiro com Musquin e depois com um “terrível” Ken Roczen que, decidido, lhe roubou a primeira posição para não mais largar até final. Durante a segunda metade da manga Rui aguentou bem a investida do seu colega de equipa até duas curvas do final quando um erro de trajectória ainda lhe veio a custar a segunda posição.
A segunda corrida do dia trouxe de volta às vitórias o francês Gautier Paulin que liderou da 1ª à última volta permitindo-lhe recuperar alguns pontos no campeonato para Rui. O piloto de Vidago partiu em terceiro e ainda tentou conquistar o 2º lugar ocupado pelo francês Xavier Boog mas teve de se contentar com a terceira posição a apenas 1,3 segundos do seu adversário.
Valeu o esforço do português até porque segundo nos contou as condições não eram as melhores: “Voltei a ter problemas de estômago, e acabei esta manga em sacrifício. Não me sinto cansado, mas quando entro em situação de fazer mais esforço o estômago reage de maneira muito esquisita. Quase vomitei dentro do capacete!… Amanhã vou ao médico para ver o que se passa. Felizmente, temos agora estas três semanas de intervalo até Lierop, para poder recuperar. Foi um fim-de-semana bastante positivo em termos de Campeonato, pois ganhei muitos pontos ao Marvin apesar de ter perdido alguns para o Paulin. Ficou outra vez tudo em aberto e estou ansioso pelas corridas que faltam pois quero continuar a lutar pelo título.” E não é para menos pois o Mundial continua nos próximos dias 29 e 30 de Dezembro na pista de areia de Lierop, na Holanda, uma das mais favoráveis aos atributos do piloto português.
Classificação MX2 Loket (República Checa)
1. Gautier Paulin, France, 43
2. Rui Gonçalves, Portugal, 40 points
3. Xavier Boog, France, 38
4. Ken Roczen, Germany, 37
5. Valentin Teillet, France, 33
Campeonato do Mundo MX2
1. Marvin Musquin, France, 443
2. Rui Gonçalves, Portugal, 423
3. Gautier Paulin, France, 415
4. Davide Guarneri, Italy, 373
5. Ken Roczen, Germany, 306
Sem comentários:
Enviar um comentário