terça-feira, setembro 05, 2006


7ª Concentração do moto clube Paivense

Situado a escassos 45 quilómetros da cidade do Porto, o concelho de Castelo de Paiva é o mais distante da sede do distrito a que pertence (Aveiro), estendendo-se desde os limites de Arouca até ao Rio Douro, entre os concelhos de Cinfães, Gondomar e Santa Maria da Feira.
O município paivense é uma faixa de terra caprichosamente recortada entre as províncias da Beira e do Douro Litoral e, por isso, partilha das belezas desta encantadoras regiões.
O Concelho tem uma superfície de 109 quilómetros quadrados, uma população que ronda os 17 mil habitantes e está integrado na Diocese do Porto. Tradicionalmente rural, foi no passado marcado pela exploração carbonífera do Pejão. Em virtude de uma política municipal, orientada para a reconversão económica local, novas e modernas unidades fabris surgiram, em zonas industriais, devidamente infra-estruturas e construídas para o efeito, destacando-se os investimentos nas áreas do calçado, têxtil, madeiras e mobiliário, metalomecânica e construção de roulotes e auto caravanas, que trouxeram mais progresso e emprego para a região.
A situação privilegiada do concelho em relação às vias de escoamento dos produtos manufacturados foi bastante melhorada com a construção do Porto Fluvial de Sardoura, entretanto já ampliado de forma a permitir a acostagem de dois cargueiros em simultâneo, uma estrutura integrada no projecto de navegabilidade do Rio Douro, que veio contribuir para o desenvolvimento da economia da região.
A construção da Variante à EN 222, já com dois troços concluídos e a terceira fase já entregue ao empreiteiro, é uma das grandes apostas do Executivo Municipal, presidido por Paulo Teixeira, aproximando assim o município de Castelo de Paiva do litoral e dos grandes centros de decisão, possibilitando a cativação de investidores e mais indústrias.
Ao construir a Zona Industrial de Lavagueiras, localizada no extremo sul do concelho, a edilidade local procurou potenciar um novo desenvolvimento para a região, na perspectiva de voltar a registar-se o progresso e a dinâmica social que outrora esta zona manteve.
A construção de uma nova ponte sobre o Douro ligando a Penafiel, bem como a construção da Variante à EN 224, (IC35) no sentido de melhorar as acessibilidades e projectar o concelho no contexto regional, permitirá uma ligação mais rápida à Comunidade Urbana do Vale do Sousa, à A4 e, consequentemente, ao Porto e zonas periféricas.
O local da concentração foi realizado no gimnodesportivo, as tendas ficaram no terreno relvado das piscinas municipais, a zona do W.C., duches (água quente e fria), houve sempre uma preocupação do responsável deste sector de vistoriarem as condições de todas estas instalações, manterem sempre limpas e reforçando o papel higiénico.
As tendas dos feirantes e o palco ficaram na parte do átrio do gimnodesportivo, a zona das refeições ficou na parte lateral do pavilhão e que as refeições foram disponibilizadas por uma empresa local de hotelaria (Barracas Relhas, Almoços e Jantares – Festas; Adriano Barbosa de Pinho; Fornos – Castelo de Paiva; Tel. 968474277).
Na sexta-feira, abertura das inscrições com presença de moto clubes e grupos motards dos arredores, às 20:00 serviram churrasco (carne de porco, entrecosto, pão, bebidas e fruta), com mesas e bancos para todos os motociclistas. Depois do churrasco actuou um grupo de rock alternativo, mesa de ensaio,uma banda de garagem de Castelo de Paiva o “Kummer” (tel. 917469257), no fim do grupo, desligar os motores ou passar a noite no “bar nosso”.
No sábado de manhã a continuação das inscrições e com um dia excelente para estes eventos, na hora do almoço serviram sardinhada (directo da lota de Matosinhos) e entrecosto com o normal menu. Pela tarde realizaram vários jogos tradicionais para manterem todos os motociclistas animados e para que a tarde de sábado, não sejam tão monótonas.
O jantar foi servido às 20:00, o menu rojões, batatas e arroz, com tudo incluído.
O conjunto típico “os populares bairristas”, animaram todos os presentes, motociclistas e os visitantes locais, no fim do conjunto cantaram os parabéns ao Cristiano, filho do Israel Clã motociclista, que também é feirante de comida e bebidas, que normalmente vende leitão nestas paragens e depois do aniversariante de 2 anos soprar a vela, o pai convidou a todos presentes a participar na festa do filho.
Seguiram-se o grupo de rock os “Área Proibida”
animaram bastante a noite, no intervalo deste conjunto, as strips para aquecer os ânimos e no final do strip, os “Área Proibida” finalizaram em grande apoteose, no final do grupo de rock, alguns motociclistas foram até ao “bar nosso”, mas a maioria preferiram descansar.
Domingo de manhã pequeno-almoço, depois começou o passeio motociclista pela bela região de Castelo de Paiva com uma paragem, na Quinta de Belmonte (sociedade agrícola, LDA; Produtor/Engarrafador nº1437; Vilar Vasemelos 914033009; vinhos “Belpaiva”;
www.subregiaodopaiva.com), que ofereceram a todos presentes aperitivos, sumos e naturalmente serviram algum vinho que produzem.
No regresso à base foi servido o almoço, menu frango assado, arroz e com os habituais acompanhamento.
No final desta festa entregaram as lembranças a todos moto clubes e grupos motards, a lembrança foi uma garrafa de vinho, sorteio com bons prémios, capacete, presunto, e outros materiais.
Dou os parabéns a este moto clube por estarem bastante organizados, tanto nas condições higiénicas, qualidade na alimentação, bem receber, e humildade de todos os intervenientes do staff e direcção.
Parabéns e até para o ano.
Boas curvas.
Nelson Lima
Fotos
Nelson Lima/Zébar

Sem comentários: