quinta-feira, maio 28, 2009

PR 10-09 26/05/2009
Team Sol Posto Competição
Mais um título na classe Elite I
A vila de Góis foi palco da última jornada da edição 2009 do Campeonato Nacional de Enduro, prova em que Gonçalo Reis alcançou o terceiro título consecutivo na classe Elite I.
Após nove dias de competição estava tudo em aberto relativamente à discussão do título nas classes Elite I e na classe Open.
Com uma reduzida diferença pontual entre Gonçalo Reis e o seu opositor Fernando Zanol, o piloto do Team Sol Posto sabia que tinha,obrigatoriamente, de vencer os dois dias de competição em Góis para se sagrar Campeão Nacional.
No primeiro dia de prova os dois adversários sofreram uma penalização que mesmo assim permitiu a Gonçalo Reis ficar à frente de Zanol. No segundo dia Gonçalo Reis entrou, nitidamente, ao ataque liderando a prova disputada na bela região beirã, desde oprimeiro momento com uma vantagem que nunca superou uma dúzia de segundos. Todavia o golpe de teatro seria dado na última especial do dia onde Gonçalo Reis entrava com uma vantagem de 2,9s, que em condições normais asseguravam uma vitória descansada, mas Zanol seria mais rápido averbando menos 12s nesta prova cronometrada relegando o piloto da KTM para o segundo posto. Porém Gonçalo Reis consegue obter o título na classe Elite I, o terceiro da sua curta carreira, escapando-lhe o Absoluto por apenas 5.
Faço referência que este foi um Campeonato muito disputado e em que, tanto o Zanol como eu, provámos que fomos os pilotos mais rápidos entre todos os outros. Foi um campeonato emocionante em tive de me aplicar a fundo. Depois da prova de Rio Maior fiquei mais confiante e penso que deixei tudo emaberto com a dupla vitória nessa prova. Aqui sabia que iria terde dar muito gás para chegar ao título, mas o meu adversário esteve mais forte e bateu-me na última especial do dia. Fiquei triste porque queria ganhar o título Absoluto e o da Elite I ao mesmo tempo, mas tal não foi possível. Foi uma prova muito interessante com um percurso espectacular mas onde senti algumas dificuldades pelo facto de ser o primeiro a entrar nas especiais que estavam um pouco enlameadas. Quando começou a chover a trovejar no alto da serra cheguei a ter receio de ser atingido por um raio. Gostaria de dedicar este título a todos os meus patrocinadores pelo facto de me terem apoiado desde a primeira hora.”

Classificação final Campeonato Absoluto Open:

1º Filipe Zanol 188 pts
2º Gonçalo Reis 183 pts
3º Mário Patrão

Classificação final Classe Elite I

1º Gonçalo Reis 188 pts
2º Gonçalo Bandeira 152 pts
3º HélderRodrigues 80 pts

Sem comentários: