No dia 28 de Maio fui ao encontro com a Gracinda Ramos, tomamos o pequeno-almoço em Penafiel. Seguimos na direcção Cinfães, onde paramos para tomar um café.
Retomamos a nossa aventura pelas margens do Rio Mondego, onde a Gracinda disse “tantos camarões bonitos”, a pensar camarões, quando vi eram pessoas fazer canoagem.
Fomos pelas montanhas acima e abaixo, claro quem dava as ordens era o Monsenhor Patrick, tenho de admitir belas curvas, parece uma dança, apesar de raspar os patins 3 vezes.
A paisagem era espectacular, pequenas povoações esquecidas no tempo, locais mágicos e de uma beleza estonteante. A isto sim, chamo um belo passeio moto turístico, sem pressa para chegar ao outro lado.Por volta das onze chegamos a Tondela com calor danado, andamos à procura do dito monumento, mas nada, ficamos pela povoação, comemos cerejas e visitamos a igreja matriz.
Metemos a caminho e com nuvens muito ameaçadoras, metemos os fatos de chuva, claro sempre me vejo às aranhas para vestir as calças. Almoçamos no Marquês, belo e com visual tradicional.
Quando saímos o tempo melhorou, continuamos a nossa aventura e o primeiro castelo que visitamos, castelo de Pombal. Mas ao visitá-lo demos com o nariz na porta, fomos ao Segundo Castelo de Porto Mós – Leiria, valeu a pena visitar e também o guia nos relatou a história do Castelo.
Estávamos a dirigimos para a próxima conquista, mas avistava-se no horizonte nuvens ameaçadoras, resolvemos retirarmos até aos Correias. Notei que a Gracinda estava andar demasiado devagar, paramos para descansar e acabar com as cerejas.
Depois do descanso fomos em direcção a Portela de Azóia, passamos ao lado da Ota onde vivi 5 anos na Base nº2. O tempo novamente melhorou, foi um alívio ter retirado o fato chuva, seguimos em direcção aos Correias, mas nada, porque o Patrick não detectou Portela de Azóia, a segunda arma e que uso mais é “tio ó tio”, mas conseguimos.No evento os nossos amigos estavam à nossa espera, pessoal do Moto & Destinos, Sete, Toni e Elísio, Fernando e a família Correia. Chegamos à hora do jantar. Noite muito animada, pela primeira vez ganhei alguma coisa, fizeram vários sorteios e como também o Famoso Cavalo Lusitano,
entrega de lembranças. Foi um aniversário muito animado, com muitos moto clubes presentes, pela noite dentro actuação da banda Bang e Roses, depois descanso do guerreiro/a.
Pela manhã serviram o pequeno-almoço e também serviram o almoço.
Despedimos de todos, o Sr. Correia pediu-nos quando chegássemos a casa para enviar 1 sms. Fomos novamente para nossa aventura e desta vez vinha o Serzedo e a sua esposa, fomos até ao Castelo de Almourol,
não fomos ao castelo porque tinha lá uns cabeçudos mal-educados, mas valeu, claro que faremos outra visita.
Despedimos de todos, o Sr. Correia pediu-nos quando chegássemos a casa para enviar 1 sms. Fomos novamente para nossa aventura e desta vez vinha o Serzedo e a sua esposa, fomos até ao Castelo de Almourol,
não fomos ao castelo porque tinha lá uns cabeçudos mal-educados, mas valeu, claro que faremos outra visita.
Voltamos à estrada para Tomar para visitar o Castelo, estacionamos as motos no local, subimos até lá cima, bufava por todos cantos, porque encontrava em estado febril, mas consegui quase morto de cansaço, estava fechado para restauro. Antes de sair do local vime grego, se não fosse ajuda do Serzedo malhava, paralelos com lama á mistura. Continuamos até ao centro da cidade e estacionamos as motos à beira da esplanada de um café, pedimos a bebida para refrescarmos as nossas gargantas. Um dos funcionários estavam a ver e comentavam acerca das motos que não se importavam de trocar o aspirador deles pela minha, que sorte! Conversa puxa conversa e contaram a sua experiência que fizeram com o aspirador, também confirmamos que existe aventureiros que vão nas suas Vespas para várias partes do mundo.
Combinamos comer na Anadia e fomos pelas montanhas ou vales com uma beleza estonteante. Chegamos ao restaurante e pedimos o famoso leitão, estava delicioso. Fomos os últimos a sair e para mais desalento nosso chuva. Também a moto entrou na reserva, fomos pela A1 devagar a 80 km/hr e com chuva forte, tive sempre 3 anjos da Guarda, também rezei todo caminho até á bomba de Antuã, depois despedimo-nos e até próxima aventura.
Especial agradecimento aos Correias, Gracinda Ramos por dar-me um gostinho do que é o Moto Turismo e por último ao Serzedo e sua esposa, foi um prazer enorme ter rodado por este lindo país e boas curvas…
Fotos e Texto
Nelson Jaky C. Lima
1 comentário:
Olá Nelson.
Muito bom, especialmente "" o Serzedo e a sua esposa""
ahahahaha
Abraços e boas curvas
José Manuel Pereira
Enviar um comentário