No dia 20 de Julho 2005, a Câmara de Loures e o Moto clube do Oriente assinaram um protocolo que visa a participação deste grupo de motards no apoio a actividades desportivas que necessitem de apoio a nível da segurança rodoviária.
Em Loures realizam-se anualmente centenas de eventos que percorrem as ruas e estradas do concelho. Falamos de provas desportivas ligadas ao atletismo - no qual a Corrida das Colectividades tem forte protagonismo -, ao ciclismo ou ao ciclo turismo, também duas modalidades com grande implantação na região saloia. Em todos estes casos, é vital para a realização dos eventos a participação de “batedores”, ou seja, elementos que se deslocam em veículos motorizados e que fazem a chamada “abertura de alas” para que o desporto possa sair à rua em segurança, quer para atletas, quer para automobilistas e público em geral.
Nesse sentido, a Câmara vinha desenvolvendo um conjunto de parcerias com o Moto clube do Oriente, uma associação de motards com sede em São João da Talha que conta já com mais de 150 sócios. Agora, e com o objectivo de formalizar esta cooperação, no dia 20 de Julho, realizou-se, no salão nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de assinatura de um protocolo entre as duas instituições, que permite ir além das actividades até agora estabelecidas, já que prevê a realização de iniciativas ligadas à prevenção rodoviária, não contando com as já sublinhadas participações nas provas desportivas organizadas pelo Município.
Após a assinatura do documento feita por Carlos Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, Vereador com o pelouro do Desporto, e José Marques, Presidente da Direcção do Clube, o líder dos motards aproveitou a ocasião para relembrar que “o Moto clube pretende com este protocolo dar as condições mínimas de segurança aos atletas durante a realização das provas”, já que eles serão os “batedores”, liderando os cortejos das provas. Já o Vereador Ricardo Leão salientou que “este acto é a formalização de uma cooperação que já existia” acrescentando que “brevemente a Autarquia irá ceder instalações para a sede do clube, e a fruição do Jardim Álvaro Roxo, em Vale Figueira (São João da Talha), para a realização de diversas iniciativas, obtendo assim fundos para o clube”. Por sua vez, Carlos Teixeira mencionou que “a ligação entre estas duas entidades significará a garantia da segurança para os atletas” e que “os motards são um símbolo para os nossos jovens, pelo que a sua colaboração em prol da sociedade é extremamente importante”.
(retirado da página do moto clube dos Oriente)
No dia 30 de Abril 2011 moto clube do Oriente realizou mais um aniversário para todos presentes, com várias actividades no recinto bike show, strip, touro mecânico, bandas, matrecos, castelo de ar, pequeno show de marionetas e um pequeno estúdio de pintura para todas as crianças presentes. Entrada livre, mas para almoço uma inscrição de 5 euros. Foi um dia muito chuvoso e por volta dás 18:00 felizmente a chuva cessou. Vários moto clubes da zona estiveram presentes e como a povoação local, pela noite dentro o recinto encontrava-se cheio. Antes do último grupo actuar, fizeram as entregas de lembranças e agradecimento ao poder local e sócios.
Até para o ano e boas curvas…
Sem comentários:
Enviar um comentário