segunda-feira, junho 06, 2011

Rui Gonçalves com jornada de contrastes em França

Desta feita foi a localidade de St Jean D’Angely que recebeu a quinta jornada do mundial da modalidade, localidade que também servirá de palco para o Motocross das Nações a disputar em Setembro próximo.
As condições climatéricas voltaram a ter um papel preponderante nas corridas, com uma temperatura elevada, muita humidade e pouco vento a fazerem-se sentir durante o Sábado.
Na manga de qualificação Rui Gonçalves não conseguia evitar dois erros quando deixou a sua moto ir abaixo após ter bloqueado a roda traseira da sua moto nas travagens. Gonçalves conseguiria, apesar de esta situação terminar no oitavo posto a qualificação, garantindo assim uma boa escolha na grelha para as corridas de domingo.
O piso traiçoeiro da pista gaulesa exigia atenção redobrada por parte dos pilotos. Completamente minado por pequenas pedras que quando lançadas das rodas traseiras das motos funcionam como autênticos projécteis, o circuito de St Jean D’Angely causaria ainda diversas quedas entre os pilotos da frente.
Na primeira manga Rui Gonçalves iria ter alguns problemas quando alinhava na grelha de partida quando o dispositivo de partida se soltou quando a grelha estava prestes a baixar. Esta situação iria inviabilizar um bom arranque e Gonçalves afundava-se no pelotão. Incapaz de efectuar uma boa recuperação, o piloto da Honda limitava-se a rolar até ao fim, acabando no 14º lugar já bastante afastado do pelotão da frente.
Aproveitando o intervalo entre mangas para se concentrar ao máximo, o piloto de Vidago voltava a efectuar um arranque canhão na segunda manga, passando na primeira curva no 3º posto. Essa seria a sua posição durante dez voltas até que seria ultrapassado por Steven Frossard. Momento alto da corrida seria a interessante disputa de Rui com Antonio Cairoli. Durante quatro voltas Gonçalves rolava na trajectória mais limpa, aproveitando ao máximo o poder de aceleração da CFR 450 R. Perto do final Cairoli conseguia finalizar a ultrapassagem num gancho e, por pouco, Gonçalves não evitou a queda. Relançando o seu forte ritmo, e já na última volta, Rui Gonçalves conquistava o quarto posto depois de ultrapassar o seu colega de equipa Eugeny Bopbryshev.

Rui Gonçalves: “Na primeira manga tive um problema com o dispositivo de arranque que se soltou quando estava a ser mostrada a placa de 15 segundos. Perdi a concentração e falhei por completo a partida. Na primeira volta ia afundado na classificação e por mais que tentasse não conseguia andar para a frente. A pista de St Jean D'Angély não é fácil. O piso apresenta condições de tracção onde é preciso andar com muito cuidado para evitar quedas, e na primeira manga havia zonas com muita tracção e noutras parecia que estávamos a andar em cima de berlindes. Na segunda manga concentrei-me ao máximo no arranque e na primeira curva já era 3º, posição que ocupei durante boa parte da corrida. Fui ultrapassado pelo Frossard, mas depois envolvi-me numa luta muito interessante com o Cairoli. Rolámos durante algumas voltas juntos e em certas partes do circuito dava para notar que a Honda era mais rápida. A três voltas do fim o Antonio forçou a ultrapassagem e, por pouco não caí. Perdi dois ou três segundos, mas depois voltei a apertar o ritmo e com isso consegui conquistar o quarto posto na última volta depois de ter ultrapassado o Bobryshev.
Este resultado deixa-me muito confiante para as próximas corridas, principalmente com o "meu" Grande Prémio que se irá disputar em Águeda no próximo fim-de-semana.”

Classificação GP França: 1º Steven Frossard (FRA) 47pts, 2º Antonio Cairoli (ITA) 42, 3º Clement Desalle (BEL) 35, 4º Xavier Boog (FRA) 32, 5º Eugeny Bobryshev (RUS) 31...  8º Rui Gonçalves (POR) 25 pts.

Assim está o campeonato: 1º Clement Dessale 199 pts, 2º Antonio Cairoli 193 pts, 3º Steven Frossard 179 pts, 4º Max Nagl  179 pts, 5º David Philippaerts 161 pts, 7º Rui Gonçalves 133 pts

Press Officer Rui Gonçalves
email: ruigoncalves22press@gmail.com

Sem comentários: