terça-feira, setembro 07, 2010

Rui Gonçalves a um pequeno passo do pódio

Penúltimo Grande Prémio da temporada de 2010, desta feita disputado em Lierop na Holanda. Um circuito extremamente rápido marcado por um piso arenoso, pesado e traiçoeiro: ou seja os condimentos ideais para o piloto de Vidago mostrar todos dos seus dotes de condução.
As diversas sessões de treinos mostraram que Rui Gonçalves estava nitidamente ao ataque e que se podia esperar uma boa exibição do piloto da KTM/Red Bull.
Porém, com as condições da pista a ficarem cada vez mais exigentes, Rui Gonçalves sofria uma queda bastante violenta saindo deste encontro com o solo com as costas bastante mal tratadas, tendo que recorrer a analgésicos para poder suportar a dor.
Mesmo assim na manga de qualificação Rui Gonçalves não dava hipóteses e terminava na terceira posição, sendo este o melhor resultado deste ano nas qualificações.
Já no Domingo a pista de Lierop estava ainda mais esburacada representando um verdadeiro para os pilotos e suas máquinas.
Na primeira manga Rui Gonçalves largaria na frente do pelotão mas poucas voltas passadas começava a perder lugares ao notar que a embraiagem da sua moto não funcionava a 100%. Adoptando uma técnica de condução diferente para nãio abusar deste componente mecânico, Gonçalves conseguia terminar a manga num expressivo sétimo posto, embora soubesse que tinha andamento para mais.
Na segunda manga o cenário era outro. Gonçalves partia que nem uma bala na sua KTM SX-F 350 e à terceira volta ultrapassava Steve Ramon, que ocupava o terceiro posto, instalando-se no segundo posto, posição que ocuparia durante quinze voltas em perseguição ao seu companheiro de equipa, e actual Campeão do Mundo, o italiano António Cairoli.
Gonçalves finalizava esta manga na segunda posição, o seu melhor resultado do ano, e uma prova de que não fosse a lesão que contraiu no início do ano poderia lutar pelas posições mais altas do pódio com maior regularidade.
Rui Gonçalves: “ Estou muito feliz. Foi uma óptima corrida que me deixou bastante satisfeito com o meu nível de andamento. Sempre acreditei que tinha hipóteses de lutar pelo pódio na classe rainha do Motocross, e fui isso que aconteceu aqui em Lierop.
No Sábado consegui habituar-me, desde logo, à pista que representava um grande desafio para todos os pilotos. Apesar da queda que dei, e na qual magoei as costas, consegui fazer um bom resultado na manga de qualificação obtendo um terceiro posto.
Na primeira manga de Domingo consegui sair bem da grelha de partida mas, passadas poucas voltas, notei que a moto tinha qualquer coisa na embraiagem. Tive de refrear o andamento para tentar chegar ao fim. Quando o meu mecânico abriu a moto para trocar este componente reparou que os discos estavam completamente queimados e quase a partirem-se.
Na segunda manga consegui, novamente fazer uma boa partida e logo à terceira volta passei o Ramon. Passei para segundo e ainda procurei ir atrás do Cairoli mas tal revelou-se impossível.
Penso que foi uma boa prova, em que mostrei ter capacidades para lutar com os melhores pilotos desta classe.
O campeonato está a chegar ao fim e, em Itália, espero repetir a performance de hoje.”


Classificações: 1º Antonio Cairoli (ITA) 47 pts, 2º Maximilan Nagl (GER) 43 pts, 3º Steve Ramon (BEL) 40 pts, 4º Rui Gonçalves (POR) 36 pts, 5º David Philippaerts (ITA) 32 pts etc.
Press Officer Rui Gonçalves
email: ruigoncalves22press@gmail.com
Fotos. Stanley Leroux

Sem comentários: