sexta-feira, março 29, 2013


Decorreu na Argentina, em San Juan, a 2ª etapa do mundial de Enduro

Passada apenas uma semana da dureza do calor e pó do Chile, os pilotos

depararam-se com 2 dias com 13 especiais cada, acrescendo a dificuldade

de uma especial de Enduro dura e uma extreme bastante dificil.


Ouve disputas interessantes em todas as classes mas nos pilotos Juniores


a concorrência foi vibrante.

Durante os dois dias houve trocas entre os 7 primeiros classificados.

Luís Oliveira andou no meio desta disputa, conseguindo já algumas

fantásticas prestações nesta sua nova experiencia com a Yamaha YZ 250


subindo ainda para o 6º lugar.

“ Foi uma prova fantástica , muito competitiva , com vários pilotos na minha classe bem preparados a disputar os primeiros lugares, o que me deu uma motivação enorme.

Senti-me melhor ainda do que no Chile e já consegui alguns bons resultados.

Sinto que estou a progredir com a minha nova mota e já conto os dias para chegar a Puerto Lumbreras e depois a Torres Vedras para competir em minha casa.

Volto a fazer um agradecimento especial ao António Curtinhal e a todos os

Patrocinadores que me apoiam e que tornam tudo isto possível .

quarta-feira, março 27, 2013


É com profunda emoção que o Diário do Motociclismo, presta esta
 
homenagem aos familiares, ao Motociclismo em Geral e amigos, pelo

falecimento do nosso Protector Sr. Padre José Fernando.


As minhas mais sinceras e sentidas condolências.

Gonçalo Reis foi a Freixo de Espada à Cinta dar espectáculo!

Após uma lesão contraída na última prova do Campeonato Nacional de Enduro em Góis no passado dia de 3 de Março, Gonçalo Reis que defende as cores da KTM, FantasticWin, Dunimex e Pirelli, após receber luz verde do seu médico voltou à normalidade em termos de treinos.

Já no activo, o atleta da FantasticWin foi no dia 17 de Março pôr à prova a sua KTM 250 SX-F no 1º EnduroCross de Vila Nova de Santo André tendo de forma muito humilde e divertida levado de vencida a competição em todas as mangas classificativas e por consequente à geral.
Porém e como os desafios são parte integrante da agenda de Gonçalo Reis em 2013, foi com enorme alegria que o atleta do Team SolPosto Competições | KTM Portugal esteve presente no último fim-de-semana de 23 e 24 de Março em Freixo de Espada à Cinta que por sua vez veio a receber a primeira prova do Campeonato Nacional de Motocross 2013.

Ali e de forma surpreendente, o famoso atleta de enduro não defraudou o publico presente ao dar um grande espectáculo em termos de condução mostrando-se logo ao vencer o “holeshot” na manga de qualificação. Apesar de estar ali para ganhar ritmo e divertir-se a treinar sem pressão na muito movimentada classe MX2, o atleta do Magoito foi de forma surpreendente o 4ª classificado na grande final mostrando assim o seu valor e respectiva fiabilidade da sua KTM 250 SX-F perante a fina-flor do Motocross nacional.

No final desta competição, Gonçalo Reis comentava de forma feliz, “Mais um objectivo cumprido pois já estou recuperado e com a motivação em altas.

Em Vila Nova de Santo André diverti-me como já esperava e finalmente aqui em Freixo de Espada à Cinta senti-me aliviado por me sentir bem e acarinhado por todos os presentes até porque o objectivo é manter-me activo e dinâmico de forma consistente. A próxima competição será agora no próximo dia 7 de Abril em Marinha das Ondas e será a 2ª prova do Campeonato Nacional de Motocross pelo que o trabalho continuará forte até à próxima etapa do nacional de enduro.”

Gonçalo Reis /// Fotografia /// Rogerio Sarzedo

Argentina “dá” a Correia o seu primeiro Pódio no Campeonato do Mundo de Enduro

O piloto oficial da Beta Factory, Luis Correia, esteve este fim-de-semana a disputar a segunda prova do Campeonato do Mundo de Enduro na Argentina, na cidade de San Juan.
Depois do início auspicioso do passado fim-de-semana, Correia entrou muito bem na prova e logo no primeiro dia deixou a sua marca, conseguindo ser o 3º classificado na classe E3, depois de liderar até perto de metade da corrida. Para o piloto este é o primeiro pódio no EWC e vem demonstrar a sua potencialidade nesta modalidade.


No segundo dia, L.C. obteve um 5º lugar, na classe E3, a escassos 4´17 segundos de Nambotin, o 4º classificado, depois de uma queda violenta na primeira especial do dia o ter obrigado a um esforço suplementar para se “colar” aos lugares cimeiros. Estes resultados garantem o 4º lugar do campeonato, na classe E3 ao piloto ribatejano.
No final Correia mostrava-se satisfeito com os resultados: “esta dupla jornada do mundial na América Latina correu bastante bem, depois dos bons resultados do fim-de-semana passado, o pódio de ontem foi excelente, dá-me motivação para continuar a trabalhar. Foi pena a queda de hoje, logo no início, que acabou por condicionar o resultado final mas o saldo é muito positivo para mim e para a equipa”.

Texto: MS // Foto: EWC

domingo, março 24, 2013

Decorreu no Chile, em Talca, a 1ª etapa do mundial de Enduro.

Sabia-se que a prova seria efectuada de baixo de temperaturas elevadas mas acabou por ser o pó o principal obstáculo para os Pilotos.
Na classe Júnior, destacou-se a enorme competitividade reflectida na pouca diferença de tempos entre os pilotos cimeiros. Ainda em adaptação à sua Yamaha YZF 250 Luís Oliveira classificou-se no 8º lugar apenas a 9 pontos do terceiro classificado.

“Já esperava uma prova difícil no meio de pilotos muito competitivos na classe Júnior. Senti-me fisicamente bem preparado, gostei das especiais mas tive imensas dificuldades em ultrapassar pilotos atrasados no meio do pó. Nesta classe, todos os segundos são determinantes.
Esta prova serviu também para conhecer a evolução de outros pilotos concorrentes. Estarei para a semana na Argentina ainda mais motivado e preparado para melhores resultados e atingir os objectivos a que me propus.
Um agradecimento especial à Yamaha Chile, ao António Cortinhal e a todos os Patrocinadores que me apoiam e que tornam tudo isto possível.

Estreia auspiciosa para Correia no Mundial de Enduro

Luís Correia, piloto oficial da marca italiana Beta, iniciou no passado fim-de-semana a sua participação no Campeonato do Mundo de Enduro, na cidade de Talca, no Chile.

O piloto ribatejano mostrou estar em boa forma e conseguiu boas prestações, nos dois dias de prova, que se realizaram sob condições difíceis devido às altas temperaturas que se faziam sentir e que transformaram o circuito numa autêntica “nuvem” de poeiras.

No primeiro dia, L.C. obteve um 5º lugar na classe E3 conseguindo no segundo dia de prova ser ainda mais rápido e alcançar o 4º lugar, mesmo à beira do pódio. Numa classe bastante competitiva, esta participação de Correia foi bastante auspiciosa, mostrando que o ribatejano poderá lutar de igual para igual com os outros pilotos de renome mundial que disputam o título na classe E3, como é o caso de Thain, Ljunggren ou Nambotin.

No final Correia mostrava-se satisfeito com o seu andamento: “foi um fim-de-semana muito positivo, consegui ser regular e manter um andamento forte. O objectivo para este ano é estar entre o Top 5 mundial e este resultado mostra que, se eu continuar a trabalhar e a evoluir, poderei alcança-lo.” E aproveita ainda para acrescentar: ”o apoio da equipa foi muito importante, estar numa estrutura oficial ajuda bastante, quero deixar o meu agradecimento ao nosso team manager, Fabrizio Dini, pela assistência dada durante a corrida”

No próximo fim-de-semana, o piloto luso estará em San Juan (Argentina) a disputar a segunda prova do WEC.

Texto: MS // Foto: Tobias Ilsanker

segunda-feira, março 11, 2013

Rui Gonçalves sobe ao 5º posto no GP da Tailândia

Luso foi o quinto melhor da Classe MX1 na Super Final

Uma semana depois da jornada inaugural do campeonato do Mundo de Motocross no Catar a caravana do Mundial rumou até à Tailândia para mais uma estreia. Desta feita a localidade de Si Racha, situada perto da zona balnear de Pattaya, foi o palco para a segunda prova de 2013.

Logo à partida ficou provado que o principal adversário dos pilotos seria a elevada temperatura que se fazia sentir que levou o termómetro a tocar nos 40°C e uma humidade relativa a rondar os 70%.

Ainda em fase de recuperação de uma lesão na mão Rui Gonçalves voltou a encarar esta prova com cautela e moderação aguardando um tratamento mais preciso quando regressar à Europa.

Na primeira manga o piloto do Team ICE1 Racing aproveitava o bom posicionamento na grelha para se colocar na frente do pelotão. Durante quatro voltas Rui Gonçalves manteve-se no quinto posto mas à medida que a corrida se foi desenrolando algum nervosismo, e o fato de rodar demasiado tenso, levou a que perdesse alguns lugares para vir a terminar na 8ª posição final.

Já na segunda corrida do dia, a Super Final que reúne os vinte melhores pilotos da Classe MX1 e MX2, Gonçalves mostrava uma vez mais a sua mestria nos arranques, circulando na primeira volta no grupo dos cinco melhores.

Na sexta passagem pela meta Gonçalves instalava-se na 6ª posição da classe, lugar que manteria até à penúltima volta. Na ultima volta o luso aproveitava um deslize de um adversário e cortava a meta no quinto posto da classe MX1 conquistando assim a melhor posição do ano nas MX1.

O Mundial prosseguirá dentro de três semana na Holanda, onde se irá disputar a clássica corrida Pascal em Valkenswaard.



Rui Gonçalves: " Quando cheguei à Tailândia percebi logo que tinha que preparar o meu corpo para este desafio. Durante uma semana a temperatura não baixou dos 27°C e a máxima chegou a ultrapassar os 40°C. Ingeri o máximo de líquidos nos dias que antecederam a prova para tentar manter um nível adequado de hidratação.

Na primeira manga consegui fazer um bom arranque e durante algum tempo mantive-me perto do grupo da frente. A certa altura comecei a andar tenso e isso fez-me perder alguns lugares mas , mesmo assim, consegui terminar dentro dos 10 primeiros no 8º posto.

Na Super Final voltei a aproveitar o forte poder de aceleração da minha KTM para ficar, novamente nos cinco primeiros. A meio da corrida comecei a sentir problemas na moto. Senti falta de potência e tive de refrear um pouco o andamento porque receei deitar tudo a perder. Andei de forma cautelosa tentando poupar a mecânica ao máximo.

No computo geral foi uma excelente corrida. Mesmo sem tocar na moto durante mais de um mês, a aposta no condicionamento físico deu o resultado que esperava, por isso estou bastante contente a minha prestação e de toda a equipa ICE1Racing."



Resultados GP da Tailândia: 1º Antonio Cairoli (ITA) 50 pts, 2º Gautier Paulin (FRA) 40 pts, 3º Clement Desalle (BEL) 40 pts, 4º Tommy Searle (GBR) 34 pts, 5º Ken de Dycker (BEL) 34 pts, 6º Rui Gonçalves (POR) 29 pts etc.



Classificação atual Campeonato do Mundo MX1: 1º Antonio Cairoli (ITA) 95 pts, 2º Clement Desalle (BEL) 87 pts, 3º Gautier Paulin (FRA) 78 pts, 4º Ken de Dycker (BEL) 70 pts, 5º Tommy Searle (GBR) 64 pts, 6º Kevin Stribjos (BEL) 55 pts, 7º Rui Gonçalves (POR) 52 pts etc.



Fotos: Enzo Tempestini

sexta-feira, março 08, 2013

Gonçalo Reis caiu mas manteve-se consistente até ao fim!

Depois de vencer a primeira prova do Campeonato Nacional de Enduro 2013 em Gondomar e de ter selado com nova vitória a primeira etapa do Enduro Sprint em Torres Vedras a expectativa para a segunda etapa do Campeonato Nacional de Enduro que teve lugar em Góis no último fim-de-semana de 3 de Março era elevada já que o treino físico por parte do atleta da FantasticWin é uma realidade sempre inquestionável no seu dia-a-dia.

Infelizmente em Góis as coisas não correram bem após o domínio de Gonçalo Reis de forma consistente aos comandos da sua KTM 250 SX-F nas primeiras 2 das 4 voltas do dia já que este foi forçado a abrandar o ritmo depois duma aparatosa queda numa das especiais que lhe deixou o pé e respectivo tornozelo direito mal tratado. No entanto, o atleta que dá a cara pelas marcas KTM; FantasticWin; Pirelli e Dunimex tudo fez para minimizar as perdas em termos de tempo para que pudesse ainda assim acabar de forma competitiva.

Gonçalo Reis fechou o dia na 2ª posição à geral e na classe rainha Elite 1 cuja diferença foi de apenas 18 segundos para o grande vencedor do dia, Luis Oliveira que acabou por aproveitar e naturalmente levar a melhor sobre o atleta do Magoito após o seu incidente no terreno.




“ Não estou satisfeito mas estou feliz por não ter tido uma lesão maior aquando da queda brutal que tive na Enduro Test. Como é óbvio após a mesma não quis deitar a toalha ao chão e apesar das muitas dores que tive para acabar quis minimizar as perdas de tempo nas restantes especiais. Em suma, não foi um dia feliz em termos de objectivo final porque vim para ganhar mas a competição é isto mesmo pelo que agora o que importa é recuperar e continuar o bom trabalho que tenho feito até agora. Irei inclusive voltar mais forte. Obrigado a todos aqueles que estiveram a apoiar-me em Góis.” afirmou Gonçalo Reis no final do dia.




Actualmente, o atleta Gonçalo Reis do Team SolPosto - KTM Portugal tem como prioridade recuperar e reactivar os habituais treinos já que se avizinha o próximo dos muitos desafios planeados para a presente época.

quarta-feira, março 06, 2013

Motociclista têm desconto de 30% nas ex-scut a partir de 1 de Março


Os motociclistas detentores de sistema electrónico de pagamento de portagens passam a beneficiar de um desconto de 30% na ex-Scut. O acordo, estabelecido entre a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e a Estradas de Portugal, entra em vigor no próximo dia 1 de Março.

Os Presidente da FMP e da Estradas de Portugal – Jorge Viegas e António Ramalho, respectivamente – assinaram hoje ao final da tarde, na sede da Federação, o protocolo que viabiliza o desconto de 30% nas ex-Scut, concretizando assim uma iniciativa que já tinha sido anunciada em Dezembro, aquando da Assembleia-Geral federativa. No entanto, a parceria entre as duas instituições é mais alargada, abrangendo também outras iniciativas promovidas pela FMP.

Assim, no "Dia do Motociclista", cujas celebrações terão lugar a 7 de Abril em Castelo Branco, os motociclistas detentores de sistema electrónico de pagamento de portagens estarão isentos de pagamento na A23 e na A25. Por outro lado, o percurso da próxima edição do "Portugal de Lés-a-Lés" levará os participantes a percorrer a "Estrada do Património", ou seja, o troço da EN2 entre Almodôvar e S. Brás de Alportel, entretanto recuperado pela Estradas de Portugal.

Jorge Viegas declarou que "esta é uma grande conquista em prol dos motociclistas, pois vai permitir que tenham nas ex-Scut as mesmas condições comerciais de que já usufruem nas auto-estradas." O presidente da FMP sublinhou ainda que a "Estrada de Portugal demonstrou, desde a primeira hora, grande abertura relativamente a esta situação, sendo hoje assinado um acordo também extensivo a outras iniciativas da FMP, iniciando uma colaboração importante entre as duas instituições."


Entretanto, em comunicado ontem difundido, a Estradas de Portugal (EP) informou o seguinte: "Num total de 206.000 motociclos com cilindrada superior a 50cc, matriculados em Portugal, cerca de 25% já aderiram à utilização de um dispositivo eletrónico para efetuar o pagamento de portagens, número ainda aquém da média de utilização por veículos ligeiros, o que evidencia um potencial de crescimento no segmento dos motociclos. Nesse sentido, a EP associa-se à Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), na celebração de um protocolo", nos termos já referidos – protocolo esse "que tem como objetivo desenvolver uma cooperação institucional que explore e promova sinergias entre as duas instituições."

Disputou-se em Góis a 2ª prova do Nacional de Enduro 2013



Organizada pelo Moto Clube de Góis, desenhou-se uma prova dura com cerca de 39 Km de especiais.



Ainda em fase de adaptação à nova Yamaha YZ 250cc , Luís Oliveira apresentou-se no seu estilo incomparável.

Começou a prova a ganhar , fazendo depois uma gestão para acabar o dia em 1º Lugar na classe e na geral .



«Tal como em Gondomar tentei controlar a minha prova sem correr riscos.

Tenho feito um trabalho intensivo com o meu preparador para alcançar os meus principais objectivos .

Foi um bom teste à mota e ao meu desenvolvimento mas sinto que ainda tenho que evoluir em alguns aspetos.

Quero deixar um agradecimento em especial ao Rui OLIVEIRA, João Vieira ,

aos meus Patrocinadores e aos que por detras disto tudo, tornam estas vitorias possiveis

como também ao surpreendente Publico presente em Góis.

Gostei do enduro de Góis, como também da vitoria do meu amigo/colega de equipa Diogo Ventura

Agora se possivel estarei em Agueda para continuar a preparação para o Mundial...»

terça-feira, março 05, 2013


Luís Correia em bom plano no nacional de Enduro Espanhol


O piloto oficial da marca italiana Beta, Luís Correia, disputou no último fim-de-semana, a primeira prova do Campeonato de Espanha de Enduro, em Santiago de Compostela.
Correia, mostrou estar em boa forma física e a melhorar a sua adaptação à nova moto. Sendo o objetivo desta participação, no nacional espanhol, efetuar os últimos ajustes à sua moto e testar algumas afinações antes de partir para as primeiras provas do Campeonato do Mundo da modalidade, o ribatejano conseguiu alcançar o 3º lugar do pódio, da classe E3, no dia de sábado e ser 5º classificado no domingo.

No final do dia de domingo, Luís Correia, afirmava: ”foi um fim-de-semana muito produtivo, treinei num ritmo bastante competitivo, uma vez que, estiveram aqui presentes outros pilotos que também estarão a disputar o mundial. Para além disso ainda consegui testar, juntamente com a equipa, alguns ajustes na minha moto. O saldo final é bastante positivo.”
No início da próxima semana, L.C., rumará à América do Sul, onde disputará as duas primeiras provas do WEC, nos dias 16 e 17 de Março no Chile e, no fim-de-semana seguinte, na Argentina.


Texto: MS // Foto: Enduro Dezano

Piloto Luís Correia prepara-se, em Espanha, para o Mundial de Enduro


O piloto Luís Correia estará presente, no próximo fim-de-semana, no arranque do Campeonato de Espanha de Enduro, em Santiago de Compostela.
Integrando a Equipa Oficial de Enduro da marca italiana Beta, e a convite do importador da marca no país vizinho, Correia aproveita a presença de muitos mundialistas na prova para ultimar a sua preparação antes de partir para o Chile onde, nos dias 16 e 17 de Março, terá lugar a primeira prova do Mundial de Enduro. Assim, participará nos dois dias de prova, disputando a classe E3.

L.C. parte para esta prova tranquilo, encarando-a como mais um passo do seu plano de treinos:” é mais uma prova de preparação, e de habituação, à minha nova moto, Beta 300 2t. Tenho-me empenhado bastante nos treinos e quero estar bem no arranque do Mundial. A ideia de fazer esta prova do campeonato espanhol é treinar com outros pilotos que estarão presentes no mundial e evoluir.”



Texto: MS // Foto: Tobias Ilsanker

De regresso à KTM, Rui Gonçalves inicia época no Qatar

Primeiro Grande Prémio de 2013 será disputado em horário noturno


2013 marca uma importante viragem na carreira de Rui Gonçalves com a entrada na equipa ICE1Racing.
Em primeiro lugar o piloto luso volta aos comandos da KTM, moto que proporcionou excelentes momentos na carreira do transmontano, nomedamente em 2009 quando se sagrou Vice-Campeão do Mundo de Motocross na Classe de MX2.

Para além da associação à marca austríaca outro fator importante é a ligação a Kimi Räikkönen. O finlandês, mais conhecido por "Ice Man", é o principal acionista da equipa finlandesa, que este ano sobe de tom em termos de objetivos com a contratação de Rui Gonçalves e Xavier Boog, dois pilotos de nomeada na principal classe de Motocross Mundial, a MX1.

Este ano o Mundial de Motocross tem novos focos de interesse com a entrada de novos valores e pelo facto do mesmo se deslocar até novas paragens como é o caso do Qatar, a prova de abertura, e Tailândia.

Rui Gonçalves voltou a encarar a pré temporada com forte afinco na preparação física e também no desenvolvimento da KTM SX-F 450. Esta moto foi desenvolvida em estreita colaboração com o departamento de Competição da KTM que forneceu inúmeras peças especiais, nomeadamente para o motor e suspensões, o que facilitou a habituação de Gonçalves à sua nova máquina depois de dois de anos de ligação à Honda.
Contudo Rui Gonçalves irá estar ainda um pouco longe do seu pico de forma depois de ter sofrido uma arreliadora lesão numa prova de pré temporada disputada em Itália.
Impedido de andar moto Gonçalves concentrou-se no treino físico esperando que após o regresso à Europa possa voltar a estar a 100% em termos físicos e com plena capacidade para lutar pelos lugares da frente.
O Grande Prémio do Qatar será disputado no próximo sábado com transmissão no Canal Sport TV 3 e também no site www.mx-life.tv .
Rui Gonçalves: " Para mim voltar a pilotar uma KTM é como uma espécie de regresso a casa. Durante três anos estive envolvido com a equipa de fábrica e foi com muito agrado que voltei a trabalhar com caras conhecidas que colaboraram comigo entre 2008 e 2010.
Em termos de equipa a transição tem sido muito suave e sem grandes sobressaltos. Todos os elementos da ICE1Racing têm dado o máximo para termos tudo organizado e a funcionar na primeira prova do ano.
O material disponibilizado é do melhor que existe e a moto não precisou de grandes alterações para se tornar competitiva porque a base da KTM 450 é excelente, mesmo totalmente de origem.
O facto de termos o Kimi Räikkönen como nosso " patrão" é um ponto a ter em conta. O Kimi é um piloto habituado a ganhar, já foi Campeão do Mundo de F1. É uma pessoa extremamente competitiva tendo conseguido transmitir-nos alguma da motivação e da sua maneira de estar nas corridas num encontro que tivemos na Finlândia.
As duas primeiras corridas do ano vou encara-las com alguma cautela porque ainda não estou a 100% da lesão que tenho na mão, todavia espero estar totalmente recuperado no Grande Prémio da Holanda que se disputa em Valkenswaard. "
Fotos: MVP

Ice1Racing Team Pre-Season Interviews 2013