segunda-feira, julho 02, 2012

Rui Gonçalves é sétimo na segunda manga do GP da Suécia

Problema mecânico na primeira corrida do dia limita aspirações do piloto




O Grande Prémio da Suécia marca a entrada na segunda metade do Campeonato do Mundo de Motocross, numa corrida que se disputa à longos anos no circuito de Uddevalla, circuito onde Rui Gonçalves já esteve no lugar mais alto do pódio em 2009 quando disputava o Mundial na Classe de MX2.


Depois de mais uma corrida difícil, aquela que foi disputada na Bélgica há duas semanas e onde Rui Gonçalves sofreu uma fractura numa costela, as duas semanas de interregno foram aproveitadas para efectuar fisioterapia para tentar recuperar ao máximo das mazelas físicas.
Durante a semana Rui Gonçalves já conseguiu voltar aos treinos de moto com dois dias de intensa preparação.


Na manga de qualificação disputada no Sábado, o piloto do team Honda World Motocross voltou a não ser feliz depois de ter levado um toque de um adversário que deixou a curva de escape da sua CRF 450 R completamente destruída impedindo a sua moto de debitar toda a potência, terminando esta manga apenas na 23ª posição.


Com um lugar na grelha pouco propício aos bons arranques Gonçalves fez o melhor que pode para se intrometer nos lugares da frente aquando da partida para a primeira corrida. Depois de ter ganho algumas posições o piloto Honda não evitava uma queda no piso muito traiçoeiro e escorregadio do circuito nórdico. No entanto Rui efectuava mais uma vigorosa recuperação circulando nas últimas voltas no 11º posto até que a mecânica da sua moto não resistia ao esforço obrigando o piloto a desistir com a meta à vista.


Na segunda manga e com um piso menos escorregadio Rui Gonçalves conseguia voltar a fazer uma boa partida, numa corrida sem incidentes, onde rolou praticamente isolado durante grande parte da manga, manga que terminaria num expressivo 7º posto final.


O GP da Suécia foi ainda aproveitado pela Honda Europe para revelar em primeira mão, aos jornalista e público, a nova Honda CFR 450 R de 2013, moto que foi apadrinhada pela equipa Honda World Motocross e pelo piloto luso que teve um papel preponderante no desenvolvimento deste novo modelo.




Rui Gonçalves: "Na primeira manga não consegui sair muito bem da grelha por isso tive de me intrometer no meio dos meus adversários para tentar chegar aos lugares da frente até que cometi um erro e sofri uma queda. Consegui recuperar de novo até à 11ª posição mas depois a moto parou e não voltou a pegar obrigando-me a desistir mesmo antes da meta.
Como o meu lugar na grelha não era o melhor voltei a ter de efectuar alguma pressão nos meus adversários para conseguir efectuar uma boa partida. Fui empurrado para fora mas consegui efectuar algumas ultrapassagens. Rodei de forma consistente e por isso acho que efectuei uma boa corrida numa pista muito complicada porque basicamente só havia uma trajectória limpa com pouco mais de um metro de largura e o resto da pista estava muito traiçoeira em termos de piso.
De certa forma foi uma pena aquilo que se passou na primeira manga porque penso que, sem o azar dessa corrida teria sido um bom GP.
Seja como for gostava de voltar a agradecer a toda a equipa pelo empenho. Vou concentra-me ao máximo nos meus treinos esperando com isso conseguir dar a volta por cima nas restantes corridas do Campeonato."


Classíficação Grande Prémio de Suécia:
1º Clement Desalle (BEL) 50 pts, 2º Cristophe Pourcel (FRA) 44pts, 3º Kevin Stribjos (BEL) 36 pts, 4º Sebastien Pourcel (FRA) 35pts, 5º Shaun Simpson (GBR) 34pts, 6º Tanel Leok (EST) 33pts, 7º Gautier Paulin (FRA) 26pts, 8º Xavier Boog (FRA) 25pts, 9º Ken de Dycker (BEL) 20pts, 10º Marc de Reuver (NED) 20pts, ...13º Rui Gonçalves (POR) 14pts etc.


Fotos: Sarah Gutierrez

Sem comentários: