segunda-feira, julho 16, 2012

Rui Gonçalves é quarto na Letónia

Piloto Honda alcança o seu melhor resultado de sempre na classe MX1


O circuito de Kegums situado a pouco mais de 40 quilómetros da capital da Letónia, Riga, recebeu aquela que é a décima prova do Mundial de Motocross.


Este é um dos circuitos preferidos de Rui Gonçalves, local onde o o piloto luso chegou mesmo a ganhar um Grande Prémio na classe de MX2 em 2009.


Igualmente importante para esta resultado foram as melhorias sentidas em termos físicos por Rui Gonçalves, nomeadamente numa costela fracturada recentemente. Durante as duas semanas de intervalo entre esta prova e a anterior disputada na Suécia, o piloto do Team Honda World Motocross efectuou intensos testes com a sua moto conseguindo melhorar de forma substancial a sua performance.


Logo nos treinos de sábado ficou provado que Rui Gonçalves estava pronto para dar o máximo nesta pista fre excelentes marcas nos treinos cronometrados enquanto que nas manga de qualificação um bom arranque que levou a animado despique com Antonio Cairoli, e que terminaria com Rui Gonçalves num excelente segundo posto.


Com alguma chuva a cair durante a noite o circuito de Kegums apresentou-se em perfeitas condições e, logo na primeira manga de hoje, ficava provado o empenho de Rui nesta corrida depois de rolar durante praticamente metade da corrida no segundo posto, mas sempre com António Cairoli na mira. Uma série de pequenos erros a meio da prova permitiriam a ultrapassagem de Ken de Dycker com Gonçalves a terminar em terceiro, a sua melhor classificação de sempre numa manga do Campeonato do Mundo de MX1.


A chuva caiu forte no intervalo entre mangas, deixando o traçado da pista de Kegums muito destruido e bastante traiçoeiro para a segunda corrida do dia na classe MX1. Desta vez Rui Gonçalves já não seria tão eficaz na partida depois de ter levado um toque de outro adversário. O piloto Honda era sexto durante as primeiras voltas até que baixava ao sétimo posto por troca com de Dycker. Com dez voltas decorridas Gonçalves voltava a ligar o "turbo" e efectuando diversas ultrapassagens para terminar colado a Desalle na linha de chegada no quinto posto.


Rui Gonçalves: " Foi um dia muito positivo com duas excelentes mangas, sem dúvida. Na primeira corrida consegui sair bem da grelha e durante algumas voltas mantivemos, e eu e o Cairoli, um ritmo muito elevado embora o Tony fosse mais rápido em certas zonas da pista. A meio da corrida, sensivelmente, cometi alguns erros que permitiram a ultrapassagem do de Dycker, mas mesmo assim consegui terminar em terceiro o que me deixou muito feliz, principalmente no fim da manga quando voltei a andar num ritmo mais forte.
Como choveu muito durante o intervalo a pista estava muito mais escorregadia e passou a ser mais difícil encontrar trajectórias limpas. Tive algum receio de que a areia projectada pela outras motas pudesse tapar os radiadores e por isso resolvi ser um pouco mais consistente.
Consegui chegar até ao quinto lugar e sei que tinha um sítio na pista onde podia tentar ultrapassar o Desalle, mas não estava suficientemente perto dele na derradeira volta.
Não consegui subir ao pódio por pouco mas esta corrida foi diametralmente oposta das últimas que temos tido com dois excelente resultados.
Quero terminar agradecendo a toda a equipa, família, amigos e à minha namorada o apoio que me têm vido a dar ao longo da época."


Classíficação Grande Prémio de Letónia:
1º Antonio Cairoli (ITA) 47 pts, 2º Ken de Dycker (BEL) 42 pts, 3º Kevin Stribjos (BEL) 36 pts, 4º Rui Gonçalves (POR) 36 pts, 5º Gautier Paulin (FRA) 33pts, 6º Clement Desalle (BEL) 32pts, 7º Tanel Leok (EST) 29pts, 8º Shaun Simpson (GBR) 26pts etc.




Volta onboard com Rui Gonçalves na Letónia






Fotos: Sarah Gutierrez

Sem comentários: