terça-feira, setembro 13, 2011

6º posto no Campeonato do Mundo de Motocross para Rui Gonçalves


Depois de uma longa temporada que começou em Abril na Bulgária, o Campeonato do Mundo de Motocross terminou este fim-de-semana em Itália na localidade de Fermo com a disputa da décima quinta prova do ano no circuito de Monte Rosato.
Rui Gonçalves vinha para esta prova extremamente motivado depois de ter obtido um excelente 4º posto na passada semana na Alemanha. Durante o treino confirmou-se a rápida habituação de Rui Gonçalves ao típico traçado italiano com um excelente 4º posto na manga de qualificação.


O objectivo de Rui Gonçalves neste Grande Prémio era só um: subir ao 5º posto no Campeonato do Mundo de Motocross na Classe MX1.
Na primeira manga Rui Gonçalves voltou a garantir um bom arranque mas rapidamente perderia o pelotão dos pilotos da frente como resultado de uma forte indisposição de estômago que não lhe permitiu chegar mais à frente em termos de classificação terminando esta corrida no 9º posto.
Empenhado num bom resultado e na possibilidade de subir ao 5º posto do Campeonato do Mundo, Rui Gonçalves fazia o “holeshot” na segunda manga circulando durante quatro voltas no 4º posto de pois descendo ao 5º posto na sexta volta por troca com Kevin Stribjos. Gonçalves manteria a sua Honda oficial nesta posição durante a maior parte da segunda manga mas o esforço acrescido e o surgimento de algumas cãibras levariam a que o piloto luso descesse mais uma posição para terminar em 6º nesta manga.


Rui Gonçalves conclui esta temporada num bravíssimo 6º lugar da geral voltando a fazer história com a melhor classificação de sempre de um piloto português na mais competitiva classe do Mundial de Motocross.
No próximo fim-de-semana Rui Gonçalves irá estar presente em St. Jean D’Angély onde irá inregrar a equipa portuguesa que irá disputar as “Olimpíadas do Motocross”, o Motocross das Nações 2011.
Rui Gonçalves: “Para ser sincero o meu objectivo neste Grande Prémio era subir para o 5º lugar no Campeonato. No sábado concentrei-me ao máximo e consegui obter um bom 4º posto na grelha depois de uma manga de qualificação muito positiva.
No domingo senti-me muito indisposto na primeira manga e não consegui ir mais longe do que o 9º posto final. Na segunda manga tentei apertar um pouco o ritmo depois de mais um arranque na frente mas, rapidamente, percebi que não tinha energia para chegar mais longe porque voltei a sentir cãibras nos braços e nas costas.
De uma forma geral foi um bom Campeonato do Mundo. Aprendi muito em 2011 com a minha nova equipa e acho que também aprendi bastante em termos de como funciona o meu corpo numa classe onde o ritmo é extremamente elevado, e, onde o menor erro se paga muito caro.
O 6º posto é a melhor classificação de sempre da minha carreira na classe MX1 e um marco na história do Motociclismo Nacional. Neste momento já estamos a pensar em 2012 e nas melhorias que teremos de fazer para nos mantermos na dianteira dos Grande Prémios.”

Classificações GP da Itália:  1º Gautier Paulin (FRA) 47, 2º Cristophe Pourcel (FRA) 38 pts, 3º Jonathan Barragan (SPA) 38pts, 4º Kevin Stribjos (BEL) 38 pts, 5º Xavier Boog (FRA) 38 pts... 8º Rui Gonçalves (POR) 27 pts etc.

Assim ficou o campeonato: 1º Antonio Cairoli 596 pts, 2º Steven Frossard 472 pts, 3º Clement Desalle 461 pts, 4º Eugeny Bobryshev  444 pts, 5º Max Nagl 439 pts, 6º Rui Gonçalves 431 pts etc.

Rui Gonçalves Press

Sem comentários: