segunda-feira, setembro 26, 2011

Picnic Moto Clube Vale do Sousa

No dia 18 de Setembro de 2011, participei conjuntamente com o Moto Clube de vale do Sousa num picnic. O ponto encontro foi na sua sede, participaram cerca de 30 motos e 5 carros. O percurso foi sempre pela nacional e secundárias até chegarmos à Serra da Cabreira que pertence a Cabeceira de Bastos, mais propriamente paramos ao lado da casa da Guarda florestal da Veiga. Actualmente, é um retiro para aqueles que gostam do turismo de natureza, onde as comodidades da vida moderna foram substituídas por prazeres de outras épocas. O tempo estava propício para este manjar “dos Deuses”.


Houve vários jogos tradicionais, jogo da malha com equipas masculinas e femininos, peão e até tiro ao alvo, no jogo da malha ouve até prémios. Já de manhã já tínhamos petiscado, porque andar de moto dá sempre fominha. Este local está preparado para todo tipo de lazer, caminhadas e com fornos tradicionais para os visitantes grelharem certas variedades de comida, como um grande tanque de água para fornecer aos visitantes.


Enquanto uns faziam caminhadas, os outros faziam os jogos tradicionais, depois fizeram uma pausa para picnic que parecia mais que um banquete.
Continuaram com os jogos, outros dormiam e alguns faziam a caminhada.


Este convívio durou até fim da tarde, fizeram as entregas dos troféus da malha e arrumaram tudo, sem lixo e sem brasas. Seguimos novamente para sede, enquanto outros para suas casas, foi uma bela tarde de domingo com bons amigos e boas curvas.




Texto e fotos
Nelson Jaky C. Lima
19ºANIVERSÁRIO DO MOTOCLUBE DE VILA DO CONDE

Em Outubro o MCVC festeja 19 anos de actividade.
(associação fundada em Aveleda a 30 de Setembro de 1992)

As comemorações vão juntar duas centenas de sócios e amigos

Sábado – 1 de Outubro

16:00 - Ponto de Encontro na sede social
17:00 - Passeio com passagem pelos locais históricos da cidade

Solar de S. Roque, Nau Quinhentista, Alfandega Régia e Museu da Rendilheira.

19:00 – Missa na Igreja Matriz em memória dos sócios falecidos.

Bênção das motas e capacetes pelo prior de Vila do Conde, no final da missa.

20:30 - Jantar Comemorativo
Distinção dos sócios mais antigos – 5,10 e 15 anos.
Reconhecimento aos sócios mais activos em 2010/2011

Agradecimentos oficiais às instituições locais e balanço anual (pres. Sérgio Marques)

Abertura do bolo de aniversário

A direcção,
(Nuno Cardoso – tlmv 912260061)



Fotos da equipa CRN

domingo, setembro 25, 2011

quarta-feira, setembro 21, 2011

A direcção do Moto Clube Sem Travões vai realizar um convívio na sua sede, no dia 24 de Setembro às 14:30.
Claro que não vai haver bandas, devido às faltas de apoio, mas vai ter sempre música de ambiente e muito mais, apareçam e boas curvas...
 
SEDE do Moto Clube Sem Travões
Rua de Madrid nº 203
Senhora da Hora - Matosinhos
 
A SEDE situa-se junto ao Centro Comercial Londres, na Senhora da Hora - Matosinhos.
TELM: 917038003

terça-feira, setembro 20, 2011

SUPERMOTARD


é uma palavra de origem francesa que significa Super
Motociclista ou Superpiloto, pois é em França que surge o SUPERMOTO.
As corridas de Supermoto são disputadas em pistas com 70% de asfalto
e 30% de terra, zona esta que também é composta de saltos. As motos
utilizadas são de Motocross alteradas para circular em asfalto, o que obriga a uma grande destreza e técnica de pilotagem nas zonas de terra com saltos à mistura, com as difíceis passagens de asfalto para terra e vice-versa.

As provas de Supermoto são um espectáculo de acrobacia, técnica,
equilibrio, pilotagem arrojada e agressiva, onde as constantes derrapagens controladas e chiar dos pneus fazem o público vibrar com a emoção. Daí o sucesso da modalidade.

A sua expansão foi rápida e deve-se aos baixos custos da organização
de um campeonato deste tipo. As provas são geralmente realizadas em kartódromos, às quais são acrescentadas as zonas de terra com saltos.
O Ricardo Teixeira começou a fazer motocross e mais tarde supermoto apenas como hobby.
Apesar do supermoto ser sempre a sua paixão, nunca o praticou a nível de competição.

Em 2010 e, embora a sua moto fosse já de 2007, decidiu inscrever-se no Campeonato Nacional de Supermoto. Com um entusiasmo crescente, o Ricardo participou e completou as seis provas que faziam parte do Campeonato, tendo pontuado em todas as provas e terminado no 4º lugar da classificação geral. Um resultado brilhante, neste seu primeiro ano de participação em provas desportivas.

1ª prova – Alcanede I, 25 de Abril – Terminou a 1º manga em 4º lugar e a 2ª manga em 6º lugar, tendo garantido o 5º lugar da geral na prova de estreia.
2ª prova – Almeirim I, 23 de Maio – Mesmo com problemas mecânicos na sua moto devido a uma queda nos treinos livres, terminaria a 1ª manga em 7º lugar, e a 2ª manga em 8º lugar, ficando em 6º lugar do campeonato.
3ª prova – Alcanede II, 6 de Junho – O Ricardo terminou a 1ª manga em 5º lugar e a 2ª manga em 4º lugar, subindo para o 4º lugar no campeonato.
4ª prova – Santo André, 18 de Julho – Devido à mudança forçada de marca de pneus, surgiram problemas ao nível da ciclística da moto, o que fez com que os resultados fossem abaixo do esperado: um 8º lugar na 1ª manga e um 9º na 2ª manga, mantendo apesar disso o 4º lugar do campeonato.
5ª prova – Bombarral, 14 de Agosto - Prova Nocturna – Finalizou a 1ª manga em 9º lugar e a 2ª manga em 5º lugar. Ainda mantinha o 4º lugar do campeonato.
6ª prova – Almeirim II, 4 de Setembro – Na 1ª manga terminaria em 6º lugar, mas a consagração dar-se-ia na 2ª manga e última do campeonato, quando conseguiu um brilhante 3º lugar, tendo subido pela primeira vez ao pódio.
Em 2011 o Ricardo conta com uma equipa mais estruturada, integrada no núcleo desportivo do Grupo Motard Os Correias. Após um ano de lançamento com resultados promissores, apresentando este suporte e uma moto de 2011, poderá conseguir ainda melhores resultados.

Daí que os principais objectivos para a época de 2011 são:

Primeiro – Participar em todas as provas que se vão realizar do Campeonato Nacional de Supermoto e terminar o campeonato numa das três primeiras posições.

Segundo – Fazer um bom campeonato para ter hipótese de participar na prova do Campeonato do Mundo de Supermoto, que se realizará no Kartódromo Internacional de Portimão no final da época, numa prova com um enorme carácter mediático, projectando as marcas que o apoiarem numa dimensão de carácter mundial, visto a decoração da moto se manter para essa prova Internacional.

Contactos:
Texto e Fotos



Responsável da Equipa: Miguel Teixeira 967 467 462 / 915 864 069

http://www.oscorreias.net/grupomotard/GMcompeticao.html

segunda-feira, setembro 19, 2011

Participação Positiva de Luís Correia no Motocross das Nações


A selecção portuguesa de Motocross conquistou o 11º lugar por entre as 36 nações presentes para disputar a 65ª edição do Motocross das Nações. Embora o objectivo inicial fosse integrar o “Top 10” a participação da equipa das quinas foi positiva, uma vez que, as condições climatéricas, com a presença de chuva ao longo de todo o dia, tornaram a pista bastante dura para os pilotos.
O Piloto Yamaha/SpeedCity Luís Correia, teve uma boa prestação nas mangas em que participou conseguindo na Corrida 2, que combinava as classes MX2 e Open, o 15º posto e na terceira, e ultima corrida do dia, o 25º lugar, depois de partir do vigésimo lugar da grelha e ter tido logo no inicio da corrida um problema com o “roll-off” dos seus óculos devido a uma pedrada. Assim, contribuiu com 40 pontos para a pontuação final da equipa portuguesa (98 pontos).


No final do dia o piloto MXT mostrava-se satisfeito com a sua prestação afirmando que: “embora Portugal não tenha conseguido classificar-se nos dez primeiros penso que o resultado foi justo, a pista ficou bastante dura com a chuva, com linhas muito fundas que afectaram a nossa condução, essencialmente, por não estarmos habituados a pilotar nestas condições.”LC deixa ainda uma palavra a quem acompanhou de perto esta sua participação nos MXoN: “Quero agradecer aos meus patrocinadores todo o apoiam dado e a todos os fans que se deslocaram a França para nos apoiar. Para além disso, quero deixar o meu agradecimento à comissão de MX da FMP pelo acompanhamento que nos deu e, também, deixar uma palavra ao Rui e ao Paulo que foram óptimos colegas de equipa.”
Com esta prova, terminou oficialmente a época de Motocross Mundial tal como a época Nacional de MX, assim sendo Luís Correia aproveitará para descansar alguns dias e iniciar a preparação da nova época.

Classificação Final das Nações: 1º EUA – 26pts; 2º França – 39 pts; 3º Australia - 44pts; 4º Grã-Bretanha – 46pts, 5º Bélgica – 54pts, 6º África do Sul – 56pts, 7º Alemanha - 68
pts; 8º Espanha – 68pts; 9º Holanda – 81pts; 10º Estonia – 86pts, 11º Portugal – 98pts, …

Texto: MS // Foto: Nuno Laranjeira
Luís Correia com contributo importante para a qualificação portuguesa no Motocross das Nações


A selecção portuguesa de Motocross encontra-se em França, na pista de St. Jean d`Angely para disputar a 65ª edição do Motocross das Nações. Hoje foi o dia de arranque desta competição, que reúne aos melhores pilotos do mundo, e Portugal entrou com o pé direito conseguindo o apuramento directo para as corridas de domingo num excelente 8º lugar.
Luís Correia, piloto Yamaha/SpeedCity, depois de nos treinos livres ter feito o 16º tempo da sua classe (Open) rodando em 1m44s, teve um excelente desempenho na manga de qualificação ao ser o 11º classificado e contribuindo assim, de forma significativa, para o apuramento da equipa das quinas entre as melhores do mundo à frente de equipas como a Espanhola ou Alemã.


“Nos treinos da manhã tentei ambientar-me à pista, que tem um terreno bastante duro e encontrar as melhores trajectórias” conta L.C. que, acerca da manga de qualificação, afirma: “ as coisas correram bem, senti-me bem fisicamente a minha Yamaha teve um óptimo comportamento na pista e penso que consegui um bom resultado. O mais importante é a qualificação de Portugal e, acho que, os pilotos portugueses estiveram muito bem, este 8º lugar foi muito bom.” Quando questionado acerca das expectativas para as corridas de domingo o piloto Polisport mostra-se motivado: “Se amanhã não tivermos percalços nas corridas e correr tudo bem, como hoje, certamente que podemos alcançar um bom resultado, o ambiente que se vive aqui é fantástico, a comissão de MX da Federação de Motociclismo de Portugal tem dado um óptimo apoio e temos estado a trabalhar juntos na melhor forma de ultrapassar os obstáculos na pista. Queremos os três conseguir um bom resultado para Portugal!”
Amanhã disputar-se-ão 3 corridas que vão ditar qual a equipa vencedora deste Mundial de MX por países, sendo o objectivo da equipa nacional obter um resultado entre o “Top 10” mundial.

Qualificação das Nações: 1º EUA – 2pts; 2º Itália – 4 pts; 3º França - 5pts; 4º Bélgica – 9pts, 5º Austrália – 9 pts, 6º África do Sul – 11pts, 7º Grã-Bretanha- 12pts; 8º Portugal – 17pts; 9º Espanha – 18pts; 10º Suiça – 19pts …

Texto: MS // Foto: Nuno Laranjeira

sexta-feira, setembro 16, 2011

Piloto Luís Correia a postos para o MotoCross das Nações

Este fim-de-semana irá disputar-se a 65ª edição do MotoCross das Nações na pista francesa de St. Jean d`Angely, esta prova reúne as selecções nacionais de MotoCross de todo o Mundo e Portugal estará, mais uma vez presente, com o objectivo de integrar o Top 10 mundial.
O piloto Yamaha/SpeedCity Luis Correia irá integrar a selecção nacional, juntamente com Rui Gonçalves e Paulo Alberto, esperando ajudar a trazer para o nosso país um bom resultado.


Depois do excelente resultado nos ISDE 2011 Correia treinou com motivação acrescida para esta sua 6ª participação nos MXoN, segundo ele: “este ano tem sido bastante positivo para mim porque os resultados têm aparecido tanto a nível nacional como internacional e isso é bastante motivador para continuar a treinar e conseguir alcançar mais objectivos” em relação ao resultado esperado no MotoCross das Nações o piloto Polisport é cauteloso e realça que “é sempre uma incógnita porque o que conta é o resultado colectivo e, este, depende sempre do nosso desempenho mas também de termos a sorte de nenhum de nós ter problemas mecânicos ou físicos, vamos estar os três a trabalhar para o resultado final com muita garra e entrega, disso tenho a certeza.”
Neste momento a selecção portuguesa já se encontra na pista de Saint Jean d`Angely com tudo a postos para a sua participação nos MXoN. As corridas disputar-se-ão nos horários que seguem abaixo:




Texto: MS // Foto: Nuno Laranjeira

terça-feira, setembro 13, 2011

6º posto no Campeonato do Mundo de Motocross para Rui Gonçalves


Depois de uma longa temporada que começou em Abril na Bulgária, o Campeonato do Mundo de Motocross terminou este fim-de-semana em Itália na localidade de Fermo com a disputa da décima quinta prova do ano no circuito de Monte Rosato.
Rui Gonçalves vinha para esta prova extremamente motivado depois de ter obtido um excelente 4º posto na passada semana na Alemanha. Durante o treino confirmou-se a rápida habituação de Rui Gonçalves ao típico traçado italiano com um excelente 4º posto na manga de qualificação.


O objectivo de Rui Gonçalves neste Grande Prémio era só um: subir ao 5º posto no Campeonato do Mundo de Motocross na Classe MX1.
Na primeira manga Rui Gonçalves voltou a garantir um bom arranque mas rapidamente perderia o pelotão dos pilotos da frente como resultado de uma forte indisposição de estômago que não lhe permitiu chegar mais à frente em termos de classificação terminando esta corrida no 9º posto.
Empenhado num bom resultado e na possibilidade de subir ao 5º posto do Campeonato do Mundo, Rui Gonçalves fazia o “holeshot” na segunda manga circulando durante quatro voltas no 4º posto de pois descendo ao 5º posto na sexta volta por troca com Kevin Stribjos. Gonçalves manteria a sua Honda oficial nesta posição durante a maior parte da segunda manga mas o esforço acrescido e o surgimento de algumas cãibras levariam a que o piloto luso descesse mais uma posição para terminar em 6º nesta manga.


Rui Gonçalves conclui esta temporada num bravíssimo 6º lugar da geral voltando a fazer história com a melhor classificação de sempre de um piloto português na mais competitiva classe do Mundial de Motocross.
No próximo fim-de-semana Rui Gonçalves irá estar presente em St. Jean D’Angély onde irá inregrar a equipa portuguesa que irá disputar as “Olimpíadas do Motocross”, o Motocross das Nações 2011.
Rui Gonçalves: “Para ser sincero o meu objectivo neste Grande Prémio era subir para o 5º lugar no Campeonato. No sábado concentrei-me ao máximo e consegui obter um bom 4º posto na grelha depois de uma manga de qualificação muito positiva.
No domingo senti-me muito indisposto na primeira manga e não consegui ir mais longe do que o 9º posto final. Na segunda manga tentei apertar um pouco o ritmo depois de mais um arranque na frente mas, rapidamente, percebi que não tinha energia para chegar mais longe porque voltei a sentir cãibras nos braços e nas costas.
De uma forma geral foi um bom Campeonato do Mundo. Aprendi muito em 2011 com a minha nova equipa e acho que também aprendi bastante em termos de como funciona o meu corpo numa classe onde o ritmo é extremamente elevado, e, onde o menor erro se paga muito caro.
O 6º posto é a melhor classificação de sempre da minha carreira na classe MX1 e um marco na história do Motociclismo Nacional. Neste momento já estamos a pensar em 2012 e nas melhorias que teremos de fazer para nos mantermos na dianteira dos Grande Prémios.”

Classificações GP da Itália:  1º Gautier Paulin (FRA) 47, 2º Cristophe Pourcel (FRA) 38 pts, 3º Jonathan Barragan (SPA) 38pts, 4º Kevin Stribjos (BEL) 38 pts, 5º Xavier Boog (FRA) 38 pts... 8º Rui Gonçalves (POR) 27 pts etc.

Assim ficou o campeonato: 1º Antonio Cairoli 596 pts, 2º Steven Frossard 472 pts, 3º Clement Desalle 461 pts, 4º Eugeny Bobryshev  444 pts, 5º Max Nagl 439 pts, 6º Rui Gonçalves 431 pts etc.

Rui Gonçalves Press

sábado, setembro 10, 2011

sexta-feira, setembro 09, 2011



Dias 9 a 11

PROGRAMAÇÃO 2º ROTA ZONA SUL OASIS FEST em Balneário Oásis do Sul
DIA 09/09/11 Sexta-Feira.

18:00 - Recepção de chegada aos participantes e inscrições
19:00 - Som mecânico com divulgação de eventos e moto clubes.
20:00 Abertura Oficial do evento inscrições e Costela na Vala
21:00 - Show com Banda Enfase
00:00 Encerramento

Dia 10/09/11 Sábado

08:30 - Recepção de chegada aos participantes e inscrições
12:00 Boi no Rolete
13:00 - Som mecânico com divulgação de eventos e moto clubes.
16:00 - Show de Wheeling
20:00 - Show com Banda Charles Busker
22:00 Show com Bandas OS Dalton
00:00 Encerramento

Dia 10/09/11 Domingo.

12:00 - Almoço Salpicão
 13:30 - Show com Banda Charles Busker
15:00 - Show de Enceramento Show de Wheeling

 Pousada Viscesmar
 (51) 3669.1649

quinta-feira, setembro 08, 2011










Esta gravação não está em grandes condições,mas vou tentar melhorar e boas curvas...www.radiomangualde.com


terça-feira, setembro 06, 2011

Joaquim Rodrigues invicto na Classe Elite

 A última jornada do Campeonato Nacional de Motocross disputou-se em Torres Vedras, circuito que recebeu os melhores pilotos do Nacional de Supercross para a derradeira prova de 2011.

Com o título garantido na Classe Elite, somente tinha ficado em aberto a disputa pelo primeiro lugar na Classe SX1. O azar que Joaquim Rodrigues sofreu em Paço dos Negros complicou as contas e só se Hugo Santos se classificasse num 3º lugar, ou pior, é que o piloto Moto Aspra poderia levar mais um título para casa. Na corrida de SX1 Rodrigues garantia o primeiro posto, deixando ainda o segundo classificado a uma volta, mas era Hugo Santos quem conquistava o título com apenas um ponto de avanço sobre o piloto da Honda.

Na classe Elite, o piloto do team Jrod/Moto Aspra voltou a não dar hipóteses e, depois de garantir o 5º prémio Red Bull Holeshot da temporada, conseguia assim a sua sexta vitória da época na classe e a invencibilidade ao longo seis provas recheadas de acção.

Joaquim Rodrigues: “ Esta corrida correu bastante bem, fui sempre rápido e penso que demonstrei isso nas principais corridas da noite. Depois do abandono em Paços dos Negros as contas complicaram-se para o título da classe SX1. Já tinha o primeiro lugar da Elite garantido mas o da SX1 sabia que ia ser difícil, e tudo o que podia fazer era tentar vencer. Consegui fazer isso e dar uma volta de avanço a todos comprovando a minha rapidez ao longo da época 2011.
De uma forma geral foi um bom campeonato para a equipa Jrod/Moto Aspra e para todos os nossos patrocinadores. Conseguimos revalidar o título na Elite e agora, depois de umas curtas férias, vou voltar ao trabalho para o Campeonato Alemão de Supercross onde, uma vez mais, espero estar na luta pelo título.”

Classificação Final SX1: 1º Hugo Santos 151 pts, 2º Joaquim Rodrigues 150 pts, 3º Nélson Silva 144 pts
Classificação Elite: 1º Joaquim Rodrigues 150 pts, 2º Paulo Alberto 130 pts, 3º Hugo Santos 122pts

Press Officer Joaquim Rodrigues
E-mail: rodriguesracing108@gmail.com 
www.jrodrigues.com
www.facebook.com/jrod108fans

Rui Gonçalves conquista o 4º posto em Gaildoirf

 Depois de duas semanas de intervalo o Campeonato do Mundo de Motocross voltou ao activo para a penúltima prova da época 2011. O Grande Prémio da Europa disputou-se em Gaildorf, um circuito com uma longa história de corridas tendo recebido a sua primeira prova do Mundial de Motocross em 1976 e inclusive o Motocross e Troféu Nações em diversas ocasiões (78,79,82,85 e 89)

Depois de alguns anos de ausência os Grande Prémios regressaram a o clássico circuito alemão sendo que Rui Gonçalves esteve em Gaildorf pela última vez em 2005.
Recordemos que Rui Gonçalves sofreu para chegar ao fim no GP de Inglaterra, aguardando com expectativa a sua prestação nesta prova visto seu médico ter recomendado repouso absoluto durante dez dias.
Com um traçado muito duro em algumas zonas, escorregadio nas partes rápidas e cheio de sulcos profundos nas zonas mais moles Gaildorf exige muita concentração e uma técnica de condução especial para evitar erros. Nas sessões de treinos Rui Gonçalves tomou o pulso à pista germânica e na corrida de qualificação garantiu um excelente 6º posto depois de ter rodado com alguma margem de segurança.
Nas corridas de Domingo Rui Gonçalves volta a efectuar uma boa partida na primeira manga colocando a sua Honda CRF oficial no grupo dos mais rápidos durante as primeiras voltas assegurando o 5º posto durante as primeiras seis passagens pela meta. Praticamente a meio da primeira manga, numa curva cheia de sulcos profundos Rui Gonçalves embatia com o radiador da sua moto num monte de terra e dobrava por completo este componente e a tampa que o protege. A partir deste momento tornou-se bastante difícil curvar para o lado esquerdo e assim, Rui Gonçalves optava por garantir o 6º posto final na 1ªa manga.
Na segunda corrida do dia víamos uma vez mais Gonçalves a catapultar a sua CRF 450 para os lugares da frente procurando chegar o mais próximo possível do francês Xavier Boog. Na 10ª volta Rui Gonçalves consegue a ultrapassagem ao seu adversário rodando nessa posição durante três voltas. Porém, numa curva lenta, a moto de Gonçalves iria “calar-se” e o piloto da Honda World Motocross perdia três lugares de uma só vez sendo obrigado a uma forte recuperação nas últimas voltas e que lhe garantia, de novo, o quarto posto no final da corrida.

Rui Gonçalves: “"De uma forma geral foi um bom fim-de-semana depois dos problemas que senti no último GP disputado na Grã-Bretanha.
Já aqui tinha estado há alguns anos e a pista de Gaildorf tem um piso compacto que exige algumas precauções porque tem muita tracção em algumas partes e noutras parece gelo. Na primeira manga consegui fazer um bom arranque mas às tantas, numa curva, bati com o radiador numa lomba e dobrei a tampa e o radiador do lado esquerdo. A partir desse momento tornou-se muito dificil curvar para esse lado por isso mantive a minha posição.
Na segunda manga consegui voltar a fazer uma boa partida. Fui passando adversários subindo até ao quarto posto. A certa altura a moto foi-se abaixo numa curva e voltei a perder três ou quatro lugares. Tive de recuperar conseguindo chegar de novo ao 4º posto depois de ter encontrado duas ou três trajectórias onde era mais rápido que os meus adversários.
Ainda não estou a 100% dos meus problemas físicos porque continuo a sentir alguma tensão em termos musculares o que obriga a uma maior vigilância da minha condição física."

Classificações GP da Europa: 1º Antonio Cairoli (ITA) 42 pts, 2º Eugeny Bobryshev (RUS) 38 pts, 3º Xavier Boog (FRA) 37pts, 4º Rui Gonçalves (POR) 33 pts... 5º Kevin Stribjos (BEL) 32 pts …

 Assim está o campeonato: 1º Antonio Cairoli 596 pts, 2º Steven Frossard 472 pts, 3º Clement Desalle 461 pts, 4º Max Nagl  439 pts, 5º Eugeny Bobryshev 425 pts, 6º Rui Gonçalves 404 pts etc.

Press Officer Rui Gonçalves
email: ruigoncalves22press@gmail.com
web: www.ruigoncalves.com
Facebook: https://www.facebook.com/ruigoncalvesmx

segunda-feira, setembro 05, 2011

Nota: IMPORTANTE


Retirei de um fórum e boas curvas…

Condução sobre duas rodas
A PSP informa todos os ciclomotoristas, motociclistas e utilizadores de veículos de duas rodas, as 10 regras essenciais que determinarão viagens seguras, tranquilas e aprazíveis:

•CONHEÇA OS PERIGOS: Evite ficar com a sua mota entre dois veículos, principalmente num estreitamento de via, procure evitar a condução junto a veículos longos e/ou pesados pois o ângulo de visão dos seus condutores é mais restrito e os rodados, bastas vezes, são “armas” de arremesso de pedras contra os restantes utentes da estrada. Imagine uma pedra, projectada a 100 km/h para o seu capacete;

•IDENTIFIQUE AS ARMADILHAS DAS ESTRADAS: Evite as estradas que têm carris, muito comuns nas principais portuguesas, piso molhado, especialmente se a condução for feita em estradas de empedrado, areia solta, buracos no pavimento e óleo na estrada (principalmente junto às curvas). Ao conduzir nas cidades, redobre a sua atenção;

•CONDUZA SEMPRE EQUIPADO: Não é bonito conduzir motas de t-shirt, não é sexy conduzir com as costas descobertas, não está na moda quem conduz de calções e chinelos. A sua segurança, começa na forma como se prepara para a condução, proteja sempre (mesmo no Verão) a cabeça, olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos;
•CONDUZA COM AS LUZES LIGADAS: Mais do que ser obrigatório em Portugal os motociclos e ciclomotores ligarem as luzes no exercício da condução, ver e ser visto é uma forma de evitar os acidentes;

•CONDUZA DE FORMA DEFENSIVA: Ao conduzir, principalmente no trânsito urbano, pense no que vai fazer e anteveja o que os outros condutores farão. Em caso de acidente, mesmo que não seja o culpado, as consequências físicas do embate, da queda ou da projecção, são por normas catastróficas;

•ESTEJA PERMANENTEMENTE CONCENTRADO NAS MANOBRAS: Esqueça a pressa (saia mais cedo), o álcool, o cansaço e o nervosismo (se o dia correu mal, vá de transportes públicos para casa ou para o trabalho). Mesmo que seja um motociclista experiente, nunca facilite;

•OLHE SEMPRE EM FRENTE: Esqueça as publicidades, deixe o telemóvel vibrar, não olhe para os peões nas passadeiras quando o sinal está verde para si, deixe para trás as confusões entre transeuntes ou acidentados, o seu objectivo está à frente da sua mota. Ao olhar em frente, prepara-se a todo o momento para a sua viagem;

•EVITE CONDUZIR À NOITE: Principalmente se for fazer uma viagem longa para fora das cidades ou em zonas urbanas com fraca iluminação pública;

•EVITE OS ASSALTOS: A “ocasião faz o ladrão” e este é um cliché que se aplica aos motociclistas. Se conduz sozinho, durante e madrugada, na cidade, evite os itinerários mais vulneráveis face à proximidade de zonas urbanas sensíveis. É preferível um percurso alternativo e seguro do que “ganhar” tempo por estradas secundárias. Quando estacionar a mota, faça-o em zonas visíveis se possível, complementado com cadeados de alta segurança e um alarme;

•SEJA POSITIVO E TENHA ESPÍRITO CÍVICO: Quando estiver a conduzir a sua mota no trânsito, não descure as regras de segurança e seja positivo. Nas filas de trânsito, nas ultrapassagens, nas cedências de passagem, não se esqueça de agradecer, gostamos todos que valorizem os nossos actos.

http://www.psp.pt/Pages/apspaconselha/motociclos.aspx?menu=9

domingo, setembro 04, 2011