Fim-de-semana atribulado para Rui Gonçalves
Rui Gonçalves vinha confiante para o Grande Prémio de Inglaterra depois da sua brilhante prestação em Loket premiada com um excelente pódio na classe de MX1.
A pista de Matterley Basin foi palco do Motocross das Nações em 2006 e por isso Rui Gonçalves já tinha mostrado o seu natural agrado pelo excelente traçado britânico.
Com alguma chuva a cair na manhã de Sábado chegou a temer-se o pior mas as nuvens deram lugar ao sol e o circuito de Matterley Basin esteve nas melhores condições para receber o Mundial de Motocross.
Nas sessões de treinos Rui Gonçalves voltou a imprimir um andamento forte que se traduziu num bom lugar na grelha para a manga de qualificação. Nesta manga o piloto do Team Honda World Motocross iria sentir algumas dificuldades em progredir numa pista, que apesar de larga, só tinha uma trajectória verdadeiramente eficaz. Gonçalves acabaria a qualificação em 9º.
Na primeira manga de domingo Rui Gonçalves não seria muito feliz na largada mas fruto de algumas ultrapassagens mais conseguidas conseguia passar na 4ª posição nas primeiras volta, posição que ocuparia durante cinco voltas. A partir da 5ª volta o piloto de Vidago sentiria alguns problemas com a suspensão traseira da sua moto sendo obrigado a reduzir o andamento e perdendo duas posições vindo a terminar em 6º.
A segunda manga seria a mais atribulada do dia em todos os sentidos. Esta corrida seria interrompida depois de uma violenta queda entre Billy Mackenzie e Tanel Leok evitada “in extremis” por Rui Gonçalves.
Na segunda largada Rui Gonçalves voltaria a efectuar um bom arranque rodando no 4º posto durante praticamente metade da corrida. A partir dos 15 minutos Gonçalves voltaria a sentir as fortes cãibras que já tinha sentido na Suécia, e que se espalharam pelo corpo inteiro. Incapaz de lutar pelas posições cimeiras Rui Gonçalves foi descendo na tabela classificativa à medida que o seu corpo entrou em colapso. Mesmo na última volta um toque com Antoine Boissiére provocaria a queda de Rui Gonçalves que assim perdia cinco lugares de uma assentada, terminando a manga completamente esgotado.
Rui Gonçalves: “ Para mim foi um fim-de-semana muito atribulado. Vinha confiante para esta prova depois dos bons resultados obtidos nas últimas provas. O meu objectivo era capitalizar o facto de ter alguns adversários de fora para subir na tabela classificativa e atacar as posições cimeiras do Campeonato. Na primeira manga comecei bem rodando no 4º posto durante algum tempo. A meio da manga senti alguns problemas com o amortecedor traseiro, depois apanhei alguns sustos e tive de acalmar um pouco o andamento.
A segunda manga foi tremendamente difícil. No primeiro arranque levei diversos toques do Mackenzie e perdi muitos lugares. Quando o Mackenzie e o Leok caíram à minha frente não lhes toquei por pouco.
Na segunda largada já deu para ganhar alguns lugares e voltei a ocupar o 4º posto durante algum tempo. A partir dos 10 minutos comecei a sentir os problemas físicos que já tinha sentido na Suécia. A partir, dos 15 minutos tornou-se quase incomportável agarra-me à moto. Tinha cãibras em todo o corpo e fiz tudo por tudo para manter a minha posição mas tal não foi possível. Na última volta, quando ainda ia em 9º, tentei defender a minha posição de um ataque do Boissiere e fomos os dois ao chão e com isso perdi muito tempo. Esta semana vou estar com o meu médico para encontrar uma solução definitiva para este problema.”
Classificações GP Reino Unido: 1º Antonio Cairoli (ITA) 45 pts, 2º Sebastien Pourcel (FRA) 45 pts, 3º Steven Frossard (FRA) 44 pts, 4º Maximilian Nagl (GER) 32 pts... 9º Rui Gonçalves (POR) 22 pts …
Assim está o campeonato: 1º Antonio Cairoli 554 pts, 2º Steven Frossard 472 pts, 3º Clement Desalle 461 pts, 4º Max Nagl 410 pts... 6º Rui Gonçalves 371 pts etc.
Press Officer Rui Gonçalves
email: ruigoncalves22press@gmail.com
web: www.ruigoncalves.com
Facebook: https://www.facebook.com/ruigoncalvesmx
Sem comentários:
Enviar um comentário