quarta-feira, agosto 31, 2011

Joaquim Rodrigues Campeão Nacional de Supercross Elite

A quinta e penúltima do Campeonato Nacional de Supercross disputou-se, no passado fim-de-semana na localidade ribatejana de Paço dos Negros situada a poucos quilómetros de Almeirim.
Joaquim Rodrigues tinha objectivos definidos para esta prova, sendo o principal a renovação dos títulos alcançados em 2010.
Todavia na classe SX1 nem tudo iria correr de feição para o piloto da Honda depois de ter sofrido problemas mecânicos na sua moto que o obrigaram ao abandono. As contas para o título nesta classe complicam-se porque Hugo Santos lidera neste momento com quatro pontos de avanço.
Na classe de Elite tudo correria de feição a Joaquim Rodrigues, mesmo não tende garantido o Red Bull Holeshot e, após uma liderança fugaz de Hugo Santos, Rodrigues liderava quinze das dezoito voltas da Final Elite conquistando assim o seu quarto título absoluto na modalidade de Supercross.
Joaquim Rodrigues: “Tudo começou bem nos treinos onde consegui ser rápido e estar bastante à vontade com a pista. Consegui vencer a qualificação mas tudo mudou na final SX1. No salto quádruplo bati curto e "desfiz" o amortecedor traseiro. Uma coisa que acontece uma em um milhão e são daquelas coisas que não tem explicação. Isto fez com que fosse obrigado a desistir e ir a repescagem para a Super Final. Fui obrigado a rodar com uma moto standard mas na repescagem sempre deu para me habituar à moto mas logo percebi que ia ter de fazer uma corrida com muita cabeça e tentar pontuar o máximo. Entrei em na posição 13 para a grelha mas felizmente consegui sair em segundo, ao fim três voltas passei para a frente e depois tentei ser o mais suave possível e controlar os adversários ao máximo. Consegui vencer e depois de todos estes entraves fiquei bastante contente por conseguir dar a volta oferecendo mais uma vitória ao Team Jrod/Moto Aspra.”


Classificação SXElite: 1º Joaquim Rodrigues (Honda), 2º Paulo Alberto (Suzuki), 3º Hugo Santos (Kawasaki) etc.
Classificação actual SX Elite: 1º Joaquim Rodrigues (Honda) 150 pts, 2º Paulo Alberto (Suzuki) 128, 3º Hugo Santos (Kawasaki) 120pts etc.


Press Officer Joaquim Rodrigues
E-mail: rodriguesracing108@gmail.com

www.jrodrigues.com
http://www.facebook.com/jrod108fans

quinta-feira, agosto 25, 2011


quarta-feira, agosto 24, 2011

Fim-de-semana atribulado para Rui Gonçalves


Rui Gonçalves vinha confiante para o Grande Prémio de Inglaterra depois da sua brilhante prestação em Loket premiada com um excelente pódio na classe de MX1.
A pista de Matterley Basin foi palco do Motocross das Nações em 2006 e por isso Rui Gonçalves já tinha mostrado o seu natural agrado pelo excelente traçado britânico.
Com alguma chuva a cair na manhã de Sábado chegou a temer-se o pior mas as nuvens deram lugar ao sol e o circuito de Matterley Basin esteve nas melhores condições para receber o Mundial de Motocross.
Nas sessões de treinos Rui Gonçalves voltou a imprimir um andamento forte que se traduziu num bom lugar na grelha para a manga de qualificação. Nesta manga o piloto do Team Honda World Motocross iria sentir algumas dificuldades em progredir numa pista, que apesar de larga, só tinha uma trajectória verdadeiramente eficaz. Gonçalves acabaria a qualificação em 9º.
Na primeira manga de domingo Rui Gonçalves não seria muito feliz na largada mas fruto de algumas ultrapassagens mais conseguidas conseguia passar na 4ª posição nas primeiras volta, posição que ocuparia durante cinco voltas. A partir da 5ª volta o piloto de Vidago sentiria alguns problemas com a suspensão traseira da sua moto sendo obrigado a reduzir o andamento e perdendo duas posições vindo a terminar em 6º.
A segunda manga seria a mais atribulada do dia em todos os sentidos. Esta corrida seria interrompida depois de uma violenta queda entre Billy Mackenzie e Tanel Leok evitada “in extremis” por Rui Gonçalves.
Na segunda largada Rui Gonçalves voltaria a efectuar um bom arranque rodando no 4º posto durante praticamente metade da corrida. A partir dos 15 minutos Gonçalves voltaria a sentir as fortes cãibras que já tinha sentido na Suécia, e que se espalharam pelo corpo inteiro. Incapaz de lutar pelas posições cimeiras Rui Gonçalves foi descendo na tabela classificativa à medida que o seu corpo entrou em colapso. Mesmo na última volta um toque com Antoine Boissiére provocaria a queda de Rui Gonçalves que assim perdia cinco lugares de uma assentada, terminando a manga completamente esgotado.
Rui Gonçalves: “ Para mim foi um fim-de-semana muito atribulado. Vinha confiante para esta prova depois dos bons resultados obtidos nas últimas provas. O meu objectivo era capitalizar o facto de ter alguns adversários de fora para subir na tabela classificativa e atacar as posições cimeiras do Campeonato. Na primeira manga comecei bem rodando no 4º posto durante algum tempo. A meio da manga senti alguns problemas com o amortecedor traseiro, depois apanhei alguns sustos e tive de acalmar um pouco o andamento.
A segunda manga foi tremendamente difícil. No primeiro arranque levei diversos toques do Mackenzie e perdi muitos lugares. Quando o Mackenzie e o Leok caíram à minha frente não lhes toquei por pouco.
Na segunda largada já deu para ganhar alguns lugares e voltei a ocupar o 4º posto durante algum tempo. A partir dos 10 minutos comecei a sentir os problemas físicos que já tinha sentido na Suécia. A partir, dos 15 minutos tornou-se quase incomportável agarra-me à moto. Tinha cãibras em todo o corpo e fiz tudo por tudo para manter a minha posição mas tal não foi possível. Na última volta, quando ainda ia em 9º, tentei defender a minha posição de um ataque do Boissiere e fomos os dois ao chão e com isso perdi muito tempo. Esta semana vou estar com o meu médico para encontrar uma solução definitiva para este problema.”


Classificações GP Reino Unido: 1º Antonio Cairoli (ITA) 45 pts, 2º Sebastien Pourcel (FRA) 45 pts, 3º Steven Frossard (FRA) 44 pts, 4º Maximilian Nagl (GER) 32 pts... 9º Rui Gonçalves (POR) 22 pts …
Assim está o campeonato: 1º Antonio Cairoli 554 pts, 2º Steven Frossard 472 pts, 3º Clement Desalle 461 pts, 4º Max Nagl 410 pts... 6º Rui Gonçalves 371 pts etc.


Press Officer Rui Gonçalves
email: ruigoncalves22press@gmail.com
web: www.ruigoncalves.com
Facebook: https://www.facebook.com/ruigoncalvesmx

terça-feira, agosto 23, 2011

XI CONCENTRAÇÃO DE MANGUALDE

Mangualde situa-se na Região Centro, mais concretamente na Beira Interior.
Localiza-se a mais ou menos 15 km da sede do distrito de Viseu.
Nos dias 19, 20 e 21 Agosto de 11 realizou-se um dos melhores eventos que existe no mundo motard. Propriamente a festa, ou seja a preparação começou a 15 com vários amigos a tirarem as suas férias e conjuntamente ajudarem a preparar as instalações e as boas vindas que este moto clube vem a habituar-nos longos dos anos, arte de bem receber e alimentação.

As inscrições eram limitadas 500 (bordado, vinho, camisola, pão, maçã e pin dos noivos) e já na sexta-feira à noite esgotaram, mas continuaram sempre a chegar motards de todas partes do país como também de Espanha, claro que aqueles que regressaram já não havia certas mordomias, mas o moto clube tinha os bordados,

disponibilizavam todas instalações e piscina, na localidade tinham restaurantes que praticavam preços para carteira de todos, claro como é tradicional neste moto clube na ceia e pequeno-almoço, almoço de domingo ofereceram a todos.
Nesta concentração realizou-se o casamento motard civil do Marco e Simone com direito aos Bolos dos Noivos.

Nesta festa, houve vários shows a deliciarem todos presentes, piscina e com o banho dos recém-casados, Strip, entregas de prémios, lembranças aos moto clubes, grupos motards, como também homenagearam os motards Zé Eduardo, Clã motociclista, Tónica e toda a família Correia, fundamentalmente homenagearam os motards falecidos: Adelaide, Tuxa e Mestre Ari.

No final e a mais esperada tradicional corrida do Pilau, com muitos participantes e foi de partir a “Moca”, vencedores 1º Veiculo Longo, 2º os noivos e 3º homem do champanhe.

Na minha opinião esta concentração sempre me marcou pela positiva, seja por todos, mas quem move este moto clube são poucos voluntários e seu presidente que representam o concelho Mangualde com toda dignidade e honra, Parabéns por este magnífico convívio, até para ano e boas curvas…





Nota: Aconselho a todos motociclistas e não só, a não fazerem reservas na pensão Russa, péssimas condições, água fria, cheiro a mofo, nem sabonete e não deram pequeno-almoço.
As autoridades competentes deviam fazer vistorias em muitos locais como estes…

terça-feira, agosto 16, 2011

Joaquim Rodrigues imparável

A quarta prova do Campeonato Nacional de Motocross disputou-se em Fafe. A pista minhota já tem uma longa tradição na arte de bem receber os pilotos de supercross e foi isso mesmo que aconteceu no passado fim-de-semana.
Na final de SX1 Joaquim Rodrigues voltou a capitalizar um excelente arranque para dominar de fio a pavio a manga reservada às motos de 450cc. Rodando com alguma cautela, Rodrigues terminaria com confortável vantagem sobre o segundo classificado que, desta feita, foi Nélson Silva.

Na manga de Elite Rodrigues e a sua Honda estiveram mais uma vez imparáveis arrecadando o quarto prémio Red Bull Holeshot da temporada. Na frente Joaquim Rodrigues iria controlar a seu bel-prazer a corrida aproveitando a vantagem acumulada num pequeno quádruplo que só o piloto da Moto Aspra fazia. No final Rodrigues voltava a vencer na classe Elite permanecendo invicto até ao momento na época 2011.
A próxima corrida do Campeonato Nacional de Supercross disputa-se em Paço dos Negros (Almeirim) no próximo dia 27 de Agosto.

Joaquim Rodrigues: “Foi mais um bom fim-de-semana para mim, toda a equipa Jrod/Moto Aspra e patrocinadores. Desde os treinos consegui entrar bem e adaptar-me facilmente ao circuito, fiz boas voltas e isso, claramente, deixou-me mais confiante para as corridas.
Fiz sempre excelentes partidas com a minha Honda Moto Aspra a sair da grelha como uma "bala" e a fazer todos os "holeshots".

Devido ao estado do circuito sabia que não podia cometer nenhum erro porque poderia me custar a vitória, por isso tentei sempre controlar o meu ritmo de corrida e dos meus colegas para evitar os erros ao máximo.

Felizmente tudo correu bem e consegui mais um triunfo importante para o campeonato. Mais uma vez dou os meus parabéns à organização do Supercross de Fafe, à Federação, a todos os pilotos e a todos patrocinadores que fazem parte deste espectáculo que é o supercross e, que fazem com que o Campeonato 2011 seja possível.”


Classificação SX1: 1º Joaquim Rodrigues (Honda), 2º Nélson Silva(Kawasaki), 3º Hugo Santos(Kawasaki) etc.
Classificação SXElite: 1º Joaquim Rodrigues (Honda),,2º Paulo Alberto (Suzuki), 3º Hugo Santos (Kawasaki) etc.


Press Officer Joaquim Rodrigues
E-mail: rodriguesracing108@gmail.com
Luís Correia com prestação magnífica nos ISDE 2011

Realizou-se entre 08 e 13 de Agosto, a 36ª edição dos International Six Days of Enduro (ISDE), na Finlândia, tendo Portugal estado representado nesta mítica prova com uma selecção nacional constituída por seis pilotos, dos quais, Luís Correia, campeão Nacional de Motocross, fazia parte.
Na classificação, por países, Portugal conseguiu a 8ª posição entre as dezassete selecções presentes, tendo para este resultado tido um peso bastante importante a prestação de LC.
O piloto Yamaha/SpeedCity teve uma prestação fantástica desde o primeiro dia, instalou-se bem perto do Top 10, na sua maioria constituído por pilotos que disputam o Campeonato do Mundo de Enduro, e a partir daí foi sempre a evoluir nas suas prestações e, consequentemente, na classificação.
Durante os seis dias de prova, com condições climatéricas bastante adversas, já que, a chuva foi presença constante e com um terreno bastante duro Luís Correia conseguiu sempre estar a disputar os primeiros lugares das especiais, tendo por várias vezes conseguido estar entre os mais rápidos, com estas prestações foi-lhe possível alcançar um brilhante 2º lugar na classe em que competia (E2) e um 5º lugar na classificação geral resultado nunca antes alcançado por um português.


No regresso da Finlândia, o piloto MXT estava bastante satisfeito com a sua prestação: “foram seis dias muito desgastantes mas estou muito satisfeito, a nível individual, estes ISDE não me podiam ter corrido melhor.” Correia realça ainda “ a resistência a fiabilidade da YZ 250 2t”, visto que segundo o piloto “neste tipo de provas temos que ter uma moto que não nos dê problemas mecânicos, visto que, apenas o piloto pode fazer a manutenção da moto e em muito pouco tempo.”
LC quis deixar o seu agradecimento ao seu assistente, Rosalino Pires, que o acompanhou a longo de toda a prova e, também, às marcas que estiveram consigo nesta dura jornada: à Polisport, à MXT pela excelente preparação das suspensões, à BRC, à SpeedCity, e Cetelem e ainda à Bicimotor, Shoei, Ariete, MXSurf e AQD, um enorme obrigado pelo apoio e, por último, à Red Bull que me proporciona energia essencial para o meu desempenho.

Resultados ISDE 2011:

Classe E2: 1º Kurt Caselli, KTM; 2º Luís Correia, Yamaha, 3º Cristobal Guerrero, KTM

Classificação Geral: 1º E. Remes (FIN), 2º J. Salminen (FIN), 3º M. Tarkkala (FIN), 4º K. Caselli (USA), 5º Luis Correia (PRT), 6º I.Cervantes (ESP), …

Texto: MS // Foto: arquivo da FMP

segunda-feira, agosto 08, 2011

Com o campeonato Nacional de Supercross a entrar em ritmo de cruzeiro, desta vez Joaquim Rodrigues e todo o Team JRod/Moto Apra deslocaram-se até à Poutena para disputar a clássica de Supercross disputada naquela localidade.


Na final de SX1, Joaquim Rodrigues começou por liderar mas Hugo Santos não fez vida fácil e pressionou-o durante algumas voltas até que Joaquim Rodrigues cometeu um erro e cedeu a liderança ao seu adversário. Sem perder muito tempo, Rodrigues voltou a recuperar o primeiro posto na sétima volta terminando esta manga destacado na frente.


Na Super Final Elite, mais uma vez, Rodrigues arrecadava o prémio Red Bull Holeshot e em três voltas descolava do pelotão fazendo uma corrida, relativamente tranquila apesar de ter rodado com algumas cautelas para evitar um possível erro, terminando no primeiro posto a 4,5s de Paulo Alberto.


A próxima prova do Nacional de Supercross disputa-se na localidade de Fafe no próximo dia 13 de Agosto.


Joaquim Rodrigues: “Quando cheguei ao circuito da Poutena e vi a chuva não fiquei lá muito contente. Tudo apontava para uma corrida com lama, mas felizmente o tempo mudou, e fez com que o público tivesse aparecido em força. A pista secou e pudemos dar um bom espectáculo de corridas a toda a gente.


Foi mais um bom fim-de-semana para mim e toda a equipa JRod/Moto Aspra. Na final SX1 consegui recuperar daquela pequena queda e ao fim de algumas voltas retomar a liderança da corrida. Para o público foi bom porque assim tivemos corridas mais animadas mas por outro lado fez com que tivesse de "sofrer" um bocado mais.
Estou contente com o resultado final e acho que pilotos, organizações, federação e todos os meios envolvidos estão a fazer tudo para que o Supercross seja um bom espectáculo. Estão todos de parabéns.”

Classificação SX1: 1º Joaquim Rodrigues (Honda), 2º Hugo Santos (Kawasaki), 3º Nelson Silva (Kawasaki) etc.

Classificação SXElite: 1º Joaquim Rodrigues (Honda), 2º Paulo Alberto (Suzuki), 3º Hugo Santos (Kawasaki) etc.

Press Officer Joaquim Rodrigues
E-mail: rodriguesracing108@gmail.com
www.jrodrigues.com
Pódio para Rui Gonçalves em Loket

Depois de uma prestação brilhante no GP da Bélgica disputado na semana passada, Rui Gonçalves já vinha dando indicações de que tinha condições para estar no pódio da classe rainha do Motocross Mundial.
Em Loket, circuito situado na República Checa, foi a vez do piloto luso se estrear pela primeira vez no terceiro lugar do pódio na classe MX1.
As condições climatéricas mostraram-se adversas com a chuva a cair copiosamente durante os dois dias de prova tornando, o já tradicionalmente escorregadio traçado checo, num autêntico desafio em termos das afinações das motos.
Durante os treinos o piloto do Team Honda World Motocross mostrou a sua apetência pela pista de Loket. O seu à vontade neste circuito ficou provado, logo no sábado, quando Rui Gonçalves conquistou o 3º posto na manga de qualificação, corrida muito disputada e que envolveu o piloto de Vidago numa interessante disputa com Clement Desalle.


Apesar da chuva intensa que se abateu no circuito, durante as mangas, foi-se criando uma única trajectória que permitia os pilotos evitarem as partes mais pesadas da pista.
Na primeira manga Rui Gonçalves voltou a efectuar um dos seus tradicionais bons arranques instalando-se, logo desde a primeira volta, no segundo posto. Essa posição seria mantida durante dezanove voltas até que Clement Desalle consumaria a ultrapassagem já perto do final da corrida. Rui ainda conseguiria evitar repetidos ataques do seu colega de equipa, o russo Eugeny Bobryshev.
Na partida para a segunda manga Rui Gonçalves voltaria a colocar a sua Honda CRF 450 R oficial nos lugares cimeiros. Tanel Leok seria o mais rápido no arranque enquanto Rui Gonçalves, depois de ter ultrapassado Xavier Boog, desferia diversos ataques ao piloto estoniano. Com o circuito a apresentar só uma trajectória limpa Gonçalves mantinha o segundo posto durante cinco voltas sempre muito pressionado por Clement Desalle. O belga consumava a ultrapassagem na 7ª volta e Rui Gonçalves aproveitava para se defender de forma brilhante dos ataques de António Cairoli para terminar no 3º posto final.


Rui Gonçalves: “ Custou mas foi desta vez que consegui voltar a estar no pódio numa corrida do Mundial de Motocross. Já fazia algum tempo que não sentia esta sensação, e posso dizer que já sentia imensas saudades. A última vez foi em Lierop, em Agosto de 2009.
Na primeira manga consegui capitalizar a boa partida para rodar sempre de forma muito consistente nos lugares da frente. O Desalle estava um pouco mais rápido e por isso optei por terminar em 3º.
Na segunda manga voltei a sair no grupo da frente e envolvi-me numa luta muito interessante com o Leok. O Leok distanciou-se um pouco e a certa altura comecei a sentir problemas de tracção na moto. O piso por baixo ficou extremamente duro e a escolha de pneus que fiz limitou um pouco a minha progressão.
No cômputo geral foi mais um excelente Grande Prémio. Acho que de depois das últimas corridas, onde estive muito perto de estar no pódio, este foi um bom prémio para mim e para toda a equipa Honda World Motocross que fez um trabalho fantástico com a minha moto de corrida.”

Classificações GP Rep. Checa: 1º Clement Desalle(BEL) 47 pts, 2º Antonio Cairoli (BEL) 43 pts, Rui Gonçalves (POR) 40 pts, Tanel Leok (EST) 35, 5º Max Nagl (GER) 31 …
Assim está o campeonato: 1º Antonio Cairoli 509 pts, 2º Clement Dessale 461 pts, 3º Steven Frossard 428 pts, 4º Eugeny Bobryshev 387 pts, 5º Max Nagl 378 pts; 6º Rui Gonçalves 349 pts etc.


Press Officer Rui Gonçalves
email: ruigoncalves22press@gmail.com
web: www.ruigoncalves.com
Facebook: https://www.facebook.com/ruigoncalvesmx

sábado, agosto 06, 2011

Está á porta a XIX Concentração Internacional Motard de Castelo Branco "Tuku-tuku" que vai-se realizar dias 2, 3 e 4 de Setembro.
       O local escolhido para palco da nossa XIX Concentração é o Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco que fica a mais ou menos 2km da cidade em direcção norte N233 (Espanha). GPS N-39º 51,430? W-07º 27,311?
       Vamos ter muita animação e boa comida para não faltar forças para a festa ser de arromba.


       Sábado vamos ter dois espectáculos de Freestyle, um á tarde e outro á noite, com Humberto Ribeiro. Iremos ter jogos tradicionais e prova dos lentos para agitar a malta.
       A música está a cargo dos "Kompanhia" na Sexta, os "Oásis" no sábado e os Rockgardenclub que ficaram a animar a malta pela noite fora onde vão dar umaTRUE ROCK SESSIONS são performance Dj (Disc Jockey) na área do ROCK (greatest hits of the 70's, 80's & 90's e, mais noite dentro, Heavy Metal).
       Haverá uma zona de tendas coberto e balneários com água quente.


       Estão reunidas todas as condições para vir passar um fim-de-semana agradável na companhia dos TUKU-TUKU que este ano comemoram o seu 25º aniversário de actividade.

terça-feira, agosto 02, 2011

Hora: a partir das 19h 30min
Local: Rua Casemiro de Abreu, 1223
Evento Gratuito



... E vão duas para Joaquim Rodrigues


Uma semana após a dupla vitória de Joaquim Rodrigues em Quintiães, o piloto de Barcelos voltou ao ataque e não deu hipótese alguma no Supercross de Vila Boa de Quires, localidade situada a poucos quilómetros de Marco de Canaveses.


Joaquim Rodrigues entrou da melhor forma na final de SX1, embora pressionado por Hugo Santos que durante um par de voltas rodou colado à traseira da moto piloto de Barcelos. A partir da quarta volta Rodrigues descolou do seu adversário e terminaria destacado na frente.


Na final Elite Joaquim Rodrigues voltava a ser o mais rápido na partida arrecadando o prémio Red Bull Holeshot. Nesta final Rodrigues rolava praticamente isolado, todavia não evitava dois pequenos erros de condução, prontamente corrigidos.
A próxima prova do Nacional de Supercross disputa-se na localidade da Poutena (Cantanhede) no próximo dia 6 de Agosto.


Joaquim Rodrigues: “Estou contente por mais uma vitória em ambas as finais para equipa JRod/Moto Aspra e pelos patrocinadores que apoiam o nosso projecto.
Consegui entrar bem em pista logo desde os treinos e sentir-me solto o que me veio ajudar durante toda a noite de corridas. Fiz sempre bons arranques e sair na liderança em todas as mangas o que me permitiu controlar melhor a corrida. Ainda apanhei uns sustos quando na entrada de um salto e bati com o guiador numa bandeira, e duas voltas depois entrei com as rodas em regos diferentes num salto e fiz uma acrobacia sem querer, mas felizmente consegui segurar e controlar a moto e continuar a minha corrida.

Espero no próximo fim-de-semana na Poutena poder continuar com os bons resultados e, principalmente, dar bom espectáculo a todo o público.”


Classificação SX1: 1º Joaquim Rodrigues (Honda), 2º Hugo Santos (Kawasaki), 3º Nelson Silva (Kawasaki)

Classificação SXElite: 1º Joaquim Rodrigues (Honda, 2º Hugo Santos (Kawasaki), 3º Paulo Alberto (Suzuki)

Press Officer Joaquim Rodrigues
E-mail: rodriguesracing108@gmail.com
www.jrodrigues.com

segunda-feira, agosto 01, 2011

Azar rouba pódio a Rui Gonçalves


O Grande Prémio disputado na Bélgica na pista de Lommel é um dos mais aguardados da época pela maior parte dos pilotos do Mundial de Motocross. Lommel não é uma pista qualquer, a brutalidade do piso arenoso coloca à prova a capacidade física dos melhores atletas do mundo e neste Domingo foram muitos os pilotos que não conseguiram lidar com o difícil traçado belga.
Lommel é como um segundo Grande Prémio caseiro para Rui Gonçalves. A sua residência habitual fica a poucos quilómetros daquela pista, traçado que reúne condições únicas de piso que desafia pilotos e motos numa batalha constante nas lombas de areia.


Durante os treinos Gonçalves voltou a dar boas indicações no que toca ao seu bom momento de forma rodando de forma consistente entre os dez melhores pilotos da classe. Todavia o piloto da Honda não evitava uma queda que o deixaria com forte dores numa perna.
Na manga de qualificação Rui Gonçalves não era feliz na partida e teria de recuperar algumas posições até chegar ao 9º posto.
Na primeira manga de Domingo veríamos um Rui Gonçalves de antologia ao efectuar umas das suas melhores mangas do ano. Mesmo sem ser muito rápido na partida o piloto do team Honda World Motocross efectuaria uma prova estrondosa.
Gonçalves evitava da melhor forma a confusão na primeira curva causada por múltiplas quedas circulando no 6º posto na primeira volta. Na segunda passagem pela meta subia ao quinto posto e depois entretinha-se numa disputa muito interessante com Max Nagl. Na 10ª volta conseguia suplantar o alemão instalando-se no 4º posto e encetaria uma recuperação vigorosa com o objectivo de suplantar o francês Steven Frossard. Com a meta à vista Gonçalves desferia o golpe final e conquistava o seu segundo 3º lugar da época de 2011.
Na segunda manga a pista belga apresentava-se ainda mais difícil de trabalhosa, bem ao gosto do piloto português. Mais uma vez Rui não seria muito feliz na partida e durante seis voltas rolaria no sexto posto com cautela para evitar uma queda num circuito que mais parecia uma especial do Touquet.
A partir da oitava volta Rui Gonçalves “ligava o turbo” e começava a atacar os lugares cimeiros. Na 13ª volta subia ao quarto posto, posição que ocuparia durante quatro voltas e, que lhe garantia a subida ao pódio, o primeiro da época 2011. Contudo o golpe de teatro estava reservado para a última volta quando a moto de Rui Gonçalves não aguentaria o esforço, sendo o piloto português obrigado a desistir a três curvas do fim com o motor da sua moto partido.


Rui Gonçalves: “ É claro que estou desapontado com o que se passou na última volta da segunda manga. Seria o primeiro pódio da época de 2011, isto numa pista que considero ser a minha segunda casa, mas neste desporto não estamos imunes a este tipo de azares. Mesmo assim estou contente, contente porque consegui fazer boas corridas impondo sempre um ritmo elevado e efectuando boas recuperações nas partes finais das corridas, evidenciando o bom momento de forma que estamos a atravessar. A primeira manga foi uma das minhas melhores corridas de sempre ao conseguir ultrapassar o Frossard mesmo em cima da meta
A pista estava brutal. Acho que nunca vi Lommel assim e separou, claramente, os pilotos que estão em forma de todos os outros.
Os últimos GP foram muito bons e viu-se, de forma clara, que tanto eu como a equipa Honda World Motocross estamos no bom caminho para acabarmos a época em alta. ”


Classificações GP Letónia: 1º Antonio Cairoli (ITA) 50 pts, 2º Clement Desalle (BEL) 40 pts, 3º Max Nagl (GER) 38 pts, 4º Eugeny Bobryshev (RUS) 35, 5º Steven Frossard (FRA) 33pts, 7º Rui Gonçalves (POR) 28 pts
Assim está o campeonato: 1º Antonio Cairoli 466 pts, 2º Clement Dessale 414 pts, 3º Steven Frossard 370 pts, 4º Eugeny Bobryshev 369 pts, 5º Max Nagl 349 pts.. 7º Rui Gonçalves 281 pts etc.


Press Officer Rui Gonçalves
email: ruigoncalves22press@gmail.com
web: www.ruigoncalves.com