"Fontes uma pequena vila para lá do Marão, mas muito conhecida pelo nome de “Meca do chaços”.
É assim o que melhor se define esta pequena vila perto de Santa Marta de Penaguião ao realizar todos os anos uma corrida de motorizadas até 50cc de fabrico nacional.
Embora a tradição já não seja a mesma coisa, o espírito esse é o mesmo de sempre, o mais ferrugento e mais mal amanhado é que conta para esta corrida tão insólita que já mete num bolso algumas corridas com a ilha de man e outras similares.
Foi no fim-de-semana de 23 – 24 de Julho que a festa do chaço se realizou com mais 33 chaços á partida e perto de 100 pilotos para uma dura prova de três horas,
É nós do diário de motociclista não queríamos faltar a esta corrida mais louca do mundo que até nos nossos afazeres foram esquecidos tal a coboiada que este evento nos proporcionou.
Lá se arranjou dois pilotos e uma moto (infelizmente japonesa) mas com ferrugem que baste para não ficar mal na foto, para alinhar na corrida.
Depois dos treinos livres para afinar a dita que levado á letra foi afinada no tasco com muita conversa e pouco trabalho, lá se deu inicio com o arranque a tal prova de man - charuto de um lado e o piloto do outro lado ……. Às cavalitas do companheiro de equipa.
E assim durante as três horas que durou a diversão a martirizada lá se aguentou aos esforços dos seus pilotos para fazer o maior número de voltas, embora o forte calor que se fazia sentir e sempre que havia a muda do piloto tinha que se passar pelo checkpoint (ou seja o tasco) para molhar a goela que isto de correr em circuito urbano tem que se diga.
O percurso, muito bonito a favorecer as fantásticas paisagens que o Marão tem para oferecer e muito sinuoso ao passar pelo interior da vila, os moradores aplaudir às janelas das suas casas, havia momentos em que a imaginação vagueava pelo circuito do Mónaco. Tal a parecença do percurso.
Mas como tudo tem de acabar as três horas lá chegaram ao fim cansados mas felizes pela experiencia proporcionada pela malta de Fontes ao organizar tão caricato evento sobre duas rodas.
Falta apenas agradecer aos organizadores, e as forças vivas desta vila para por de pé um evento fantástico, ao proporcionar aos comuns mortais o gosto pelas corridas urbanas fazendo lembrar as saudosas corridas de motos em Vila real, Vila do conde entre outros tantos.
Quanto á classificação pela parte que nos toca chegamos ao fim foi a mesma coisa que tivéssemos ganho.
Sabem que mais para o ano estamos lá. "
Texto e fotos
Zebar
Sem comentários:
Enviar um comentário