segunda-feira, maio 17, 2010

PR03/2010
Jornada de aprendizagem para Rui Gonçalves

Quinta jornada do Mundial de MotoCross disputada este fim-de-semana na localidade catalã de Bellpuig, a cerca de centena e meia de quilómetros de Barcelona, prova que serviu para que Rui Gonçalves fizesse uma análise de alguns dos aspectos que terá de melhorar para aumentar o seu ritmo competitivo.

Esta prova iria começar no Sábado de manhã com uma pista ultra rápida que deixaria os 25 primeiras classificados dos treinos livre separada por apenas três segundos, o que revela o tremendo equilíbrio de andamentos, entre todos os pilotos.
Na manga de qualificação um forte temporal iria abater-se sobre o traçado catalão causando inúmeras dificuldades a todos os pilotos. Quem ganhou com isso foi Rui Gonçalves que numa toada calma e calculista evitava as armadilhas do traçado, que provocaram múltiplas quedas, para ir finalizar a corrida de qualificação no 8º posto.
A chuva de Sábado iria tornar o circuito de Bellpuig numa pista com, praticamente, uma trajectória limpa por isso a necessidade de um bom arranque, algo que não aconteceu a Rui Gonçalves na primeira manga.
A sua partida mediana iria causar-lhe algumas dificuldades na evolução na tabela classificativa terminando a 1ª manga num inexpressivo 15º lugar.
Na segunda manga as coisas iriam correr de forma mais positiva. Rui Gonçalves arrancava dentro do lote dos mais rápidos e fazia uma corrida ao seu melhor estilo, sem arriscar em demasia mas com um andamento rápido e seguro, finalizando a corrida final no 12º posto o que lhe valeria o 13º posto no final da prova de Bellpuig.
Rui Gonçalves: “ Esta foi uma prova atípica e a confirmá-lo a variação do circuito no Sábado em termos de traçado e consistência do piso.
A manga de qualificação revelou-se muito positiva, mas o circuito ficou bastante deteriorado e nas corridas de hoje havia somente uma espécie de carreiro por onde toda a gente passava. Se saíssemos fora o piso estava muito mole e degradado fazendo-nos perder imenso tempo.
Notei que ainda não estou muito consistente em termos da minha regularidade volta a volta. Isso foi notório na primeira manga porque ora ganhava tempo, ora perdia mais alguns segundos o que me fez perder o comboio dos pilotos da frente.
Penso que com maior rodagem nesta classe e mais habituação à moto poderei entrar no lote dos dez mais rápidos dentro de pouco tempo.
Em termos físicos sinto-me muito bem, está tudo a 100% e o meu ombro já não é uma limitação à minha evolução em termos de rapidez.”

Classificações: 1º Tanel Leok (EST), 2º David Philippaerts (ITA), 3º Maximilian
Nagl, (GER), 4º António Cairoli (ITA), 5º Clement Desalle (BEL)... 13º Rui
Gonçalves (POR), etc.
A próxima prova de Rui Gonçalves será o GP dos EUA que se disputará em Glen
Helen na Califórnia, no próximo dia 30 de Maio.

Press Officer Rui Gonçalves e fotos

Sem comentários: