segunda-feira, abril 12, 2010

PR 05-10 12/04/2010

Team Sol Posto Competição

Entre os dez melhores do Mundial de Enduro



Desta feita Gonçalo Reis dirigiu-se até à localidade andaluza de
Valverde del Camiño, a poucos quilómetros de Huelva e bem perto de
Portugal, para disputar a primeira prova do Mundial de Enduro.
Equipado com a sua KTM EXC 250, Gonçalo Reis enfrentou uma prova extremamente dura em que foram disputadas cinco especiais por dia num traçado muito exigente em termos físicos, o que colocou à prova a resistência de muitos concorrentes em dois dias de competição, em que se rolou cerca de sete horas em cima da moto por cada dia de competição.
O primeiro dia de prova seria marcado por uma queda violenta e, igualmente aparatosa na Enduro Test, e que iria colocar múltiplas dificuldades no regresso ao percurso por parte do piloto da Caismotor. Embrenhado entre ramos, vegetação alta e a inclinação elevada do terreno, Gonçalo Reis iria perder preciosos segundos na luta pelo top ten, terminando o primeiro dia em 12º lugar. No segundo dia de competição o moral era elevado e com uma maior habituação ao percurso andaluz, Reis iria surpreender alguns dos seus adversários com dois quintos lugares em duas especiais e imiscuindo-se na luta por um lugar entre dos dez melhores do mundo na classe
E1. O resultado no final seria um valoroso décimo lugar, amealhando vinte pontos que o colocam em 11º lugar na tabela classificativa numa altura em que a caravana do mundial se desloca para Portugal, onde se irá desenrolar a segunda prova desta modalidade em Fafe já no próximo fim-de-semana.
“O Mundial de Enduro representa um desafio para os melhores atletas do mundo. Esta prova em Espanha foi isso mesmo. O percurso era muito massacrante as especiais exigiam empenho e muita cabeça para não deitar tudo a perder numa queda ou com uma avaria mecânica. No primeiro dia de prova demorei um pouco a entrar no ritmo e depois com aquela queda perdi imenso tempo a voltar ao percurso, o que limitou as minhas possibilidades de ir mais além na tabela classificativa.
No segundo dia de prova já me encontrava mais “solto” e consegui andar mais rápido. Tive de me esforçar para entrar no lote dos dez primeiros, e a certa altura já era nono, mas uma pequena queda fez-me perder algum tempo e depois tentei tudo por tudo para recuperar mas, o Jordan Curvalle ficou apenas a sete décimas de segundo, o que foi muito bom.
Parto confiante para a prova portuguesa onde voltarei a dar o meu melhor perante o “meu” público, restando-me agradecer a todos aqueles que me têm ajudado ao longo deste ano, a sua preciosa colaboração. Obrigado a todos.”

Classificação actual Campeonato Mundo Enduro Classe E1:
1º Johnny Aubert (FRA) 47, 2º Antoine Meo (FRA), 3º Cristobal
Guerrero (ESP) 40 pts; 11º Gonçalo Reis (POR) 20 pts;


Foto cedida: Team Sol Posto

Sem comentários: