Vitória para Rui Gonçalves no Japão no primeiro teste da moto de 2012
A temporada de 2012 já começou a ser preparada por parte do Team Honda World Motocross tendo em conta que a participação na oitava prova do Campeonato Japonês de Motocross disputada em Sugo serviu de primeiro teste ao protótipo que a equipa oficial irá utilizar no próximo ano no Mundial de Motocross.
Em termos de corrida Rui Gonçalves conseguiu vencer a geral em Sugo fruto de um terceiro e um primeiros lugares nas duas mangas disputadas com uma meteorologia imprevisível.
Na primeira manga Rui Gonçalves teve alguns problemas de antebraços, como consequência depois de ter estado praticamente parado desde o Motocross das Nações. Na segunda manga conseguiu uma vez mais ser o melhor na partida e conquistou uma vitória confortável com larga vantagem sobre os seus perseguidores.
Para além desta corrida Rui Gonçalves irá cumprir um rigoroso calendário de testes que se irá prolongar por cinco dias no Japão com o intuito de preparar e acertar a nova moto que irá ser utilizada pela equipa em 2012. Trata-se de um protótipo, uma moto com soluções técnicas inovadoras, que permitirá à equipa Honda World Motocross lutar pelos lugares mais altos do pódio no Mundial de MX1.
Rui Gonçalves: “ Basicamente o intuito desta deslocação da equipa ao Japão foi para testar a nova moto. Deu para encaixar a corrida de Sugo no nosso programa e ainda bem que isso aconteceu.
Sinceramente não vinha a 100% para esta corrida porque desde o Motocross das Nações, basicamente, só fiz algum treino físico e andei de moto na 250 a dois tempos. A vitória foi importante para a Honda, é sempre bom conseguir ganhar no Japão e oferecer esta vitória à minha marca.
a primeira manga senti alguns problemas com os braços logo nas voltas iniciais e não consegui andar mais depressa de forma a acompanhar os meus adversários. Na segunda manga tudo mudou porque já estava mais descontraído e depois de sair na frente não tive dificuldades em controlar a corrida.
No que concerne a nova moto posso dizer que a base é muito boa. O quadro foi muito melhorado em relação à moto de 2011 notando-se em pista um comportamento mais seguro.
Neste momento a moto está apenas 80% do seu desenvolvimento. Irei aproveitar estes próximos dias para trabalhar com os engenheiros do HRC de forma a encontra uma boa base que nos permita estar na frente das corridas em 2012.”
Roger Harvey, Director do Departamento Off Road: “ De uma forma geral estamos muito contentes com este resultado, mas para ser completamente franco a nossa vinda ao Japão teve mais objectivos. Basicamente quisemos testar a nova moto em condições de corrida para que comecemos os testes de preparação com o pé direito. Os próximos dias de teste serão igualmente importantes e com o apoio da Honda Japão estamos confiantes que iremos caminhar no bom sentido com a nova CRF 450 R.
Classificações Campeonato Japonês de Motocross Sugo 8ª ronda: 1º Rui Gonçalves (Honda) , 2º Akira Narita (Yamaha), 3º Eugeny Bobryshev (Honda), 4º Yoshitaka Atsuta (Suzuki), 5º Takase Tanaka (Kawasaki, 6º Yu Hirata (Honda, 7º Yohei Kojima (Suzuki), 8º Hiroaki Arai (Kawasaki), 9º Kazumasa Masada (Honda), 10º Hiroki Ogawa (Kawasaki, 11º Senji Numata (Kawasaki), 12º Takeshi Katsuya (Kawasaki), 13º Naoki Serizawa (Honda), 14º Yoshihide Fukudome (Honda), 15º Kazuya Tani (Yamaha) etc.
Facebook: https://www.facebook.com/ruigoncalvesmx