terça-feira, setembro 29, 2009


,

sexta-feira, setembro 25, 2009



PR 12-09 20/09/2009
Team Sol Posto Competição

Gonçalo Reis Vice-Campeão da Europa E1

A última ronda do campeonato europeu de enduro disputada em Castiglioni Fiorentino Itália foi de consagração para o piloto do Magoito.

Não era necessária muita matemática para compreender que Gonçalo Reis teria de um impor um ritmo mais vivo de forma a conseguir manter o segundo posto no Campeonato da Europa de Enduro, que desta feita foi disputado em conjugação com o Troféu das Nações de Enduro.
Depois da ronda disputada na Eslováquia ter sido pouco frutífera em termos de resultados, Gonçalo Reis tinha a noção de que os três dias de competição a disputarem-se em Itália seriam intensos e duros.
O piso apresentou-se compacto e escorregadio depois da organização ter decidido regar algumas das especiais mas o pó seria uma presença constante em todo o traçado de 70 kms.
Com 40 pontos de atraso para o líder do campeonato Romain Dumontier, Reis tinha que conseguir manter o segundo posto que era ameaçado pelo alemão Andreas Beier, que aproveitou a ronda eslovaca para avançar na tabela classificativa.
Porém o piloto português fez aquilo que se esperava de um grande campeão e no primeiro dia de prova assegurava o segundo posto na classe para depois, já no Sábado, vir a ganhar com bastante autoridade perante todos os adversários consolidando de forma definitiva o segundo lugar no campeonato e amealhando o vice-campeonato europeu de enduro num dos anos mais frutuosos da sua carreira desportiva

“Esta prova era uma espécie de desafio para mim. Tinha de compreender o que se tinha passado de errado na Eslováquia e o porquê de não ter ido mais longe.
Nesta prova entrei com o pé direito e o segundo posto no primeiro dia deixou-me descansado porqu
e via que tinha andamento para mais. No Sábado apertei um pouco mais o andamento e venci com muita calma e determinação.
No Domingo o Motocross final foi uma prova muito gira mas o meu arranque não permitiu ir mais longe do que o segundo lugar numa pista onde a visibilidade deixada pelo pó era muito reduzida. Em termos da prova por equipas foi muito bom termos ficado no pódio embora pudéssemos ter ido um pouco mais além se não fossem alguns contratempos.
Gostaria de agradecer à Federação de Motociclismo de Portugal o apoio dado neste evento.
Vou continuar a minha preparação para os ISDE e vou também apostar forte no Motocross depois do excelente resultado obtido na prova disputada na Moçarria.”

Classificação final Campeonato Europeu E1:
1º Romain Dumontier 204 pts, 2º Gonçalo Reis 176 pts, 3º Berenger Carrier 171 pts, ...

quarta-feira, setembro 16, 2009




Decorreu durante os dias 11, 12 e 13 de Setembro, no Parque de Campismo dos Serviços Sociais da PSP em Tavira a I Concentração de Policias Motards Tavira – Algarve.
A realização deste evento foi da responsabilidade do Motoclube dos Profissionais da PSP e da Delegação de Caldas da Rainha dos Angeles Guardianes, nele participaram elementos policiais, guardas prisionais e bombeiros, vindos de diversos pontos de Portugal e de Espanha, os quais ali conviveram durante os três do encontro, desfrutando uma sã camaradagem, assim como as óptimas instalações postas á disposição dos intervenientes pelos Serviços Sociais da PSP.
A paisagem algarvia foi muito apreciada durante todo o encontro, sendo realizado no dia de sábado um passeio Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo, local aonde foram recebidos pelos responsáveis, os quais elucidaram os intervenientes sobre a fabricação do Azeite, de seguida foi feita uma vista ao Pego do Inferno, após o almoço assistiu-se a uma prova de todo o terreno, no Do
mingo foi realizada uma visita de barco á Ilha de Tavira.
No final foram atribuídos os seguintes Prémios:
Motarde Feminino mais distante - Inês (Guarda Civil Jigon Astúrias)
Motarde mais Jovem – Rodrigo Rufino (Serv. Sociais PSP Tavira)
Elemento que mais se distinguiu na realização do Encontro João Gonçalves (LAM Tavira)
1º Inscrito Estrangeiro - António Real (Guarda Civil Santiago Compostela)
1º Inscrito Nacional - Américo Soares (LAM Porto)
Motard que mais sofreu - Carlos Rafael (Angeles Guardianes Caldas da Rainha – Portugal)
Prémio da Bandeira - Joaquin Fernandez (CNP Granada)

Motoclube mais distante Estrangeiro - Guarda Civil Jigon Astúrias
Motoclube mais Numeroso Nacional - LAM
Motoclube mais Numeroso Estrangeiro - Angeles Guardianes Sevilha
Melhor Anfitrião - Parque de Campismo Serviços Sociais PSP Tavira
Melhor Colaborador Estrangeiro – Joaquin Fernandez (Angeles Guardianes Badajoz)

sábado, setembro 12, 2009

quarta-feira, setembro 09, 2009




Rui Gonçalves mais perto da liderança






Depois de na corrida do passado fim-de-semana Rui Gonçalves ter conquistado o segundo lugar da tabela do Mundial, a jornada da República Checa veio beneficiar o piloto português no seu assalto ao título de Campeão Mundial de MX2. Ao subir ao segundo lugar do pódio, resultado de dois terceiros lugares conquistados na pista de Loket, Gonçalves ficou agora a apenas 20 pontos de diferença do seu colega equipa e líder do campeonato, o francês Marvin Musquin. Rui tirou partido de um azar do seu adversário que na segunda manga da tarde viu o motor da sua KTM “calar-se” sendo obrigado a desistir, uma situação que o próprio Rui conhece bem e que só vem comprovar que o motocross é isto mesmo: um desporto fascinante e recheado de imprevistos.
Temperaturas altas e piso duro são habitualmente as condições ideais para os pilotos franceses e a provar este facto estava o regresso da “armada francesa” com seis dos seus pilotos no top-ten na corrida de qualificação de sábado. Rui quedou-se pela 5ª posição depois de recuperar do oitavo posto ultrapassando três dos pilotos gauleses no processo. Mesmo assim, o piloto confessou no final que não estava a encontrar o seu melhor ritmo.
No domingo, pelo contrário, Rui conseguiu o “holeshot” na partida - essencial nesta pista em que é difícil ultrapassar - liderando até pouco mais do meio da prova mas sempre sujeito à pressão dos seus adversários que nunca lhe deram descanso. Primeiro com Musquin e depois com um “terrível” Ken Roczen que, decidido, lhe roubou a primeira posição para não mais largar até final. Durante a segunda metade da manga Rui aguentou bem a investida do seu colega de equipa até duas curvas do final quando um erro de trajectória ainda lhe veio a custar a segunda posição.
A segunda corrida do dia trouxe de volta às vitórias o francês Gautier Paulin que liderou da 1ª à última volta permitindo-lhe recuperar alguns pontos no campeonato para Rui. O piloto de Vidago partiu em terceiro e ainda tentou conquistar o 2º lugar ocupado pelo francês Xavier Boog mas teve de se contentar com a terceira posição a apenas 1,3 segundos do seu adversário.

Valeu o esforço do português até porque segundo nos contou as condições não eram as melhores: “Voltei a ter problemas de estômago, e acabei esta manga em sacrifício. Não me sinto cansado, mas quando entro em situação de fazer mais esforço o estômago reage de maneira muito esquisita. Quase vomitei dentro do capacete!… Amanhã vou ao médico para ver o que se passa. Felizmente, temos agora estas três semanas de intervalo até Lierop, para poder recuperar. Foi um fim-de-semana bastante positivo em termos de Campeonato, pois ganhei muitos pontos ao Marvin apesar de ter perdido alguns para o Paulin. Ficou outra vez tudo em aberto e estou ansioso pelas corridas que faltam pois quero continuar a lutar pelo título.” E não é para menos pois o Mundial continua nos próximos dias 29 e 30 de Dezembro na pista de areia de Lierop, na Holanda, uma das mais favoráveis aos atributos do piloto português.





Classificação MX2 Loket (República Checa)
1. Gautier Paulin, France, 43
2. Rui Gonçalves, Portugal, 40 points
3. Xavier Boog, France, 38
4. Ken Roczen, Germany, 37
5. Valentin Teillet, France, 33

Campeonato do Mundo MX2
1. Marvin Musquin, France, 443
2. Rui Gonçalves, Portugal, 423
3. Gautier Paulin, France, 415
4. Davide Guarneri, Italy, 373
5. Ken Roczen, Germany, 306

terça-feira, setembro 08, 2009