sexta-feira, junho 30, 2006












terça-feira, junho 27, 2006


I CONCENTRAÇÃO DO GRUPO MOTARD MINEIROS DE GONDOMAR

Nos dias 2, 3 e 4 de Junho de 06, o grupo motard os Mineiros de Gondomar realizaram a sua 1ª concentração, no complexo desportivo de S. Pedro da Cova em Gondomar.
Foi num fim-de-semana com muito calor, que em parte é muito bom para puxar os motociclistas para estes eventos e também para as tendas das bebidas.
As refeições eram todas completas e com a participação do restaurante-bar "O Laranjal" no complexo desportivo São Pedro da Cova, tel.224 670 293, pelas as informações que obtive de todos os motociclistas que serviço foi excelente e que os funcionários foram profissionais a todos os níveis, porque em Portugal e infelizmente os motociclistas são vistos como desordeiros, etc., existe uma grande diferença entre motociclista e motoqueiro. O motociclista respeita e zela pela imagem do moto clube que representa, enquanto o motoqueiro age à margem da lei, infelizmente a comunicação social, nunca fez ou não quer investigar o que é ser um verdadeiro motociclista.
Mas voltando à concentração, na 6ª iniciaram com as inscrições, jantar e espectáculos da noite.
No sábado pela tarde começaram aparecer mais motociclistas, os mineiros preparam uma sardinhada e caldo verde para todos os presentes.
Como o tempo estava muito quente, convidava toda gente para beber, mas tenho de realçar uma das tendas de bebidas é que batia todos os recordes, onde se encontravam umas belas mulheres, assim é que é fazer negócio.
Depois do jantar, começaram aparecer muitos motociclistas e também os habitantes da terra para assistirem os espectáculos, porque o recinto encontrava-se cheio, começaram com o trial, com participação do campeão nacional André Garcia e outro piloto da Zona dos Carvalhos, Vila Nova de Gaia.
Actuaram grupos de rock, e os que fizeram mais sucesso foram o Quim Roscas e Estacionâncio, que cativaram todo o público com as suas anedotas super picantes.
Show do strip e hora de dormir.
No domingo pequeno-almoço e um passeio pela a freguesia de S. Pedro da Cova de Gondomar, antes do almoço foram distribuídas as lembranças para o mais novo e idoso, com mais quilómetros, para os moto clubes, rifa de uma mini-moto, e bons prémios pelas inscrições.
Este grupo motard tem uma excelente organização, porque sabem receber, agradar, aparecer no máximo de concentrações possíveis, a comida foi excelente.
A junta de freguesia e a câmara municipal de Gondomar, disponibilizaram tudo o que foi possível e que este grupo motard e todos os motociclistas, agradecem o reconhecimento que poder local reconhece moto turismo beneficia todos.
Este Grupo Motard está de parabéns e até para o ano.

Nelson Lima

segunda-feira, junho 26, 2006


VI Concentração do moto Mangualde

O moto clube de Mangualde, realizou a 6ª concentração com o tempo encoberto.
Este moto clube, conhece o truque ou a essência que exige em todas as concentrações, humildade, bem receber, comida e representar no máximo de concentrações.
Na 5ª feira apareceram alguns motociclistas, grandes amigos e que na sexta-feira estiveram ajudar conjuntamente com alguns sócios, directores e as suas esposas/namoradas.
Na sexta-feira, as inscrições começaram 19:00 e pelas 20:00 serviram o jantar, caldo de cebola, rojões com batata cozida e legumes, bebidas e fruta, como é tradicional nesta concentração tem sempre um grupo musical acompanhar, enquanto os motociclistas “atestam” os estômagos, e que também houve dança com todos os presentes e pessoal do rancho folclórico.
Durante a noite de sexta-feira, os motociclistas reuniram-se nas tradicionais tendas da comida, bebidas, tenda de artigos tradicional do mais antigo e famoso Manivelas, como a companhia também famosa do Ari com o famoso Karoeke e como a sensibilização com os mais novos, em questão da prevenção rodoviária, como também juntaram-se para ver o rancho actuar e foram convidados para participarem na dança.
Durante a noite até altas horas, actuaram dois grupos de música que animaram e com um dos grupos, o Pena Branca acompanhou com a sua harmónica.
No sábado pela manhã, começaram aparecer os motociclistas de todo o território de Portugal continental, e que chegaram a tempo para tomarem o pequeno-almoço, o almoço foi servido 12:30, filetes de peixe com salada russa, com a maionese separada, sopa de legumes, bebidas, variedades de fruta, e com o tradicional acompanhamento musical e com a participação de acordeão do motociclista Rui Valentim do moto clube de Pombal.
Pela tarde de sábado começaram com vários jogos tradicionais, com a prevenção motociclista, grupo de música, com um ilusionista comediante. A tarde de sábado foi bastante activa, celebrou-se uma missa campal em memória de todos motociclistas, que já não se encontram entre nós, um pequeno jogo de futebol, patrocinado pelo o Grupo Motard Eixos, de Sever do Vouga – Aveiro.
Às 20:00, serviram o jantar, caldo verde, pá de porco, bebidas e fruta, sempre com a música e uma participação de cantigas de maldizer do Estrela do clã motociclista de Portugal.
Depois do jantar, todos reuniram-se no local da festa, para continuarem com jogos tradicionais, prémio para os homens uma garrafa de vinho e para as senhoras um vibrador.
Depois dos jogos, um grande amigo do moto clube "panteras negras", brindou a todos os presentes com fogo de artifício. Depois seguiu-se duas homenagens ao Pena Branca e ao Nini, entrega de lembranças aos moto clubes com mais quilómetros e inscrições, entregaram a 3 moto clubes, Alverca, Mineiros de Gondomar e Glória do Ribatejo, o strip, no final realizou-se a tradicional corrida do pilau, com um júri feminino avaliar o pilau de cada participante.
No fim da corrida, actuaram dois grupos de música e na minha opinião, como na maior parte de todos os presentes o último grupo os “Cheque-Mate” contacto 964 478 178 (João Cabral) Quinta das Flores – Zona do Salgueiro; 3530 – 259 Mangualde, foi o melhor, porque conseguiu reter e cativar por muitas horas uma grande parte dos motociclistas, excelente grupo, parabéns.
No domingo 09:30 pequeno-almoço, pelas 10:00 realizou-se o passeio pela cidade e com paragem na cooperativa de vinho de Mangualde, petiscos para todos os presentes.
O menu do almoço foi arroz á valenciana, caldo verde, bebidas, frutas e acompanhamento do rancho folclórico “Unidos da Cunha Alta”.
Depois foram entregues as lembranças para o mais novo e idoso, mais quilómetros percorridos por um casal do Algarve – Porches 580 Km, oferta especial de 45 anos casados para a Sr.ª Fátima e o Sr. Delfim do moto clube de Espinho, prémios do pilau.
Até para o ano e boas curvas.

Nelson Lima

Inauguração da sede do moto clube Lobo e Ca

No dia 23 de Abril de 06, dia do motociclista, o moto clube Lobo e Ca inaugurou a sua sede para todos os sócios e convidados.
O tempo estava espectacular, que ajudou bastante a festa.
Pelas 11:30 am a sede foi oficialmente inaugurada pela direcção do futebol de Pedroso, porque infelizmente o presidente da junta de freguesia, não se encontrava disponível. A sede foi inaugurada com as motos a trabalhar.
O local da sede deste moto clube, é excelente para receber convidados, como realizar a concentração do moto clube, como outros eventos.
Esta sede é construída em contentores, o modelo da sede assemelha-se a um rancho americano, com bastante espaço para as motos e petiscos.
Antes do almoço, os motociclistas dirigiram-se para igreja de Nossa Senhora das Dores para celebrar com todos os presentes o dia do motociclista, como todos sabem, este ano o dia motociclista foi realizado em Sagres e em principio 2007 vai ser realizado na cidade Guimarães.
O pároco celebrou a missa conjuntamente com todos os seus paroquianos e na companhia de alguns motociclistas, dedicou a celebração da missa aos motociclistas, desejou a todos felicidade e abençoou-nos.
E no fim da celebração, uns directores ofereceu uma lembrança ao pároco e que mostrou bastante contente.
No fim houve uma grande ovação e depois todos dirigiram-se para base.
A inauguração do moto clube, coincidiu com a data de aniversário de um sócio e especialista de preparo porco no espeto.
O petisco oferecido pelo moto clube, tradicional porco no espeto, como também mais pelo fim da tarde ofereceram o caldo verde, pelas 16:00 fizeram as entregas das lembranças a todos os moto clubes presentes.
A festa prolongou-se até noite e mais um pequeno convívio que se transformou numa grande festa, parabéns.
Nelson Lima

6ª Concentração do Moto Clube do Prado

No dia 27 e 28 de Maio de 06, moto clube do Prado efectuou a sua sexta concentração, no distrito de Braga.
Pela a manhã de sábado, o calor já começava “queimar” e durante a tarde foi um calor insuportável para a maior parte dos motociclistas que se deslocavam para a concentração.
O local da concentração encontra-se numa praia fluvial, com uma beleza natural, bem cuidada pela junta local, rodeada de relva e mais importante, muita limpeza.
Juntando o útil ao agradável, com estas condições uma grande parte dos motociclistas tiraram o prazer de se refrescarem, enquanto outros jaziam bons momentos nas sombras.
Outros encontravam-se a montar as tendas, tendo longas conversas com velhos amigos e novos, bebendo e comendo, porque o tempo convidada a refrescar as gargantas.
Nesta concentração as entradas individuais são de graça, devido a uma ordem dos órgãos responsáveis do poder local, mas também moto clube ganha bastante, nas bebidas, como também as tendas de comida e feirantes, porque o local à noite encontrava-se lotado, quanto às inscrições completas e meias tiveram sucesso, porque as meias inscrições dão direito ao jantar. Quanto ao local das refeições são 13 quilómetros de distância da concentração na escola profissional, mas digo a todos os leitores, vale a pena fazer esta deslocação, porque a comida é feita pelos os alunos da escola profissional de hotelaria. Mas antes do jantar, houve um passeio e aperitivo no café Rural, com os seus donos a receber todos os motociclistas, com maior respeito e dedicação, tenho de salientar que o dono não contava com tantos motociclistas e motos, foi impressionante, este moto clube merece, porque o segredo está no bem receber, comida e mais fundamental, fazer-se representar praticamente na maior parte concentrações…
Depois dirigimo-nos para o refeitório da escola, que encheu por completo, serviram lombo assado, caldo verde e vários tipos de sobremesa (fruta, mouse de chocolate caseira, torta de gelado, mini-eclairs).
Depois foi o regresso à base, para os espectáculos, convívio, etc. e antes do fim última parte do strip, o Simpsom já nos tem habituado com o seu habitual strip e que desta vez, teve um ajudante, foi mesmo de mesmo partir a “moca”, no fim strip, hora de dormir.
No domingo de manhã, uma grande parte dos motociclistas foram acordados pela banda do núcleo da Cruz Vermelha do Prado, e por ordem do Fernando, pararam em frente das tendas do presidente Vieira e do XF dos Lobos E Ca., foi um acordar e tanto…
Pequeno-almoço, depois um passeio até à nossa Senhora do Sameiro em Braga, almoço que estava excelente, entrega das lembranças, fizeram uma entrega especial a todas as condutoras motociclistas, aos mais novos, mais idade, aos moto clubes Espanhóis e portugueses, e também a uma motociclista com mais quilómetros de Santiago de Compostela, a sua lembrança foi entregue pelo presidente da junta de freguesia.
No fim realizou-se o sorteio e a despedida.
Até para o ano e boas curvas.
Nelson Lima

3º Aniversário do Clube Motard “Os Fumaças”

Situa-se na vertente ocidental da Serra da Estrela, que fica situado no concelho de Seia e que actualmente tem 29 freguesias, é uma das regiões mais belas em paisagens, recursos naturais, gastronomia no país e como também as suas gentes são atenciosas.
O clube motard “Os Fumaças” da localidade de Vodra, celebrou o seu 3º aniversário no dia 8 Dezembro de 2005, acompanhado pelos os sócios, presidente da junta de freguesia de Seia e por muitos amigos de moto clubes do norte, centro e sul do país.
O almoço foi celebrado na sede deste moto clube e também neste dia realiza-se sempre a festa da Nossa Senhora da Conceição, com procissão e no fim os capacetes dos motociclistas foram abençoados.
Nelson Lima
Fotos
Fumaças

V Convívio do Grupo Motard Baixo Mondego

O Baixo Mondego está integrado no sector setentrional da Orla Meso-Cenozóica Ocidental que, por sua vez, é parte correspondente da porção emersa da margem continental oeste da Ibéria.
Na sexta-feira ás 18:00, começaram as inscrições e pelas 20:00 serviram jantar. Depois começou a festa para todos os presentes, com desfile motard e desfile de Lingerie, com um grupo de humor “A região Estrangeira”.
No sábado pela manhã a continuação das inscrições para todos os motociclistas e ás 13:00 serviram o almoço, depois do almoço houve actividades de jogos tradicionais, um campo insuflável de matrecos, de onde realizaram um campeonato de grupos de motociclistas e também rodeo automático com uma regra para todos os participantes aguentarem mais tempo em cima do animal mecânico e devido a estes “brinquedos” os filhos dos motociclistas puderam brincar.
Ás 16:00 houve garraiada, mas ao principio talvez devido ao extremo frio que fazia o vitelo não queria sair, saiu devido a muito esforço do responsável e de alguns participantes corajosos.
Teve alguns intervenientes corajosos, porque o animal era bastante forte e patrocinou um excelente espectáculo, mas infelizmente devido ás condições atmosféricas e principalmente pela a forte chuva e vento, todos os presentes refugiaram-se no pavilhão, onde se realizava o convívio do grupo motard do Baixo Mondego.
Mas a festa não acabou devido ao tempo, como é habitual nestes convívio alguns motociclistas trazem sempre os tradicionais petiscos e juntamente com os seus amigos, juntam-se a comer, beber e porem a conversa em dia. É com muito pesar que certa comunicação social e a geral a comunidade portuguesa, julgar todos os motociclistas de serem arruaceiros, mas isto tudo é mentira. Nós motociclistas, somos pessoas civilizadas, paz e muitas vezes ajudamos as nossas comunidades, em diversas actividades, como estes convívios, concentrações, etc., todos os moto clubes são os maiores responsáveis de promoverem o turismo Rural, porque todas comunidades vêm ganhar de diferentes formas (posto de abastecimento, restaurantes, pensões, etc.).
No fim dos jogos tradicionais, houve a entrega dos prémios a todos os participantes.
No pavilhão tinha as tradicionais tendas dos feirantes, bebidas e comida. Numa parte do pavilhão o grupo motard do Baixo Mondego fez um excelente tema de arquitectura paisagística, sobre o tema motociclista da região.
Depois do jantar, começaram os espectáculos musicais e tenho de salientar que apostaram muito bem nos grupos, onde as músicas encaixaram-se muito bem no espírito motociclista e também os grupos que participaram eram excelentes, isto no meu ponto de vista. O primeiro grupo foi os Rock Luso (contacto Susana Machado -» 964157166, Jorge Neve -» 919222990) com músicas rock portuguesas dos anos 80. No fim deste grupo começou o strip com as Divine, depois seguiu-se os famosos “Porquinhos da Ilda” (contacto Francisco Nobre -» 962677516) que fizeram a maior parte da festa e animaram todos os presentes, motociclistas e visitantes. O pavilhão no sábado á noite encontrava-se cheio.
No fim do grupo actuar, veio novamente o strip feminino e masculino.
Domingo de manhã, depois do pequeno-almoço realizou-se o passeio pelas as terras do Baixo Mondego que felizmente o tempo estava com sol, mas muito frio. Por volta das 13:00 serviram o almoço, distribuíram as lembranças a todos moto clubes presentes, que infelizmente devido ás péssimas condições atmosféricas e também á crise que o nosso país está atravessar, houve pouca participação de moto clubes. Mas este grupo motard, foram sempre humildes, sabem receber bem todos os motociclistas e visitantes.
Mas a festa continuou até ao fim da tarde, com stunt rider, samba, etc.
Até para o ano.
Nelson Lima

O Aniversário da Adriana do Grupo Motard Eixo – Aveiro

No dia 27 de Novembro de 2005, a Adriana do Grupo Motard do Eixo, celebrou o seu aniversário na sua sede, Rua do Lameiro, Eixo – Aveiro na companhia de amigos motociclistas de vários moto clubes presentes e familiares.
Foi uma tarde bastante agradável, abundância de comida, bebidas e no fim improvisaram uma caixa com os presentes, oferecida por todos os seus amigos e familiares.
O Jornal Motard deseja felicidades e que se repita por muitos anos.
Nelson Lima
Foto
Daniel

Desfile dos Pais de Natal no concelho de Lousada

O concelho de Lousada situa-se no centro do Vale do Sousa, com terrenos férteis, abundância de água e floresta, e com a simpatia das gentes deste concelho.
No dia 26 de Dezembro de 05, com muita chuva, os Irmãos Gémeos Ferreira donos de hiper mercados na zona do Vale do Sousa (Marco de Canavezes, Paredes, Lousada e Amarante, Tel. 255 539 730 e e-mail: gemeosferreira@mail.telepac.pt), em conjunto com moto clube de Lousada, o apoio da câmara municipal e das autoridades policiais, cobertura da comunicação social SIC e TVI, realizaram um desfile pela Vila num super camião de pesados (PeterBilt e na parte da carga os presentes, uma das partes do lado abria automaticamente) escoltados pelas motos, e com a participação de alguns representantes de moto clubes (Mangualde, Vale do Sousa e conquistadores de Guimarães) e acompanhamento do grupo de Bombos Amigos de Caíde.de.Rei. (Tel. 255 911265) do concelho, que ajudaram na distribuição de mais de 3000 presentes e lanches para as crianças de todas as freguesias do concelho de Lousada, doados pelos os Gémeos Ferreira os Verdadeiros Pais de Natal que ainda antes da distribuição em Lousada, doaram numa freguesia de Penafiel a uma associação paroquial. Contavam só com 57 crianças, mas apareceram 200 que no entanto todas elas tiveram presentes. Nas peregrinações a Fátima em Maio fazem distribuição de comida, é de louvar a atitude destes irmãos que nunca se esquecem dos mais necessitados e ainda bem que existe gente humilde para o bem da nossa sociedade e também o moto clube de Lousada que recentemente se federou, estão a realizar um excelente trabalho em prol da população, a demonstrar que os verdadeiros motociclistas são poucos mas bons, como na última edição um desabafo de um verdadeiro motociclista que no seu trabalho é um agente da autoridade, nos revela a sua frustração em relação a outros que andam em duas rodas e são uns verdadeiros leigos na matéria do espírito motociclista. Espero para ano que este desfile tenha mais participação dos moto clubes do todo país e que este desfile seja realizado num fim-de-semana para ter uma participação, com mais impacto na população, de todos os motociclistas acompanharem este cortejo.
Também quero acrescentar que para o ano, este moto clube vai realizar a sua I concentração e vale a pena aparecerem, porque é um local com excelentes paisagens, bem receber e gastronomia.
Nelson Lima